quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Mais Alguns Minutos sobre o Scrum

O Scrum é uma plataforma Ágil para executar projetos complexos. Pelo menos, na opinião da organização Scrum Alliance.

 
Na sua forma original o Scrum foi elaborado para projetos de desenvolvimento de software, entretanto, muitos defendem que a metodologia pode ser aplicada a qualquer projeto com escopo de trabalho inovador.

Uma visão rápida do jeito de gerenciar projetos com o Scrum
·     Um projeto é feito em etapas de trabalho chamadas "sprints";
 
·    Um “product owner” cria uma lista de desejos com prioridades, chamada de “product backlog”;

·         Durante o planejamento do "sprint", a equipe do projeto recebe uma pequena parte da lista de desejos, chamada de “sprint backlog”, e decide como implementar essa parte;

·         A equipe do projeto tem um determinado tempo para fazer o trabalho – um “sprint dura de 1 à 4 semanas (ou 2 à 4 semanas). A duração de um "sprint" pode mudar um pouco, mas não é longa. A equipe se reúne diariamente para avaliar o progresso do projeto (em uma reunião chamada “Daily Scrum”);

·         No decorrer do projeto, o “Scrum Master” mantém a equipe focalizada no seu objetivo;

·         Ao final do “sprint”, o trabalho deve ser potencialmente utilizável, pronto para ser entregue ao cliente e apresentado às partes interessadas;

·         O “sprint” termina com a sua revisão e retrospectiva;

·         Para iniciar o próximo “sprint”, a equipe do projeto recebe outra parte do “product backlog” e todo o processo é feito novamente.

 
O ciclo se repete certo número de vezes até que ocorra uma das três situações abaixo:

·        Todos os itens ou uma quantidade suficiente de itens no “product backlog” seja concluída;

·         O orçamento do projeto se esgote;

·         O prazo do projeto termine.

A situação, dentre as três acima mencionadas, que marca o fim do trabalho e faz o projeto terminar, pode ser diferente para cada projeto. O ideal é que o projeto consiga produzir completamente o produto (serviço ou resultado) para o qual foi criado, dentro do orçamento planejado e no prazo previsto. Entretanto, isso nem sempre é possível. A experiência mostra que, na maioria dos casos, o Scrum garante que uma parte importante, ou mais significativa, do projeto seja concluída quando o projeto termina, qualquer que seja o motivo do seu encerramento.

O Product Owner – é uma espécie de dono do produto sendo, portanto, responsável pelo “product backlog” e por maximizar o ROI (“Return on Investment”, ou retorno do investimento) do projeto. O “product owner” representa os usuários, define claramente os itens do “backlog”, organiza os itens do “backlog” por valor e garante a visibilidade do projeto.

O Scrum Master – tem a responsabilidade de remover impedimentos, facilitar a comunicação e o ciclo de eventos na metodologia Scrum.

A Equipe do Projeto (também chamada Equipe Scrum) – é responsável por desenvolver e entregar as partes do produto (também chamadas de incremento de produto) que são criadas em cada “sprint”. Deve ser auto organizada, definidora de suas práticas, multidisciplinar, desenvolvedora e trabalhar com um grupo pequeno de pessoas. Já vi textos sobre o Scrum mencionando algo entre 4 e 9 pessoas. Outros textos, por sua vez, afirmando que a equipe do projeto deveria ter entre 5 e 12 membros. De qualquer modo, é aceito que a equipe do projeto Scrum deve ser pequena.
As equipes pequenas funcionam melhor em nome da agilidade, levando em conta os seguintes aspectos:
·         As pessoas evitam se esforçar menos (como se diz, na gíria, “encostando o corpo”), porque acreditam que os outros irão perceber esse comportamento;

·         A interação é mais fácil e construtiva;

·         O tempo para coordenar esforços é menor;

·         As pessoas se sentem melhor trabalhando em equipes pequenas.

O Scrum é a principal metodologia de desenvolvimento ágil utilizado por empresas em todo o mundo. A Scrum Alliance é uma organização que busca transformar a maneira de se gerenciar projetos complexos, levando o Scrum e os princípios ágeis para além do desenvolvimento de software, ou seja, para o mundo mais amplo do trabalho em diferentes empresas públicas e privadas. No seu website a Scrum Alliance declara que:

Anyone who has a complex project can benefit from using Scrum. Whether you’re working on the next smartphone app, managing logistics for a store, or planning a charity event, you can use Scrum!

“Qualquer um que tenha um projeto complexo pode se beneficiar do Scrum. Se você está trabalhando no próximo aplicativo para smartphone, no gerenciamento da logística de uma loja ou no planejamento de um evento de caridade, pode usar o Scrum!”
Bem, é isso aí! Até a próxima.

2 comentários:

  1. Bom dia professor Haroldo. Li um post seu de 2014 sobre TCC de gerenciamento de projetos e como estou concluindo meu MBA nessa área estou as voltas com meu TCC. Mas escolhi um tema que está me dando muita dor de cabeça e não estou conseguindo desenvolvê-lo. Escolhi falar sobre GESTÃO DE PROJETOS NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Gostaria de saber se o senhor poderia me ajudar a nortear meu trabalho. Sei que deveria ver isso com meu orientador, mas por enes motivos não posso contar muito com ele. Se puderes me dar alguma ajuda segue o meu email para mantermos contato: wendel.ecivil@yahoo.com.br.

    ResponderExcluir
  2. Olá Wendel,
    Acho que vc deveria ler o seguinte livro:
    PASSOS, Maria Luiza Gomes de Souza. “Gerenciamento de Projetos para PequenasV Empresas”. São Paulo: Brasport, 2008.
    Se desejar me envie uma mensagem para o e-mail desse blog que é
    h12sblog@gmal.com

    Saudações,
    Prof. Haroldo Simões

    ResponderExcluir

Inclua seu comentário: