quinta-feira, 29 de setembro de 2016

A Importância do Pensamento Critico

O pensamento crítico é uma habilidade acadêmica central que ensina alunos de graduação e pós-graduação a questionar ou refletir sobre seu próprio conhecimento e sobre as informações que lhes são apresentados. Essa habilidade, que é essencial para estudantes que estejam trabalhando em pesquisa, é também uma habilidade de valor inestimável em muitos cenários de trabalho.

O que é o pensamento crítico?
O pensamento crítico não está ligado a atitude negativa de uma pessoa ou a suposição de que essa pessoa perceba o mundo a sua volta de forma negativa. O pensamento crítico significa examinar todas as informações, considerando os diferentes pontos de vista e estabelecer assim um julgamento fundamentado. É importante ter a mente aberta e bem informada para ser capaz de avaliar a qualidade de um argumento e tirar conclusões com base em evidências. O pensamento crítico permite aos estudantes que a incorporam fazer seus trabalhos acadêmicos da forma mais positiva possível, estando livres de ideias pré-concebidas. 
Como o pensamento crítico pode ser desenvolvido?
Tudo deve começar com o entendimento por parte dos estudantes de que devem se tornar capazes de avaliar cada fonte de informação para determinar o seu mérito antes de usá-la como referência. O que se defende aqui é que antes de utilizar uma estatística, citação ou peça de investigação para reforçar o seu argumento, o estudante deve fazer uma verificação cuidadosa para garantir que a fonte é confiável. É evidente que todo esse esforço dá trabalho, bem mais do que uma simples operação de copiar e colar. Afinal de contas, um argumento mal fundamentado, obtido através de uma pesquisa mal feita, não passa de um argumento frágil, cujo resultado não leva a grande coisa, além da mediocridade. O pensamento crítico é desenvolvido, naturalmente, pelo aluno em seu ambiente de estudos, pesquisando a profundidade das situações, buscando sempre analisar argumentos opostos para desvendar os mistérios de um determinado assunto da forma mais abrangente possível. 
Como isso se aplica ao ambiente de trabalho?
Alguém que está em um curso universitário tem a oportunidade de aprender muitas coisas, muito mais do que os conteúdos técnicos e espeficos do seu curso de formação. Entretanto, a grande maioria dos estudantes tem a tendência de considerar que tudo que é diferente dos temas específicos de seus cursos não serve para nada e não será usado na prática do seu trabalho, depois de formados. Esse é um erro que muitos só perceberão bem mais tarde. Um estudante de administração ou de direito, por exemplo, além dos conceitos da teoria geral da administração ou das leis, terá a oportunidade de desenvolver suas habilidades de comunicação, de aprender técnicas de apresentação, melhorar sua escrita e sua capacidade de raciocínio analítico e crítico. Essas são habilidades muito importantes hoje em dia e muito bem vindas no mundo das modernas organizações. Nas empresas atuais as pessoas que ocupam cargos gerenciais e de supervisão tem que lidar com problemas o tempo todo. Não dá para resolver um problema sem compreender sua natureza e extensão, ou sem determinar o que o afeta e é por ele afetado. Para isso, torna-se necessário refletir sobre o problema, analisar todas as informações disponíveis, seus prós e contras, de uma forma objetiva, isenta e livre de preconceitos, até conseguir encontrar uma solução ótima. Isso é usar, na prática, o pensamento crítico. Além da resolução de problemas, o pensamento crítico pode ser usado para melhorar as empresas através da análise de pesquisas de mercado, do reconhecimento de oportunidades, da análise e avaliação dos concorrentes e de suas práticas, no desenvolvimento de novos produtos, auxiliando a empresa a melhorar sua posição competitiva em seu segmento de mercado.
Assista ao video e reflita sobre a sua compreensão à respeito do pensamento crítico.
Por tudo isso, podemos dizer que o pensamento crítico é uma habilidade muito importante tanto no mundo acadêmico quanto no ambiente de trabalho. Bem, é isso aí! Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: