quinta-feira, 23 de abril de 2015

Sobre a Gestão de Riscos no Projeto

Este post destaca alguns textos publicados no blog que tratam de diferentes aspectos do gerenciamento de riscos em projetos. Acredito que vale a pena conferir!
 
 
O primeiro post tem o título de “Um Exemplo de Identificação de Riscos” e inicia afirmando que “o gerenciamento de risco envolve os processos relacionados a identificação, análise e resposta aos riscos de projetos. Isso inclui maximizar os resultados de ocorrências positivas e minimizar as conseqüências de eventos adversos”. Acho que foi um bom começo, mostrando com clareza a essência do que vamos estudar. São apresentadas também, objetivando aprofundar os conceitos aqui discutidos, diversas tabelas de identificação e análise de riscos, com destaque especial para a matriz de probabilidade x impacto, com as categorias de risco e as ações de tratamento de risco, elaboradas à partir de um exemplo.
Em seguida temos o post “Grandes Projetos, Grandes Riscos”, que comenta o artigo de mesmo nome, publicado na revista BUSINESS MAGAZINE, da empresa de consultoria KPMG. Um trecho desse artigo é contundente quando afirma que “quanto mais complexos, mais expostos a riscos são os grandes projetos de construção, sujeitos a fatores críticos que vão desde limitações orçamentárias e estimativas de custos imprecisas até o gerenciamento inadequado”. Um excelente material para fixar esses importantes conceitos.
Sugiro também a leitura do post “ICB: sobre conflitos e crises”, com uma reflexão sobre os conflitos no ambiente de projetos, os riscos correspondentes e os problemas que podem causar. O IPMA (International Project Management Association) é uma associação internacional de gerenciamento de projetos, com sede em Amsterdam, na Holanda. ICB é a sigla para IPMA Competence Baseline.
Há também o post “Exemplos de Riscos Positivos”, que trata da gestão de riscos negativos e de riscos positivos. Além disso, o post apresenta vários exemplos de riscos positivos, uma dúvida recorrente dos estudantes de gerenciamento de projetos.
Finalmente, o post “Riscos no Projeto – Uma Questão de Informação”, discute o espectro de gestão de risco e destaca que o planejamento de riscos depende de informação. A informação incompleta gera risco, mas mesmo assim ainda é possível gerir esse mesmo risco para mitigá-lo, assumi-lo ou eliminá-lo.

Muito boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: