domingo, 12 de novembro de 2017

Sobre a Gestão do Conhecimento do Projeto

A gestão do conhecimento do projeto é um dos três novos processos do novo guia PMBOK, 6ª. edição.  Esse novo processo foi chamado de Gerenciar o Conhecimento do Projeto e faz parte do Grupo de Processos de Execução e da área de conhecimento Gerenciamento da Integração do Projeto.
 
Destacamos aqui seis práticas recomendadas para aumentar os resultados do projeto através do gerenciamento do conhecimento, publicadas na revista PM Network de outubro de 2017, tendo como fonte o relatório “Gerenciar o Conhecimento do Projeto”, de abril de 2017, da APQC (American Productivity & Quality Center).
 

 

 

    ...

 

 

{1} Facilite o compartilhamento e o aprendizado contínuo construindo comunidades

 

As comunidades permitem que os membros da equipe do projeto respondam às perguntas uns dos outros. Também promovem o compartilhamento de novas ideias e métodos.

 

{2} Discuta as lições aprendidas em marcos fundamentais

 

Essas conversas permitem que as equipes compreendam os êxitos e abordem as falhas, e criem um consenso quanto ao melhor caminho para avançar.

 

{3} Crie o gerenciamento de conhecimento no projeto

 

Quando as práticas de gerenciamento de conhecimento são integradas ao quadro de entrega, os gerentes de projetos são mais propensos a compartilhar e reutilizar o conhecimento.

 

{4} Selecione informações para elevar o conhecimento essencial ao nível do programa

 

Processos definidos para identificar e coletar conhecimento valioso ajudam a divulgar lições aprendidas em toda a organização.

 

{5} Combine responsabilidade com suporte para gerar adoção

 

Os gerentes de projeto devem ser responsáveis pela captura e a transferência equilibrada de conhecimento com o suporte central para atividades de documentação de consumo intensivo de tempo.

 

{6} Busque feedback para avaliar o valor

 

As práticas de gerenciamento de conhecimento de uma organização só valem a pena se os gerentes de projetos as considerarem valiosas.

 

                                                                                           ...                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: