quinta-feira, 7 de agosto de 2014

ProjectLibre: Ferramenta de Software de Gerenciamento de Projetos

Dentre os programas de software de gerenciamento de projetos, o MS Project da Microsoft é o mais conhecido. Segundo a Wikipédia, a Microsoft lançou a primeira versão desse programa em 1985 e de lá para cá não parou mais de criar novas versões, cada vez melhores. O MS Project é um componente do Office, a mesma plataforma que inclui o Word, o Excel e o Power Point, três dos programas mais conhecidos do planeta, e que, certamente, 99% dos estudantes de curso superior no Brasil já tiveram acesso e usaram, tanto no meio acadêmico quanto no ambiente profissional. Já sobre o programa MS Project, mesmo sendo uma excelente ferramenta de gerenciamento de projetos, um verdadeiro sucesso de crítica e de público, não se pode garantir que o seu uso pela maioria dos estudantes tenha sido líquido e certo. Não se trata de rejeição ou de problemas técnicos. O motivo é bastante simples: - O MS Project é um produto caro para os padrões brasileiros. Uma rápida visita ao website “Microsoftstore” é suficiente para confirmar essa afirmação. A versão mais atual - o MS Project Professional 2013 - custa R$2.199 e antes de adicionar o item ao seu carrinho de compras (no website da gigante norte-americana), o comprador deve ler com bastante atenção a seguinte mensagem: “Importante: o preço em REAIS é mera referência; esta é uma transação internacional e o preço final do produto está sujeito à variação cambial e inclusão do IOF, sem emissão de nota fiscal eletrônica”. Bem, é isso aí! Resumindo, apesar de todos os benefícios do MS Project, ele não é um produto acessível para todos os bolsos. Se você não tem dinheiro para adquirir o MS Project por conta própria, ou não trabalha em uma empresa que disponibiliza o produto para os seus funcionários, precisa encontrar outra ferramenta para os seus projetos.

Uma opção bastante popular de software de gerenciamento de projetos é o Open Proj, criado pela empresa Projity em 2007.  Publiquei em outubro de 2011 nove posts com dicas de uso do Open Proj. Esses posts estão colocados em sequência, sendo batizados de "Um Roteiro para Usar o Open Proj", podendo o primeiro deles ser acessado nesse blog clicando aqui (Open Proj)!!!

A leitura atenta dos posts mencionados possibilita ao estudante aprender o básico sobre o Open Proj. Sim, e antes que eu me esqueça de mencionar, o Open Proj é gratuito.

O desenvolvimento do Open Proj ficou meio que congelado por alguns anos até que em 2012, o grupo que criou o programa lançou o ProjectLibre, que é, na prática, uma versão mais moderna do Open Proj, com uma interface de usuário nova e algumas correções de antigos problemas. Sim, a boa notícia é que tudo o que você aprendeu para usar o Open Proj será muito útil quando for usar o ProjectLibre.  O ProjectLibre também é gratuito!

Para baixar o ProjectLibre basta acessar o site da sourceforge.net/projects/projectlibre e seguir as instruções de download. É uma operação simples e relativamente rápida.

Para acessar a um conjunto interessante de informações sobre o ProjectLibre você pode escolher as seguintes opções:

Canal ProjectLibre, que é um blog dedicado ao software, com informações em português sobre as funcionalidades do programa, inovações, versões, teclas de atalho, interface gráfica, como abrir um arquivo, trabalhar com custo hora, tipos de dependência, restrições e limites, dentre outras.

Slideshare, com um livro digital de 132 páginas, em português, sobre o ProjectLibre.

Na figura 1 podemos ver a página principal do ProjectLibre, com um exemplo.

 
O ProjectLibre é uma ferramenta de gerenciamento de projetos, e como tal deve ser usada da melhor forma possível pelo gerente de projetos, explorando os seus pontos fortes. Se considerarmos, portanto, as ações do gerente de projetos com relação a um determinado projeto, os seguintes passos devem ser seguidos:
(i)- Desenvolver o plano do projeto (EAP, recursos, custos, cronograma, ...);
(ii)- Carregar o plano do projeto na ferramenta de software (no ProjectLibre e em outras ferramentas se necessário);
(iii)- Executar e acompanhar o projeto (usando as ferramentas que precisar, ou seja, usando o ProjectLibre, o Excel, dentre outras).
Vale mencionar que nem tudo que foi elaborado no plano do projeto pode ser carregado no ProjectLibre. A parte de riscos é um exemplo dessa limitação, também presente em outros pacotes de software, como o próprio MS Project.
As principais facilidades que o ProjectLibre pode oferecer ao gerente de projetos estão destacadas abaixo. 
Na figura 2, temos:
 
Carregar e visualizar a estrutura analítica do projeto;
Inclusão de comentários das atividades, criando um dicionário da EAP;
Desenho do diagrama de rede com as precedências das atividades;
Alocação de custos das atividades;
Alocação de recursos;
Apresentação do cronograma do projeto no formato do gráfico de Gantt;
Visualização das datas de início e fim do projeto e de cada atividade;
Indicação de marco do projeto no cronograma;
Indicação do caminho crítico no cronograma do projeto.

Na figura 3, temos:
Criação da tabela de recursos

Na figura 4, temos:
Várias opções de ajuste do calendário

Na figura 5, temos:

Ação de salvar a linha de base do projeto;
Acompanhamento do projeto, verificando a relação entre real versus planejado.
Portanto, nada mal! Do ponto de vista prático, o software possui a maior parte das funcionalidades usadas no planejamento, execução e controle de um projeto. Mesmo que seja necessário criar ainda uma planilha de cálculo para suprir alguma coisa que está faltando, ainda vale muito a pena usar o programa. Assim sendo, não há dúvida que temos em mãos uma ferramenta útil, lembrando ainda, e mais uma vez, que o ProjectLibre é um software gratuito. Então, está aí uma boa opção de ferramenta de gerenciamento de projetos! Mão a obra, vamos trabalhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: