segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Reflexões para 2016

Nesse post vamos apresentar as previsões de Brad Egeland para 2016, profissional que atua como designer de soluções de negócios, consultor de gestão de projetos de tecnologia da informação e autor, com mais de 25 anos de experiência em desenvolvimento de software e gerenciamento de projetos.
 
 
“O que vai acontecer com o gerenciamento de projetos em 2016? O gerenciamento de projetos está bastante estático desde que se tornou uma disciplina”.

As previsões de Brad Egeland são as seguintes:

·         Surgimento do CPOs

·         Diminuição dos PMOs

·         Certificação sai de foco

·         Gerenciamento de projetos descentralizado

·         Maior confiança em gerentes de projetos e consultores remotos
Surgimento dos CPOs – de acordo com Egeland, esse é o ano que o cargo de CPO (Chief Project Officer), que seria o executivo principal e responsável pelos projetos, começa a ganhar força. Esse movimento estaria alinhado com a ideia do enfraquecimento dos escritórios centralizados de projeto.
Diminuição dos PMOs – parece que existe uma percepção que os PMOs (Project Management Offices, ou escritórios centralizados de projeto) não estão conseguindo servir muito bem suas organizações. Egeland ressalta que as falhas são, geralmente, “atribuídas à falta de liderança do chefe do PMO, ou ao tempo que o líder do PMO gasta gerenciamento projetos ao invés de gerenciar o PMO”. Pode ser também devido a bagunça da própria organização, que acaba contaminando o PMO. As organizações buscam formar PMOs com forte liderança, com processos bem estruturados, práticas, políticas e modelos que funcionem. Mas isso não tem sido suficiente, uma vez que muitas falhas têm sido encontradas. 
Certificação sai de foco“a certificação do gerente de projetos, embora seja ainda solicitada em vários processos seletivos, tende a ganhar menos importância”. Egeland afirma que em 2015, prestou consultoria para duas organizações que estavam procurando gerentes de projeto experientes e com certificação PMP, no entanto, a certificação nunca foi sequer discutida durante qualquer um desses processos. Pessoalmente, acho um pouco demais concluir que a certificação está saindo de foco tendo como base apenas duas consultorias. Talvez existam outras evidências não explicitadas no artigo do autor. Talvez seja a percepção de quem está vendo e ouvindo muitas outras coisas que levam a essa conclusão. De qualquer modo, não devemos esquecer que para obter sua certificação um profissional necessita comprovar experiência, em primeiro lugar. São exigidas 4.500 horas de liderança e direção em projetos, no mínimo. Não é só fazer uma prova e pronto! A certificação continua sendo um passaporte de entrada nos processos seletivos. Depois disso, bem, aí são outras “4.500 horas”.
Gerenciamento de projetos descentralizado – embora isso possa parecer contraditório com a ideia do surgimento dos CPOs, Egeland acredita que “veremos o aumento do uso de gerentes de projeto trabalhando em vários setores e departamentos das organizações, de modo descentralizado”. Em outras palavras, essa ideia está alinhada com a diminuição dos escritórios centralizados de projeto.
Maior confiança em gerentes de projetos e consultores remotos – parece que Brad Egeland aposta no crescimento das equipes virtuais, com gerentes de projetos trabalhando remotamente. Egeland afirma que as “organizações de serviços profissionais que baseiam a maior parte de seus negócios no fornecimento de soluções de projeto estão oferendo seus serviços” em várias regiões do planeta, mesmo aquelas em que não estão fisicamente presentes. São empresas que se orgulham de possuir os melhores dentre os melhores profissionais do mercado. Essas empresas aproveitam as facilidades, cada vez maiores, de comunicação, e isso possibilita que trabalhem para diferentes empresas e com “equipes geograficamente dispersas. A ideia é prestar excelentes serviços remotos por uma fração do custo de um projeto gerenciado localmente".

AGORA, você pode refletir sobre os pontos levantados nesse post e compartilhar as suas próprias conclusões.
O artigo original de Brad Egeland, publicado em dezembro/2015, está disponível em <http://www.cio.com/article/3012273/project-management/top-5-predictions-for-project-management-in-2016.html>
Para mais informações sobre Brad Egeland acesse <http://www.bradegeland.com/blog>

...........................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: