sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Artefatos das Metodologias de Gerenciamento de Projetos

É importante compreender que quando falamos em metodologias de gerenciamento de projetos estamos tratando das técnicas e procedimentos usados para gerenciar um projeto. Por isso uma metodologia contém recomendações que mostram o que fazer e os passos que estabelecem como fazer. O guia PMBOK, por exemplo, não é uma metodologia de gerenciamento de projetos porque não mostra como fazer, somente o que fazer!



Invariavelmente, as metodologias de gerenciamento de projetos utilizam determinados artefatos que são criados e utilizados em diferentes fases de um projeto. Estes artefatos são, basicamente, documentos especializados que complementam a aplicação das metodologias de gerenciamento de projetos. Por conta disso, cada metodologia de gerenciamento de projetos tem seus próprios artefatos. Vale mencionar que mesmo o guia PMBOK, que não é uma metodologia, também possui artefatos que são dele derivados.

Artefatos derivados do guia PMBOK: Termo de abertura do projeto, plano do projeto, solicitação de mudança, relatório de desempenho e termo de encerramento.

Artefatos do Prince2: Justificativa de negócio (business case), plano do projeto, descrição do produto, descrição de status do produto, resumo do projeto, documento de iniciação do projeto, descrição do produto do projeto, plano de gerenciamento da qualidade, registro da qualidade, plano de gerenciamento de riscos, registro de riscos, pacote de trabalho, relatório do ponto de controle, plano de gerenciamento de comunicações, registros de configuração, plano de gerenciamento de configuração, relatório final do projeto, relatório final de estágio, relatório de exceção, relatório de destaques, relatório de problemas, relatório de lições aprendidas,

Artefatos do Scrum: Backlog do produto, backlog da sprint e incremento.

Sim, é muita coisa para estudar e aprender. É claro que vai dar certo. Funciona quando decidimos galgar um degrau de cada vez, com calma e sem pressa de acabar. Bem, é isso aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: