quinta-feira, 2 de março de 2017

O Guia BABOK (Business Analysis Body Of Knowledge)

O IIBA – International Institute of Business Analysis é uma associação com sede em Toronto no Canadá, que tem o objetivo de facilitar o trabalho dos profissionais que atuam na área de análise de negócios, como definido no próprio site dessa organização.


A organização do IIBA é semelhante ao modelo do PMI, com “chapters” (que são escritórios da organização) em diversas partes do planeta. No Brasil, até a presente data, o IIBA.BR possui os “chapters” de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Minas Gerais e Pernambuco.  
Do mesmo modo que o PMI tem o guia PMBOK (corpo de conhecimento do gerenciamento de projetos), o IIBA tem o guia BABOK (corpo de conhecimento da análise de negócios).
Segundo o IIBA a análise de negócios é a prática de permitir mudanças em um contexto organizacional, definindo necessidades e recomendando soluções que entregam valor aos stakeholders. O conjunto de tarefas e técnicas que são usadas para realizar a análise de negócios está definido no guia BABOK.
Além do analista de negócios a análise de negócios pode ser feita por profissionais de diferentes áreas como, por exemplo, o consultor de negócios, o gerente de produtos, o engenheiro de requisitos e o gerente de projetos. Além disso, a análise de negócios pode interagir com áreas como finanças, desenvolvimento de produto e garantia da qualidade.
Os analistas de negócios trabalham em todos os níveis de uma organização e podem estar envolvidos em tudo, desde a definição da estratégia até a criação da arquitetura corporativa, assumindo um papel de liderança definindo as metas e requisitos para programas e projetos ou apoiando a melhoria contínua em sua tecnologia e processos.
O guia BABOK, na sua versão  2.0, trabalha com 3 conceitos-chave (domínios, soluções e requisitos) e 7 áreas de conhecimento. A seguir faremos um resumo de cada um desses conceitos e áreas de conhecimento.
Conceitos-Chave
Domínios – um domínio é uma área submetida à análise.
Soluções – uma solução é um conjunto de mudanças no estado atual da organização que são feitas com o intuito de permitir que ela atenda a uma necessidade de negócio, resolva um problema ou se beneficie de uma oportunidade.
Requisitos – um requisito é uma condição ou capacidade que deve ser alcançada ou possuída para resolver um problema ou alcançar um objetivo.

Áreas de Conhecimento
Planejamento e monitoramento da análise de negócios – descreve como os analistas de negócios determinam quais atividades são necessárias para que se execute a análise de negócios. Inclui a identificação das partes interessadas, a seleção de técnicas de análise de negócios, o processo que será utilizado para o gerenciamento de requisitos e como avaliar o progresso do trabalho.
Elicitação – descreve como os analistas de negócio trabalham com as partes interessadas para identificar e compreender suas necessidades.
Gerenciamento e comunicação dos requisitos – descreve como os requisitos são comunicados às partes interessadas e como os analistas de negócio gerenciam conflitos, questões e mudanças no intuito de garantir que as partes interessadas e a equipe do projeto permaneçam de acordo a respeito do escopo da solução.
Análise corporativa – descreve a definição e análise do problema, desenvolvimento do business case, estudos de viabilidade e a definição do escopo da solução.
Análise de requisitos – descreve como os analistas de negócio priorizam e progressivamente elaboram os requisitos das partes interessadas e da solução, no intuito de permitir que a equipe do projeto implemente a solução que irá atender as necessidades da organização patrocinadora e das partes interessadas.
Avaliação e validação da solução – descreve como os analistas de negócio avaliam as soluções propostas para determinar qual solução se encaixa melhor nas necessidades do negócio, identificando lacunas e falhas, e determinando soluções provisórias e/ou mudanças.
Competências fundamentais – descrevem os comportamentos, conhecimentos e outras características que apoiam o desempenho efetivo da análise de negócios.
Para mais detalhes é possível acessar gratuitamente o guia BABOK, versão 2.0, em português, clicando aqui. Embora a versão mais atual do guia BABOK seja a versão 3, recomendo a todos que se interessam pelo assunto que acessem a versão 2.0 (gratuita). Não há nada a perder e muito a ganhar! O guia BABOK - versão 3 pode ser baixado gratuitamente através do site do IIBA apenas por membros associados. Bem, é isso aí! Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: