sábado, 18 de outubro de 2014

Passo a Passo para Elaborar o Cronograma com o Project Libre – Parte 2

O objetivo desse post é apresentar os passos para a elaboração do cronograma de um projeto usando o programa PROJECT LIBRE. Caso ainda não tenha feito isso, recomendamos a leitura do post anterior.

Continuando de onde estávamos, se voltarmos para a tabela 1, mostrada no início do texto do post Passo a Passo para Elaborar o Cronograma com o Project Libre – Parte 1 , vamos encontrar as durações de todas as atividades do projeto. O próximo passo é clicar na atividade “Reunião de kick-off”, digitar a duração de 1 dia e clicar em “Fechar” (figura 7).

Figura 7: Carregando as durações das atividades 

Com isso o programa irá salvar essa informação de duração da atividade “Reunião de kick-off”. Na sequencia, devemos fazer o mesmo para todas as outras atividades do cronograma. Após essa etapa será possível ver a tela mostrada na figura 8.

Figura 8: EAP carregada com as durações de todas as atividades

A figura 8 mostra todas as atividades iniciando no mesmo dia, ou seja, na data de início do projeto. Mas, como o leitor já deve notado, esse não é ainda o cronograma. Para a montagem do cronograma é necessário entrar com as antecessoras de cada atividade. Em outras palavras, precisamos contar para o Project Libre que atividade é feita em primeiro lugar, a atividade que vem depois, a que vem em seguida, e assim por diante, até o final do projeto.

Isso é feito no Project Libre entrando com as informações das atividades antecessoras na coluna correspondente de mesmo nome. Para encontrar essa coluna o leitor deverá mover o mouse para a linha vertical (mais grossa) que separa as colunas com informações das atividades (nome, duração, início, fim, ...) da parte do cronograma. Deverá aparecer um pequeno traço horizontal com uma seta em cada extremidade. Basta, então, apertar e segurar o botão direito do mouse e arrastar essa linha vertical (mais grossa) para a direita, fazendo aparecer outras colunas, como a das antecessoras.

As atividades antecessoras não são outras atividades diferentes daquelas que já estamos trabalhando. São somente as atividades que vem antes!!!

Para saber quem são as atividades antecessoras (que vem antes), vamos usar os registros das reuniões com a equipe do projeto, mencionados no texto do post Passo a Passo para Elaborar o Cronograma com o Project Libre – Parte 1 .

Tabela 2: Lista de atividades, durações e antecessoras

Basicamente, a tabela 1 foi refeita, gerando a tabela 2, que inclui as informações do número da linha de cada atividade, como indicado no Project Libre (do lado esquerdo) e também a indicação das atividades antecessoras (números do lado direito).  A posição dos números das linhas de cada atividade pode ser visto na figura 9.

Figura 9: EAP do projeto e coluna das antecessoras

Como é obtida a informação das antecessoras? Isso é feito analisando cada uma das atividades do cronograma e perguntando: - Que atividade (ou atividades) vem antes?

A primeira atividade que temos é a “Reunião de kick-off”. Então, a pergunta a ser feita é: - Que atividade (ou atividades) vem antes da “Reunião de kick-off”? A resposta para essa pergunta é nenhuma atividade. A “Reunião de kick-off” deve ser feita no primeiro dia do projeto, ou seja, no dia 10 de novembro de 2014, seguindo o que foi estabelecido para o caso presente. Na linha da atividade “Reunião de kick-off”, na coluna de Antecessoras, não há nada a ser informado (fica em branco).

O próximo passo é perguntar: - Que atividade (ou atividades) vem antes do “Plano do projeto”? Resposta: A “Reunião de kick-off”, que é uma atividade que está na linha 2 do Project Libre. Dessa forma, na coluna de Antecessoras, na linha da atividade “Plano do projeto” deve ser digitado o número 2.

Continuando, devemos perguntar: - Que atividade (ou atividades) vem antes da “Adequação contábil”? Resposta: A “Assinatura de contrato” com a firma de consultoria externa, que é uma atividade que está na linha 16 do Project Libre. Dessa forma, na coluna de Antecessoras, na linha da atividade “Adequação contábil” deve ser digitado o numero 16.

Seguindo para o próximo, devemos perguntar: - Que atividade (ou atividades) vem antes da “Adequação fiscal”? Resposta: A “Adequação contábil”, que é uma atividade que está na linha 5 do Project Libre. Dessa forma, na coluna de Antecessoras, na linha da atividade “Adequação fiscal” deve ser digitado o numero 5.

E assim por diante, isso deve ser feito com todas as atividades. A tabela 2 é a ferramenta auxiliar para essa etapa de carregamento do projeto no Project Libre. O resultado de todo esse esforço é a obtenção do cronograma do projeto apresentado em um gráfico de Gantt (figura 10).

Figura 10: Cronograma do projeto

O Project Libre permite visualizar a EAP do projeto, bastando para isso clicar em Tarefas – EAP. É tampem possível visualizar o diagrama de redes do projeto, bastando para isso clicar em Tarefas – Rede.

Voltando para o cronograma (Tarefas – Gantt), podemos notar que o projeto em questão tem uma duração total de 81 dias. Além disso, o caminho crítico do projeto é indicado na cor vermelha, lembrando que as atividades que estão no caminho crítico são aquelas onde não existem folgas. Isso significa que se essas atividades atrasarem, por exemplo, o projeto como um todo também irá atrasar.

O Project Libre é, sem dúvida, uma ferramenta de software de gerenciamento de projetos muito interessante e que merece ser explorada em outros posts. Por isso, acredito que voltaremos a ela em breve.

3 comentários:

Inclua seu comentário: