segunda-feira, 7 de abril de 2014

O resto é apenas areia.

Esta é uma lição de vida muito importante que um professor de filosofia ensinou aos seus alunos.

O professor tirou tudo que havia sobre sua mesa e colocou em cima dela alguns itens. Um dos itens era um frasco de vidro vazio. Ele começou a encher o frasco com bolas de golfe até que não poderia caber mais nenhuma. Ele olhou para a sala de aula e perguntou aos seus alunos se eles concordavam que o frasco estava cheio. Todos os  alunos concordaram que o frasco estava realmente cheio.


 
O professor então pegou uma caixa de pequenas pedras e jogou dentro do frasco com as bolas de golfe. As pequenas pedras cabiam nos espaços entre as bolas de golfe. Tendo preenchido todos esse espaços ele perguntou aos alunos se o frasco agora estava cheio . Mais uma vez, eles concordaram.

Agora, o professor pegou um saco de areia e despejou no frasco com as bolas de golfe e as pequenas pedras. A areia preencheu todo o espaço vazio deixado entre as bolas de golfe e as pedras. Ele perguntou a classe novamente se o frasco estava cheio. Os alunos concordaram que o frasco estava agora sim tecnicamente cheio.

Finalmente , o professor pegou duas latas de cerveja debaixo de sua mesa e derramou o conteúdo das duas latinhas no frasco, preenchendo o espaço vazio deixado pela areia. Agora, os estudantes começaram a rir imaginando até onde aquela experiência poderia ir.

O professor esperou até que as risadas parassem e disse: “- Eu quero que vocês reconheçam que este frasco é a vida", e continuou, "- As bolas de golfe representam as coisas importantes. Sua família, as crianças, a saúde, os amigos e as paixões. Se tudo fosse perdido e só restassem as bolas de golfe a sua vida ainda estaria preenchida. As pedras representam as outras coisas na vida que importam, como o seu emprego, a sua casa e o seu carro. A areia --- que é todo o resto, representa as pequenas coisas. Se você colocar a areia em primeiro lugar, não haverá espaço para as pedras e nem para as bolas de golfe. O mesmo vale para a vida. Se você gastar todo o seu tempo e energia nas coisas pequenas, nunca encontrará lugar para as coisas que são mais importantes. Preste atenção nas coisas importantes na sua vida. Aproveite o tempo com a família, saia para jantar com seu marido ou a sua esposa. Brinque com os seus filhos. Haverá sempre tempo para limpar a casa ou para passear no shopping center. Tome cuidado com as bolas de golfe, colocando em primeiro lugar as coisas que realmente importam. O resto é apenas areia. A aula de hoje acabou e vocês estão dispensados”.

Mas antes que todos saíssem, lá do fundo da sala, um dos alunos gritou: "- Professor, você nunca mencionou o que a cerveja representa!". O professor sorriu e disse: "- Bem, eu estou feliz que você tenha perguntado sobre isso. A cerveja só mostra que não importa o quão cheia sua vida possa parecer, sempre há lugar para tomar uma cerveja com um amigo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: