domingo, 10 de maio de 2015

Desenhando Diagramas no Cacoo

O objetivo desse post é apresentar o Cacoo, uma ferramenta de desenho online, com interface em português, que pode ser usada de forma gratuita. Há uma enorme variedade de diagramas que podem ser desenhados no Cacco, que incluem, por exemplo, organogramas, mapas mentais, fluxos de trabalho, layouts de escritório, fluxogramas, cartões de natal e esquemas eletrônicos, como veremos com mais detalhes a seguir.

Como muitos programas online existentes, o uso gratuito contempla um conjunto de funcionalidades básicas, dentro do chamado Plano Gratuito Free. Para ter direito a usar um conjunto mais completo de funcionalidades será necessário comprar o Plano para Usuário Único Plus. Há também um plano corporativo para empresas, chamado de Cacco for Business. Todos esses detalhes poderão ser facilmente encontrados no website do Cacco. Nesse post vamos usar apenas as funcionalidades gratuitas!!!

Basicamente, o website do Cacco é dividido em Home, Tour, Samples, Pricing, Support e Store. A maior parte das áreas do website do Cacco está escrita em inglês. Entretanto, as áreas que fazem o desenho estão em português. Além disso, é bom que se destaque que como os desenhos são feitos online, a experiência do usuário do ponto de vista de rapidez de respostas aos comandos do programa irá depender da velocidade da sua conexão de acesso à Internet em banda larga.

O link do Cacco leva a tela mostrada na figura 1. O próximo passo é se logar no website. Para fazer o primeiro acesso será necessário se cadastrar e para isso basta clicar em “Cadastre-se”.
Figura 1: Tela inicial do Cacoo
 
O cadastramento é uma operação bastante simples e muito semelhante ao que ocorre em outros programas online, não devendo ser um obstáculo. Depois do cadastro, o usuário passa a ter uma conta aberta e pode se logar usando seu e-mail de identificação e sua senha (figura 2).
Figura 2: Log in
Após o procedimento de logar, será aberta uma tela conforme mostrado na figura 3. No lado esquerdo dessa tela temos as opções: “Todos”, subdividido em “De minha autoria” e “Compartilhados comigo”. Temos também as opções “Lixeira”; “Pasta compartilhada” e “Pasta”. Na primeira vez que essa tela for aberta, a parte à direita (“De minha autoria”) deverá estar em branco. No caso da figura 3 são vistos alguns desenhos que já tinham sido feitos anteriormente, durante os testes realizados com esse programa. 

Figura 3: Criando um novo diagrama

Para começar a trabalhar, o usuário deve clicar em “Criar Novo Diagrama”. Uma tela de desenho será aberta, além de uma tela específica de seleção, chamada “Selecionar um template” (figura 4). Na realidade, para ter uma melhor compreensão, devemos perceber que os nomes das opções são tipos de diagramas e cada um desses tipos já vem com um conjunto de modelos para uso (templates).

Figura 4: Seleção de template
 
A tela da figura 4 apresenta um conjunto de opções de escolha de templates, que incluem:

·         Blank;

·         Business: Basic Org Chart 1, Basic Org Chart 2. Matrix diagram 1, Venn diagram 1, Venn diagram 2, SWOT diagram 1, SWOT diagram 2, Schedule;

·         Flowchart: Flowchart 1, Flowchart 2, Flowchart 3, Flowchart 4;

·         Mindmap: Mindmap 1, Mindmap 2, Mindmap 3;

·         Network: Network diagram 1, Network diagram 2, Network diagram 3,  AWS design template, Network diagram 4;

·         Office layout: Office layout 1, Office layout 2, Office layout 3, Office layout 4;

·         Sitemap: Sitemap 1, Sitemap 2, Sitemap 3;

·         Wire frame: Wire frame 1, Wire frame 2, Wire frame 3, Wire frame 4, Wire frame 5, Wire frame 6, Wire frame 7, Free hand Wire frame, Iphone Wire frame 1, Iphone Wire frame 2, Android Wire frame, Ipad Wire frame;

·         UML: State machine diagram, Use case diagram, Sequence diagram, Class diagram, Activity diagram,  Package diagram;

·         Database: Database design 1, Database design 2, Database design 3;

·         Greeting card: Happy birthday, Happy birthday 2, Happy birthday 3, Happy birthday 4, Happy birthday 5, Happy Holiday candle, Happy Holiday tree, Happy Holiday snowman, Happy Holiday santa, Happy Holiday gift, Happy Holiday  classic,  New year  card – Shine, New year  card – Snow 1, New year  card – Snow 2, New year  card – Stars, New year  card – Ribbon, New year  card – Lace, New year  card – Fireworks, New year  card – Cheers, New year  card – Party;         

·         Electronics: Ohm-s Law;

·         Templates Definidos pelo Usuário;

·         Templates Comprados

A opção Blank (folha em branco) deve ser apresentada como opção default, que é definida internamente pelo programa. Nessa opção um desenho será feito à partir do zero. Mas, o usuário poderá selecionar qualquer opção disponível e usá-la se desejar. Para se familiarizar com os modelos disponíveis para cada tipo de desenho, recomenda-se investir um pouco de tempo nessa área do programa.

Olhando uma folha em branco (blank) com um pouco mais de atenção podemos identificar várias opções de comando presentes no programa (figura 5).

Figura 5: Tela em branco (blank)
A abordagem básica para fazer um desenho é a seguinte: O usuário pode abrir uma “folha em branco” (blank) ou escolher um modelo existente. Se abrir uma folha em branco deverá incluir componentes, com as peças de um “lego”, até que o desenho seja completado. Se iniciar a partir de um modelo deverá, pouco a pouco, ir modificando esse modelo, retirando ou incluindo componentes, até obter o desenho desejado. O desenho é feito online, ou seja, interagindo com o programa que fica instalado no servidor da Cacco, que é um computador que está no site da empresa proprietária do programa. Depois o desenho é salvo usando o comando de “Salvar diagrama”.

É importante entender para que serve cada um dos comandos do Cacco. As funções no lado direito da figura 5 – destacadas na cor verde – são as seguinte:

Propriedades: nessa aba pode ser registrado o título, a descrição do diagrama, o tamanho da folha e outras propriedades (figura 6);

Figura 6: Tela de propriedades
 
Compartilhar: essa aba possibilita a comunicação com outros usuários (figura 7);

Figura 7: Tela para Compartilhar
 
Exportar: essa aba permite exportar um desenho em diferentes formatos (figura 8). Na versão gratuita, é permitido exportar até 3 desenhos. Depois disso, para continuar exportanto, será necessário contratar um serviço pago;

Figura 8: Tela para Exportar
 
Ajuda: essa aba apresenta informações e atalhos que podem ser usados na operação do programa (figura 9);

Figura 9: Tela de Ajuda
 
A figura 10 apresenta uma tela em branco, com o título de cada um dos comandos do programa.

Figura 10: Comandos do Cacoo
 
O uso dos comandos é bastante intuitivo e com algumas experimentações o usuário vai estar apto a trabalhar com o programa. O usuário deverá ter muita atenção para a funcionalidade “Inspetor” (figura 11), que inclui várias escolhas de acabamento como o tipo de uma fonte, o tamanho da fonte, a cor de preenchimento, o tipo de conexão, dentre outras. Essa é outra parte do programa que recomendamos ao usuário gastar um pouco de tempo para aprender a usar.

Figura 11: Comando "Inspetor"
 
Usar o Cacco é um facilitador para o estudante que está iniciando e que pode lançar mão de vários modelos e estampas já existentes no programa. A figura 12 ilustra uma grande variedade de opções de estampa. A estampa funciona como um componente do desenho que se deseja fazer.

Figura 12: Opções de Estampa
 
Para carregar um componente no seu desenho, basta selecionar e arrastar (figura 13).
Figura 13: Carregando Componentes do Diagrama
A medida que o desenho vai sendo criado é perfeitamente possível ajustá-lo, usando as funções de edição como, por exemplo, “trazer para frente”, “enviar para trás”, “desagrupar”, “copiar”, “colar”, “remover”, etc (figura 14).
Figura 14: Desenho de diagrama no Cacoo
É interessante notar como um desenho vai sendo construído, componente após componente, com suas cores, linhas de conexão, símbolos e comentários. A chave aqui é trabalhar com tentativa e erro, em um processo de ganho gradual de conhecimento no programa. Aprender fazendo pode ser uma experiência gratificante e, além de tudo, muito útil! Quando for necessário fazer um desenho, dentre as alternativas de escolha, o Cacco é uma boa opção que o estudante tem a sua disposição. Boa sorte e bom trabalho!

Comente esse post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: