quarta-feira, 22 de novembro de 2017

A Internet Industrial das Coisas ou IIoT (Industrial Internet of Things)

A IIoT é parte de um conceito maior conhecido como Internet das Coisas ou IoT (Internet of Things). A IoT costuma ser definida como uma rede de computadores, com dispositivos e objetos inteligentes que coletam e compartilham grandes quantidades de dados.

 

Os dados coletados são enviados para um serviço central com base na nuvem (a famosa “cloud”), onde é agregado com outros dados e depois compartilhado com usuários finais de forma útil. O IoT aumentará a automação em lares, escolas, lojas e em muitas industrias. 

A aplicação do conceito de IoT na indústria de manufatura é chamada de IIoT, ou Industrial Internet of Things ou ainda Industry 4.0. Espera-se que a IIoT revolucione a fabricação, permitindo a aquisição e acessibilidade de quantidades muito maiores de dados, em velocidades muito maiores e com muito mais eficiência do que foi conseguido até este momento. Seguindo nessa direção uma série de empresas inovadoras começaram a implementar o IIoT alavancando dispositivos inteligentes e conectados em suas fábricas.
 

Grandes Benefícios

O IIoT pode melhorar significativamente importantes aspectos como a conectividade, a eficiência, a escalabilidade, a economia de tempo e a economia de custos para muitas organizações industriais. As empresas já estão se beneficiando do IIoT por meio de economia de custos devido a manutenção preditiva, a segurança aprimorada e outros tópicos relacionados à eficiência operacional. As redes IIoT de dispositivos inteligentes permitem que as organizações industriais acessem enormes volumes de dados e conectem todas as pessoas, do chão de fábrica até os escritórios executivos. Os líderes empresariais podem usar esses dados para obter uma visão completa sobre como suas organizações estão operando e isso os ajudará a tomar melhores decisões. 

A aposta na Internet Industrial das Coisas é tão grande que a empresa de consultoria Accenture estima que essa tecnologia pode agregar US$14,2 trilhões a economia global até 2030. 

Os dados do relatório “The Impact of Connectedness on Competitiveness, Business Performance Innovation (BPI) Network”, de 2017, mostram algo ainda mais desafiador: 

52% dos executivos ...

... em grandes empresas globais esperam que a IIoT tenha um impacto significativo ou decisivo em suas indústrias nos próximos três anos. Entretanto, ao mesmo tempo, 31% dos executivos dizem que sua organização enfrenta uma “grande lacuna de habilidades” para se preparar para a IIoT. 

Para acompanhar as demandas da implementação da IIoT as principais necessidades dos executivos são:

·         Para 51% dos executivos: Novas habilidades técnicas;

·         Para 41% dos executivos: Melhores capacidades de integração e análise de dados;

·         Para 33% dos executivos: Repensar o modelo de negócio.
 

Não seria essa uma grande oportunidade para muitos jovens profissionais que se iniciam na engenharia e na área de tecnologia da informação? Vou deixar essa questão final para reflexão. Bem, é isso ai! Até a próxima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: