terça-feira, 15 de setembro de 2015

Lição de Casa (2)

Tente resolver esse exercício de fixação sobre gerenciamento de projetos. Isso o ajudará a sistematizar seu aprendizado e aprofundar seus conhecimentos. Em breve será postada a resposta e também o próximo exercício de fixação. Boa sorte!

 
Questão 2):- Considere uma empresa caracterizada por regras pouco flexíveis e a rigidez nas normas e políticas de controle e supervisão. Desde sua fundação essa empresa tem passado por vários projetos de mudanças, buscando a excelência através das melhorias em sua gestão. A empresa se orgulha de seus processos, embora isso a tenha deixado um pouco engessada. Essa empresa tem agora um novo presidente que, desde que o seu primeiro dia no cargo, mostrou um forte desejo de fazer mudanças. Há algumas semanas você foi chamado para gerenciar um projeto com o objetivo de tornar a empresa menos burocrática e mais participativa. O sponsor do projeto é o novo presidente e ele convocou uma reunião para que você apresente o plano do projeto. Considerando a organização como ela é atualmente, que ativos de processos organizacionais você poderá usar no seu plano do projeto?

A)- Canais de comunicação estabelecidos na empresa

B)- Recursos humanos existentes

C)- Diretrizes e procedimentos

D)- Cultura da empresa

E)- Não há nada que possa ser usado
 

 
Inclua suas respostas na área de comentários e envie!

..........................................................

Questão 1 com Resposta
 

Questão 1):- Escolha, dentre as alternativas abaixo, o que um gerente de projeto deve fazer para conseguir o apoio de toda a organização para o projeto:

A)- Preparar e divulgar um plano das comunicações do projeto;

B)- Incluir um plano de gerenciamento dos membros da equipe no plano do projeto;

C)- Buscar uma amarração da necessidade do projeto com o plano estratégico da organização;

D)- Criar um website do projeto na Intranet da organização para que todos conheçam o andamento do projeto;

E)- Relacionar o projeto aos objetivos pessoais do patrocinador. 

Resposta (Questão 1): O plano de comunicações informa sobre o andamento do projeto, mas isso não significa que o projeto terá o apoio de toda a organização. O mesmo vale para a criação de um website na Intranet que na verdade pode fazer parte desse plano de comunicações. Trazer o patrocinador para o projeto, garantindo que seus interesses sejam satisfeitos, sempre ajuda, mas também não trata do apoio da organização. Da mesma forma que o apoio da organização não tem relação com o gerenciamento dos membros da equipe do projeto. A alternativa que apresenta a melhor forma de conseguir o apoio de toda a organização para o projeto é a que recomenda buscar uma amarração da necessidade do projeto com o plano estratégico da organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: