quinta-feira, 10 de abril de 2014

Um bom primeiro livro sobre gerenciamento de projetos

Existem muitos bons livros e artigos sobre gerenciamento de projetos, isso sem mencionar o próprio PMBOK guide (Project Management Body of Knowledge) do PMI (Project Management Institute). Para os que estão começando e ainda não tiveram a oportunidade de ler sobre o assunto, eu não recomendaria a leitura do PMBOK guide assim, logo de cara.  Basicamente, o PMBOK guide é subdividido em áreas de conhecimento, e para cada uma dessas áreas é definido o que fazer, tudo organizado em processos, com entradas, ferramentas e técnicas e, finalmente, as saídas. Para um iniciante é um leitura um pouco árdua. Por isso, eu costumo sugerir o livro “Gestão de projetos: arregimente os recursos, estabeleça prazos, monitore o orçamento, gere relatório : soluções práticas para os desafios do trabalho”, da professora e consultora Mary Duffy, da Universidade de Harvard.

 
Mas o que esse livro tem de tão bom? Em primeiro lugar, a autora trata o assunto de forma simples e direta, sem ficar dando voltas. Em outras palavras, a abordagem é objetiva e busca sempre referências no lado prático do trabalho do dia a dia. Os conceitos são corretamente estruturados e apresentados. E para aqueles que acham que os conceitos não servem para nada, que é tudo teoria desnecessária, aviso que estão totalmente enganados. Entender o que é um projeto e o seu ciclo de vida, o que precisa ser feito no planejamento, como pôr o projeto em marcha, como administrar o projeto, como contornar os problemas e como lidar com os aspectos finais, é muitíssimo importante. Além de tudo isso, o livro traz sugestões de planilhas que auxiliam a facilitam a gestão de um projeto. Se você está iniciando agora os seus estudos sobre gerenciamento de projetos, esta é uma leitura muito recomendada.

Referências:

DUFFY, M. “Gestão de projetos: arregimente os recursos, estabeleça prazos, monitore o orçamento, gere relatório : soluções práticas para os desafios do trabalho”. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: