quarta-feira, 22 de março de 2017

Lição de Casa (Parte 9) – com respostas

Encontre abaixo mais alguns exercícios de fixação sobre gerenciamento de projetos. Recomendo que você tente resolve-los! Essa atividade irá ajudar na sistematização do seu aprendizado e no aprofundamento dos seus conhecimentos. Nesse post estão inclusas as respostas!
 
 
....................
Questão 19 - Como gerente de projetos, Ronan atua em vários projetos na empresa em que trabalha. Um dos projetos de Ronan está com o orçamento estourado em 15%, mas Ronan tem um outro projeto que conseguiu economicar 25% do valor orçado. Ronan decide então transferir algum dinheiro do projeto com superavit para o projeto deficitário e relata que ambos os projetos estão perfeitamente dentro do orçamento. Isto é contra o código de ética do PMI e é chamado de:
A) Gestão não ética
B) Adulteração do orçamento
C) Relatório fraudulento
D) Ajuste contábil
E) Nivelamento de custos
Resposta: Alternativa B.
A adulteração do orçamento (do inglês “budget tampering”) ocorre quando se aloca de forma imprópria e artificial mais dinheiro para um orçamento, sendo essa uma ação incorreta e anti-ética uma vez que põe em dúvida a competência e a integridade do gerente de projeto. 

Questão 20 – Marília está gerenciando um importante projeto que irá criar uma nova linha de produção. Ela acabou de descobrir que um dos principais fornecedores tem a reputação de atrasar as  entregas de seus produtos, sendo que esse atraso, se confirmado, causará perdas para o projeto. Por conta disso, Marília decide contratar um fornecedor mais confiável para ______ o risco.
A) Mitigar
B) Aceitar
C) Aproveitar
D) Transferir
E) Evitar
Resposta: Alternativa E.
Mitigar significa limitar o impacto do risco de forma que caso o risco ocorra (por atraso do fornecedor originalmente contratado) o impacto seja menor. Não é esse o caso, pois o fornecedor foi substituído. Aceitar significa não tomar nenhuma ação. Esse também não é o caso, uma vez que a gerente de projetos decidiu agir, buscando um outro fornecedor. Aproveitar significa levar vantagem da oportunidade. Mas o risco dessa questão não é uma oportunidade e sim uma ameaça. Por isso essa alternativa está incorreta. Transferir significa que o impacto do risco é transferido para outra parte (pessoa ou organização). Essa alternativa também não se aplica a presente questão. Evitar um risco implica em alterar as ações planejadas quando o risco é potencialmente de grande impacto para o projeto. Esse foi o caso. O fornecedor que costumava atrasar na entrega de produtos foi substituído por outro mais confiável.

Questão 21 - O caminho crítico é:
A) O tempo necessário para concluir o projeto, completando apenas as atividades críticas
B) A sequencia de atividades indicada na estrutura analítica de riscos
C) A diferença entre a hora de término e a hora de início do projeto
D) A sequência de atividades que representa o caminho mais longo através de um projeto, que determina a menor duração possível do projeto
E) A sequência de atividades que representa o caminho mais curto através de um projeto, que determina a duração máxima possível do projeto  
Resposta: Alternativa D.
Por definição o caminho crítico é a sequência de atividades que representa o caminho mais longo de um projeto, que determina a menor duração possível de um projeto.

Questão 22 - Alguns gerentes acreditam que as pessoas não trabalham de bom grado e devem ser observadas e gerenciadas continuamente. Esses gerentes são representados na:
A) Teoria X
B) Teoria Y
C) Teoria W
D) Teoria XY
E) Teoria V
Resposta: Alternativa A.
As teorias X e Y foram desenvolvidas por Douglas McGregor na década de 1960. As teorias descrevem modelos antagônicos da força de trabalho que podem ser aplicados pelos gerentes em áreas como o gerenciamento dos recursos humanos, o comportamento organizacional, a comunicação organizacional e o desenvolvimento organizacional. Segundo a teoria X os funcionários possuem aversão ao trabalho e o encaram como um mal necessário para ganhar dinheiro. Artifícios como punição, elogios, dinheiro e coação seriam fundamentais, pois o funcionário evita responsabilidades, deseja ser dirigido e ter estabilidade/segurança.  Como resultado disto, a administração acredita que os trabalhadores precisam ser supervisionados de perto, devendo ser desenvolvidos sistemas abrangentes de controles. Por outro lado, segundo a teoria Y os funcionários encaram o trabalho como algo natural, são esforçadas e gostam de ter o que fazer. A teoria Y parte do pressuposto que o ser humano não é preguiçoso e a empresa deve dar as condições adequadas e necessárias para o funcionário trabalhar plenamente. As pessoas são competentes e criativas, gostam de assumir responsabilidades, possuem autogestão e têm suas recompensas não baseadas apenas no dinheiro, mas no reconhecimento e na possibilidade de ascensão dentro da organização. 

Questão 23 - O custo de um consultor é de $25,00 por hora. Dois consultores trabalhando por 10 horas custarão $500,00. Este é um exemplo de:
A) Estimativa analógica
B) Estimativa paramétrica
C) Estimativa de três pontos
D) Estimativa incorreta
E) Estimativa ascendente
Resposta: Alternativa B.
A estimativa paramétrica usa relações estatísticas para estimar custo e duração de atividades com base em dados históricos do projeto. Se, por exemplo, de acordo com dados obtidos em vários projetos anteriores (portanto, dados históricos), um pintor consegue pintar dez metros quadrado de parede por dia, estima-se que em cinco dias de trabalho esse pintor pintará cinquenta metros quadrados de parede. 
Questão 24 – O salário de funcionários em tempo integral e o custo de hardware comprado especialmente para o seu projeto deve ser contabilizado como:
A) Custos diretos
B) Custos indiretos
C) Custos do projeto
D) Despesas diretas
E) Despesas indiretas
Resposta: Alternativa A.
O custo nada mais é do que o gasto direto ou indireto usado para a produção de um produto, prestação de um serviço ou execução de um projeto. Portanto, os custos diretos de um projeto são aqueles diretamente atribuíveis ao trabalho do projeto. Já os custos indiretos do projeto precisam de rateio entre vários projetos em execução.
....................

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: