sábado, 17 de janeiro de 2015

Metodologia Canvas de Gerenciamento de Projetos

Neste post vamos apresentar o capítulo 2.3, com o título “Metodologia Canvas de Gerenciameto de Projetos”, do TCC de Rodrigo Della Justina, aluno do curso de pós-graduação MBA em Gestão de Projetos, da Universidade Anhanguera. Para mais informações entrar em contato com o autor através do e-mail rodrigodellajustina@gmail.com.
Notas: A numeração das figuras foi mantida conforme o artigo original. As referências bibliográficas estão registradas no final do post.
..............................................................
“Com o objetivo de simplificar e atender todos os grupos de processos referenciados ao PMBOK, a metodologia de gerenciamento de projetos CANVAS trás como principal contribuição a construção desse artigo a simplicidade em gerir pequenos projetos de desenvolvimento software. A Metodologia Brasileira CANVAS, é uma metodologia ajustável e em constante crescimento. De acordo com FINOCCHIO (2010, p. 29), “a metodologia Canvas está em constante evolução e faz referência a simplicidade sem perder o foco nas disciplinas do aplicadas pelo PMBOK”.

Projeto Model Canvas, é uma metodologia robusta de gerenciamento de projetos, sem preenchimento de inúmeros documentos e sem burocracia. Tem por finalidade atingir ambientes que querem aprimorar sua capacidade de planejamento mas que caracterizam e se destacam pela inovação, e alta dinâmica dos negócios (FINOCCHIO, 2010, p. 29).

O modelo CANVAS, tem como proposta principal simplificar toda a documentação do projeto em uma única folha, o qual possui um objetivo em simplificar a visão geral do projeto, fazendo com que todos os stakeholders do projeto tenham além de um ponto estratégico de referencia um entendimento comum sobre o produto ou serviço que deverá ser construído.

De acordo com o autor FINOCCHIO (2010, p. 47), “todo o plano de projetos, EAP, Cronograma entre outros componentes, podem se tornar tão complexos de gerenciar, que acabam sendo esquecidos pelos gestores e equipe do projeto, tornando assim um projeto sem referências”.

A folha que simplifica toda a visão do projeto deve ser confeccionada pelo gestor e também toda a equipe envolvida no projeto, incluindo patrocinadores. Abaixo um dos exemplos da folha do projeto.
 

Figura 2: Project Model Canvas
Fonte: (http://www.pmcanvas.com.br/downloads/)

De acordo com o autor o modelo CANVAS, possui 5 princípios básicos: priorização pelo visual e identificação do projeto, agrupamentos em única folha facilitando a visualização de todos os envolvidos, simplificação facilitando a manutenção e visualização do que precisa ser construído no projeto, facilitar o comum acordo entre todos os envolvidos no projeto e a sequência para o entendimento e construção do produto do projeto.
Esses cinco princípios são divididos em 13 sequências que buscam atender aos grupos de processos do PMBOK.

·         Justificativas, o porquê do projeto, o que levou a elaboração do  projeto em questão. De acordo com Vargas (2000, p.90), um dos principais motivos de insucesso nos projetos são as justificativas insuficientes ou mal elaboradas;

·         OBJ Smart, é nesse item que deve ser inserido o objetivo macro (principal) do projeto;

·         Benefícios, após a conclusão com sucesso do projeto, o que ele trará de benefícios à organização ou ao patrocinador do projeto;

·         Produto, o que é o produto, a especificação macro do produto;

·         Requisitos, quais os requisitos macros desse projeto, para formar o produto em questão;

·         Stakeholders, as partes interessadas no projeto, tanto externas como internos ao projeto;

·         Equipe, equipe do projeto, os papéis que irão desenvolver o projeto em questão;

·         Premissas, o que faz parte do escopo ou as principais premissas que deverão conduzir o projeto;

·         Grupos de Entrega, nas fases de elaboração ou desenvolvimento do projeto, podem ser identificados justamente para se ter a percepção do andamento do projeto, grupos de entrega que facilitam essa percepção;

·         Restrições do projeto, ao que se restringe a elaboração do projeto;

·         Riscos,  identificação e mitigação dos riscos do projeto;

·         Linha de Tempo, elaboração das atividades para contemplar o prazo de entrega ou grupos de entrega do projeto;

·         Custos, levantamento dos custos do projeto, e fixação de limites para elaboração do projeto.
De acordo com TRENTIM (2013), “o preenchimento do PM CANVAS, elabora uma ideia central sobre os principais documentos do projeto”. A figura abaixo ajuda a compreender a visão geral sobre alguns pontos de fixação do projeto. Como, o Porquê do projeto, O Que deve ser construído no projeto, Quem irá realizar as atividades do projeto , Como, Quando e Quanto.
 

Figura 3: Percepção do Preenchimento do Modelo Canvas
Fonte: (http://blog.mundopm.com.br/2013/06/05/pm-canvas/)”
..............................................................
Referências Bibliográficas:
FINOCCHIO. José Jr, Project Model Canvas, Gerenciamento de Projetos sem Burocracia, Editora Campus, São Paulo – SP.
PMBOK, Guia do Conhecimento Em Gerenciamento de Projetos - Guia Pmbok® - 5ª Ed. 2012, São Paulo: Saraiva, 2012
TRENTIM, Mario H. Simplifique com PM Canvas, 2013
http://blog.mundopm.com.br/2013/06/05/pm-canvas/ Acesso em: Julho de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: