quarta-feira, 19 de março de 2014

Temas para o TCC do seu MBA em Gestão de Projetos

Não é nenhuma novidade que o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é, basicamente, um tipo de trabalho acadêmico, amplamente utilizado no ensino superior, que tem a finalidade de efetuar a avaliação final de graduandos e pós-graduandos. O esforço do aluno na elaboração do TCC inclui, geralmente, uma pesquisa bibliográfica e/ou empírica, um texto em formato de artigo e uma apresentação perante uma banca examinadora.

Uma das maiores dificuldades dos alunos do curso MBA em Gestão de Projetos – no qual atuo desde 2009, por diferentes instituições - é a escolha do tema do trabalho de conclusão de curso, sendo o objetivo desse post descomplicar o processo de escolha do aluno,
Em primeiro lugar, é importante entender que o curso MBA que tratamos aqui, não é sobre projetos, e sim sobre gestão de projetos. O que isso significa? Significa que não é válido tratar de um projeto somente, sem abordar os aspectos relativos a sua gestão. Por exemplo, não é válido descrever apenas o projeto civil de um prédio, com todos os cálculos de dimensionamento. Isso seria válido se estivéssemos em um curso de engenharia civil. Da mesma forma, não é válido descrever apenas o desenvolvimento de um aplicativo de software, detalhando o funcionamento da base de dados, da interface homem-máquina e de outras partes funcionais. Isso seria válido se estivéssemos em um curso de engenharia de sistemas. Essa mesma ideia se aplica a muitos outros casos. Esse é um raciocínio, até certo ponto, óbvio, mas me parece – em função dos tipos de escolhas de temas que tenho visto e da insistência de muitos estudantes em mantê-los, mesmo quando são alertados quanto a incoerência de suas escolhas - que muitos alunos ainda não tiveram a correta compreensão desse importante detalhe.
Notei também que, muitas vezes, o aluno procura, para a sua pesquisa, algo que lhe é familiar e acaba, digamos, forçando um pouco a barra. O truque preferido é colocar a palavra projeto antes do assunto que escolheram. Para exemplificar, vou citar dois casos apenas, dos muitos que tive - e ainda tenho - que lidar. O primeiro é o caso do “projeto de aprimoramento de uma raça bovina”, no qual o aluno – profissional do agronegócio – estava propondo descrever os procedimentos relacionados a pesquisa veterinária que tinha feito na fazenda onde trabalhava, no interior de São Paulo. Seriam muitas tabelas e gráficos sobre exames de sangue, sobre como trabalhar com o sêmen congelado, fotos de animais sendo vacinados, e outros caraminguás veterinários, mas nenhuma EAP, nenhum orçamento e nenhum cronograma. No outro caso, um outro aluno propunha descrever o que ele chamou de “projeto de evento cultural”, um tema que poderia ser considerado válido, se o aluno não estivesse pensando em mostrar apenas a importância da cultura popular e outros aspectos do evento, mas nada sobre o gerenciamento desse tipo de projeto.

Não é errado querer falar sobre algo que é próximo e familiar, muito pelo contrário, isso é até incentivado. O que é errado é, simplesmente, esquecer que o curso MBA é sobre gestão de projetos. O que é errado é deixar de falar sobre como cada projeto desse tipo foi iniciado, planejado, executado, monitorado e controlado e, finalmente, encerrado. O que é errado é não tratar de pelo menos um dos aspectos do ciclo de vida do projeto.
Uma outra confusão muito comum é usar como tema uma das áreas do conhecimento destacadas nos processos do PMI (Project Management Institute), que estão detalhadas no guia PMBOK (Project Management Body of Knowledge Guide), só que não aplicada a um projeto e sim às operações de uma organização. Já encontrei em muitas ocasiões alunos tentando empurrar o tema do controle da qualidade, da garantia da qualidade ou de outro aspecto da qualidade, só que aplicada ao trabalho na linha de produção. O argumento do aluno era o seguinte: “- professor, o tema da qualidade faz parte do PMBOK e, portanto, é válido para o meu TCC”. Sim, o aluno faz esse tipo de afirmação sem se dar conta do deslize conceitual que está cometendo. O tema da qualidade quando aplicado a um projeto é muito bem-vindo. Mas, se a qualidade que se deseja apresentar trata de questões referentes a produção de um produto na linha de produção, esse não é o cenário de um projeto (esforço temporário, progressivamente elaborado, para criar um produto ou serviço único) e sim das operações normais da empresa (processos planejados e controlados, mas que são repetitivos e rotineiros).

O guia PMBOK do PMI contém um conjunto de melhores práticas sobre gerenciamento de projetos. O pulo do gato do guia PMBOK é apresentar a organização dessas melhores práticas em processos que mostram o que fazer em um projeto (mas, não como fazer). Essas tais melhores práticas não foram, de fato, inventadas pelo PMI. Em outras palavras, o PMI não inventou o conceito de EAP (estrutura analítica de projeto), o gráfico de Gantt, o CPM (critical path method), o PERT (program evaluation and review technique), a gestão de qualidade total, a análise de riscos, as técnicas de negociação, a análise fazer ou comprar, a abordagem da liderança situacional e tantos outros conceitos – que vieram da administração, da contabilidade, das finanças e de outras áreas do conhecimento – e que estão incorporados nos processos do guia PMBOK. 

Dito isso, então o que deve ser considerado sobre o TCC:

·         O TCC é uma pesquisa cujo resultado é um artigo;

·         Esse artigo precisa ter uma estrutura de capítulos que introduza o tema, inclua o referencial teórico, explique o que foi pesquisado e descreva as considerações finais sobre o tema pesquisado;

·         O tema deve ser diretamente relacionado ao gerenciamento de projetos;

·         O artigo deverá usar referências bibliográficas.

Tendo em mente os aspectos acima discutidos, vamos sugerir alguns temas de TCC para o curso MBA em Gestão de Projetos e como estruturá-los para a elaboração do trabalho acadêmico. Como ponto de partida, vamos considerar aquele aluno que deseja tratar no seu TCC de alguma coisa relacionada ao seu próprio trabalho. Muitos alunos desenvolvem projetos ou participam de projetos interessantes nas empresas em que trabalham e sentem-se compelidos a utilizá-los em seus TCCs. Com o objetivo de facilitar nossa explicação, vamos chamar a esses projetos de projeto “x”. Usar um projeto conhecido, o tal projeto “x”, como dissemos, é algo positivo e recomendável, desde que o aluno entenda que precisa trazer para o seu texto os aspectos relacionados ao gerenciamento daquele projeto em que esteve envolvido. Para fazer isso, o aluno precisa incluir algum elemento relevante do gerenciamento de projetos e assim criar o tema de seu TCC.

Alguns exemplos de projetos “x” que podem servir de base para o TCC:

·         Viagem à Europa;

·         Viagem à China;

·         Viagem à “...”;

·         Construção de prédio;

·         Construção de fábrica;

·         Construção de filial;

·         Construção de galpão industrial;

·         Construção de “...”;

·         Implantação de equipamentos de telecomunicações;

·         Implantação de nova linha de produção;

·         Implantação de PMO;

·         Implantação de novo setor na empresa;

·         Implantação de “...”;

·         Desenvolvimento de novo produto;

·         Desenvolvimento de aplicativo de software;

·         Desenvolvimento de “...”;

·         Otimização de processo industrial;

·         Otimização de uma rede de dados;

·         Otimização de sistemas de “...”;

·         Terceirização de serviços de instalação;

·         Terceirização de serviços de manutenção;

·         Terceirização de serviços de “...”.

 

E assim por diante. A lista acima mostra uma pequena relação de projetos, bastante comuns nas organizações, apenas com a finalidade de exemplificar o que estamos falando. Certamente, essa lista poderia ser muito mais extensa.
Na sequencia, temos alguns exemplos de temas de TCC, onde se encaixa qualquer um dos chamados projetos “x”, acima citados:

·         Planejamento do projeto “x”, a partir do PMBOK;

·         Orçamento e controle de custos do projeto “x”, a partir do PMBOK;

·         Gerenciamento da comunicação do projeto “x”, a partir do PMBOK;

·         Gerenciamento de riscos do projeto “x”, a partir do PMOBK;

·         Gerenciando as aquisições do projeto “x”, seguindo as recomendações do PMBOK;

·         A gestão de recursos humanos do projeto “x”, alinhado as melhores práticas do PMBOK.

·         A aplicação da técnica de compressão de cronograma ao projeto “x”

·         Analisando a viabilidade econômica do projeto “x”, a partir do PMBOK

 
E assim por diante. O chamado projeto “x” pode variar muito de aluno para aluno, conforme a empresa e o segmento industrial que o aluno atue.
E como ficaria então a estrutura de capítulos do artigo do aluno? Bem, essa estrutura básica poderia ser feita da seguinte forma:

Para o tema Planejamento do projeto “x”, a partir do PMBOK
Capitulo 1 – Introdução
Capitulo 2 - Conceitos fundamentais do planejamento de projetos
Capitulo 3 - Descrição do Projeto “x”
Capitulo 4 – O planejamento do Projeto “x” (premissas e restrições do projeto, itens do plano do projeto – EAP, recursos humanos, cronograma, orçamento, qualidade, riscos, aquisições, comunicações)
Capitulo 5 – Considerações finais (resumo do capítulo 4, recomendações, o que aprendemos com esse projeto)
Capítulo 6 – Referências bibliográficas

Para o tema Orçamento e controle de custos do projeto “x”, a partir do PMBOK
Capítulo 1 – Introdução
Capítulo 2 – Conceitos fundamentais sobre o planejamento e o controle de custos em um projeto
Capítulo 3 – Descrição do Projeto “x”
Capítulo 4 – O orçamento e o controle de custos do projeto “x” (o que foi considerado na preparação do orçamento, principais premissas, como foi feito o controle de custos, resultados alcançados)
Capítulo 5 – Considerações finais (resumo do capítulo 4, recomendações, o que aprendemos com esse projeto)
Capítulo 6 – Referências Bibliográficas

Para o tema Gerenciamento da comunicação do projeto “x”, a partir do PMBOK
Capítulo 1 – Introdução
Capítulo 2 – Conceitos fundamentais sobre a comunicação em projetos
Capítulo 3 – Descrição do Projeto “x”
Capítulo 4 – A gestão da comunicação do projeto “x” (para quem é feita a comunicação, tipos de comunicação por stakeholder, plano de comunicação do projeto, resultados alcançados)
Capítulo 5 - Considerações finais (resumo do capítulo 4, recomendações, o que aprendemos com esse projeto)
Capítulo 6 – Referências Bibliográficas

Podemos mostrar a estrutura de capítulos de todos os exemplos citados anteriormente, mas vou considerar que os exemplos mostrados são suficientes e permitem o claro entendimento do que podemos fazer. No caso de ainda restar dúvida, sugiro que o leitor poste um comentário ou dúvida, que responderei com o maior prazer.
É importante notar que essa mesma estrutura de capítulos pode ser usada para muitos outros projetos. Notem que existe uma lógica na estrutura de capítulos proposta para os trabalhos acadêmicos que cobre os seguintes tópicos: uma introdução inicial, uma resenha do referencial teórico sobre o tema, uma descrição do projeto em foco (que chamamos de projeto “x”), a aplicação dos conceitos estudados ao projeto “x” no capítulo 4, depois são apresentadas as considerações finais e terminamos o trabalho com as referências bibliográficas.

Notem também que existe um cuidado para evitar a armadilha de, citando o ditado popular, tentar abraçar o mundo com as pernas. Num exemplo estamos estudando o planejamento do projeto, no outro falamos sobre o orçamento e controle de custos, no outro tratamos dos riscos, e assim por diante. Em outras palavras, a estratégia foi escolher para um determinado projeto “x” um aspecto do gerenciamento de projetos, permitindo ao aluno se aprofundar nesse aspecto específico. Ao mesmo tempo, o TCC passa a ser uma pesquisa viável, na qual o aluno pode vislumbrar o caminho a percorrer em seus estudos.

Finalmente, podemos mencionar os temas que são, por si só, diretamente relacionados ao gerenciamento de projetos. Esses temas – que podem ser encontrados na lista a seguir - são inequivocamente válidos, interessantes e desafiadores para os alunos do curso MBA em Gestão de Projetos. 
Temas adicionais de TCC para o curso MBA em Gestão de Projetos:

  • Ferramentas de software para gerenciamento de projetos;
  • Avaliação e priorização de projetos
  • Modelos de maturidade em projetos
  • Estratégias para lidar com conflitos no ambiente de projetos;
  • A ética no gerenciamento de projetos;
  • O gerenciamento do escopo em projetos, a partir de recomendações do PMI
  • Gestão do conhecimento adquirido em projetos
  • Estilos de liderança em projetos
  • O gerenciamento ágil com SCRUM
  • Contabilidade no gerenciamento de projetos
  • A quantificação de benefícios do Projeto
  • Orçamento e fluxo de caixa de Projetos
  • Gerenciamento de projetos multidisciplinares
  • Gerenciamento de projetos no setor de petróleo
  • Gerenciamento de projetos no setor de saúde
  • Gerenciamento de projetos no setor esportivo
  • Gerenciamento de projetos no setor público
  • Gerenciamento de projetos no setor educacional
  • Gerenciamento de recursos humanos em projetos
  • Gerenciamento de programas no setor público
  • Gerenciamento de comunicação em projetos
  • Gerenciamento de projetos em pequenas e médias empresas
  • Gerenciamento de projetos como diferencial competitivo
  • Gerenciamento de qualidade em projetos
  • Gerenciamento de riscos em projetos
  • Gerenciamento de aquisições em projetos
Vejamos, a seguir, algumas estruturas de capítulos sugeridas:

Para o tema Ferramentas de software para gerenciamento de projetos
Capítulo 1 – Introdução
Capítulo 2 – Conceitos fundamentais sobre ferramentas de software para gerenciamento de projetos (o que são, como são usadas, principais funcionalidades, benefícios do uso)
Capítulo 3 – Tipos de ferramentas de software (software para 1 projeto - como o MS Project e o Open Proj, software para múltiplos projetos, software usados na “nuvem”, comparação entre softwares)
Capítulo 4 – Como planejar, executar, controlar e monitorar um projeto usando uma ferramenta de software (o que fazer, maiores cuidados, exemplos, resultados alcançados)
Capítulo 5 - Considerações finais (resumo do capítulo 4, recomendações)
Capítulo 6 – Referências Bibliográficas

Para o tema Avaliação e priorização de projetos
Capítulo 1 – Introdução
Capítulo 2 – Conceitos fundamentais sobre avaliação e priorização de projetos (porque isso é importante, técnicas de avaliação, critérios de priorização, prós e contras, benefícios)
Capítulo 3 – Critérios usados no rankeamento de um projeto
Capítulo 4 – Estudo de caso (aplicando as técnicas de avaliação e os critérios de priorização a um grupo de projetos em uma empresa, estabelecendo um ranking, resultados alcançados)
Capítulo 5 - Considerações finais (resumo do capítulo 4, recomendações)
Capítulo 6 – Referências Bibliográficas

Como mencionado anteriormente, podemos mostrar a estrutura de capítulos de todos os exemplos citados anteriormente, mas vou considerar que os exemplos mostrados são suficientes e permitem o claro entendimento do que podemos fazer. No caso de ainda restar dúvida, sugiro que o leitor poste um comentário ou dúvida, que responderei com o maior prazer. Afinal, todo esse esforço é em prol do estudante, para que seja possível construir um texto bem elaborado e consistente.

865 comentários:

  1. bom dia , gostei do blog , faço pós gerenciamento projeto , e trabalho área administrativa de um buffet , estou com dificuldade de arrumar um tema para fazer meu artigo(tcc) gostaria de saber se tem alguma opinião poderia me ajudar , porque tenho muita dificuldade de desenvolver , agradeço desde já Micheli meu email . micheli.reileao@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Micheli,
      Há várias temas que vc poderia se interessar, considerando o setor hoteleiro:
      a) Se vc já participou de um projeto de implantação de um novo hotel ou da reforma de um hotel antigo;
      b) A criação de um novo serviço no hotel em que vc trabalha;
      c) O desenvolvimento de um evento especial no seu hotal;
      Obviamente, tomando o cuidado de abordar os aspectos do gerenciamento do projeto.
      Também acho que vale a pena o tema do gerenciamento de compras e aquisições, pois é usado no setor hoteleiro e em qq outro que vc venha a trabalhar.
      Abs.,

      Excluir
  2. bom dia , gostei do blog , faço pós gerenciamento projeto , e trabalho área administrativa de um buffet , estou com dificuldade de arrumar um tema para fazer meu artigo(tcc) gostaria de saber se tem alguma opinião poderia me ajudar , porque tenho muita dificuldade de desenvolver , agradeço desde já Micheli meu email . micheli.reileao@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Micheli,
      Relendo sua pergunta vi na Internet um link para um trabalho interessante na área de buffets
      http://etecia.com.br/portaletecia/2012/07/tcc-sistema-de-buffet/
      Trata-se de um sistema para gerenciamento de eventos para buffet. A implantação desse sistema poderia ser um bom tema para o seu TCC em gestão de projetos.
      Saudações!

      Excluir
  3. Olá, gostei muito do blog, estou terminando a graduação e quero fazer meu artigo sobre projetos mas sem exemplifica empresas pois não estou atuando ainda, você poderia me dar sugestões?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Eu penso que vale a pena pesquisar um tema que seja interessante e, ao mesmo tempo, atual. Nesse sentido, eu acho que o Scrum, uma metodologia Ágil, é uma boa sugestão para o seu TCC. Se vc decidir seguir em frente com essa idea, o livro Scrum e PMBOK unidos no Gerenciamento de Projetos, de Fabio Cruz, é um bom começo.
    Saudações,
    Prof. Haroldo Simões

    ResponderExcluir
  5. Boa Noite tutor. Fiquei em dúvida sobre o tema do TCC, pois no DP 1 de metodologia você me sugeriu mudar o tema e o foco. No DP 2, o qual estou aguardando a nota, usei o tema CAPACIDADE DE LIDERANÇA - A SUA INFLUÊNCIA NO RESULTADO FINAL DO PROJETO. Qual a sua opinião em relação ao tema? Você poderia me auxiliar na estrutura de capítulos?
    Cleonice F Fontoura / MBA Gestão em Projetos/Anhanguera/2013-2

    ResponderExcluir
  6. Olá Cleonice,
    Esse é um tema muito interessante e que pode seguir por vários caminhos. Portanto, o que vou sugerir abaixo é apenas um desses possíveis caminhos. Acho que vc poderia trabalhar com a seguinte estrutura de capítulos:
    1)- Introdução
    2)- Os estilos de liderança (aqui vc poderia elaborar uma resenha dos principais estilos de liderança)
    3) – O gerente de projetos integrador (sugestão sobre o que pesquisar: o gerente de projetos é alguém que deve seguir o plano de projeto, portanto alguém que age e se comunica; vc descrever o que um GP precisa fazer para iniciar e executar um projeto, reforçando a importância de seguir o plano de projeto, se comunicando de forma eficaz)
    4)- A liderança aplicada ao gerenciamento de projetos (sugestão sobre o que pesquisar: como os projetos são feitos por pessoas, durante um período de tempo pré-determinado, e os gerentes de projeto nem sempre são os superiores hierárquicos, o gerente de projetos precisa possuir características e usar técnicas de liderança; que características um gerente de projeto deve ter?; que técnicas devem ser usadas?)
    5)- Considerações finais
    6)- Referências bibliográficas

    Saudações,
    Prof. Haroldo Simões

    ResponderExcluir
  7. Olá Haroldo, tudo bem? Gostei muito do seu blog. Gostaria de uma ajuda/ sugestão. Surgiu uma possibilidade de ganhar uma bolsa de estudo para um MBA com ênfase em gestão de projetos e com o foco em inovação. Porém no ato da inscrição (ainda terei q passar por um processo seletivo), tenho q informar de forma resumida, um tema para o meu TCC. Fiquei preocupada pois não tenho ideia do que fazer, pois queria muito fazer algo voltado para a engenharia elétrica. Esse tema será o tema que devo apresentar no final do curso e eles querem q eu fale agora. O que me preocupa é q tenho até o dia 03/06 para fazer essa inscrição. Gostaria de saber se vc pode me dar alguma sugestão de tema para o TCC, pois não tenho noção de q linha seguir em gestão de projetos, voltado para a eletrica. Agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  8. Olá Andreia,
    Bem, considerando as suas áreas de interesse um tema que vc poderia abraçar seria "o gerenciamento de projetos aplicado ao setor elétrico".
    Você não precisa abordar tudo no seu trabalho, podendo da ênfase parte de planejamento ou a parte de execução, por exemplo, mas não precisa querer tratar de tudo, para não se sobrecarregar. Escolher uma parte de alguma coisa cria mais espaço para aprofundar essa parte.
    Esse tema já foi visitado por outros, que elaboraram aulas e teses de mestrado. Lembrando que vc poderá apresentar no seu TCC os fundamentos que descrevem os sistemas eletricos (topologia, diagramas, dados sobre o desempenho e outros parâmetros, como forma de mostrar para o leitor sobre o que vc está falando. Mas o seu TCC será sobre a administração / gerenciamento de um projeto desse tipo e, por conta disso, vc deverá estudar e abordar no seu texto o gerenciamento de projetos aplicados ao setor elétrico (ou a parte do setor elétrico que lhe interessa mais), incluindo a conceituação de projeto, normas de qualidade aplicáveis, etapas do ciclo de vida do projeto, como estabelecer a estrutura analítica de projeto, como definir a alocação de recursos, o cronograma, o orçamento, o tratamento de riscos, e assim por diante. O mais importante é relacionar os conceitos de gestão de projetos diretamente ao gerenciamento de um projeto elétrico. Assim, vc estará aplicando o que vai aprender no seu curso.
    Saudações,
    Prof. Haroldo Simões

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, Haroldo Simões, tenho que apresentar um tema hoje para um artigo para uma MBA em gestão de projetos e tenho dúvida para ter um bom tema na área, gostaria de sua opinião, gosto da area da gestão pública, qual seria um bom tema? e desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  10. Olá Romulo,
    Considerando a sua área de interesse, eu gostaria de sugerir os seguintes temas para o seu artigo:
    1).- Planejamento de projetos no setor publico
    2).- Execução de projetos no setor publico
    Acho que vc deveria pesquisar as práticas adotadas hoje no setor público e compará-las com as melhores práticas de planejamento e execução de projetos, apontando diferenças, problemas, ineficiências e prováveis áreas de melhoria.
    Saudações,
    Prof. Haroldo Simões

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Haroldo Simões. Estou terminando o MBA em Gerenciamento de Projetos e tenho que entregar em uma semana um trabalho chamado Anti-projeto. Ou seja nele tem que constar o Tema, escopo e calendário e só depois da aceitação desse trabalho pelo professor que sou liberado para dar continuidade na TCC.
    Porém até o momento não consegui encontrar um tema, sou formado em Ciência da Computação e nunca trabalhei na área. Atualmente abri uma empresa e trabalho com fechaduras eletrônicas, fazendo a parte sistemas das fechaduras em hotéis. Me ajuda pois só tenho até o dia 17 para entregar essa primeira parte. Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Olá Luciano,
    O pré-projeto do TCC é uma dor de cabeça para a maioria dos alunos. Como você é formado em Ciência da Computação eu considero que deveria pesquisar um tema relacionado a essa área. Nesse caso, as metodologias ágeis de gerenciamento de projetos poderiam se encaixar muito bem. Por outro lado você disse que tem uma empresa de fechaduras eletrônicas e fornece sistemas para hotéis. Esses projetos podem ser gerenciados usando as melhores práticas do PMBOK. Então, o que seria melhor - em termos de abordagem de gestão - para o seu caso? Esse poderia ser o seu tema do TCC. Você poderia apresentar: (a) os desafios dos projetos que implementa para os seus clientes, (b) um resumo das melhores práticas do PMBOK (que é muito orientado a metodologia waterfall de proteção do escopo), (c) um resumo da metodologia Scrum, a mais popular entre as metodologias ágeis e (d) pesquisar o que seria melhor para o caso da sua empresa. Talvez você pudesse combinar o melhor dessas duas abordagens. Bem, mas isso seria parte da sua pesquisa. O livro Scrum e PMBOK unidos no Gerenciamento de Projetos, de Fabio Cruz, é um bom começo.
    Saudações,
    Prof. Haroldo Simões

    ResponderExcluir
  13. Prezado Haroldo Simões, Terminei uma Pós em gerenciamento de Projetos em 2010 e ainda não apresentei o TCC. Reabri a matricula e não consigo definir o tema. Sou graduado em Administração de empresas e trabalho com elaboração de projetos de viabilidade econômico-financeira. Lendo seu blog fiquei interessado em duas indicações, porém, tenho muitas dúvidas para estrutura-las. São elas:
    . Analisando a viabilidade econômica do projeto “x”, a partir do PMBOK
    . Gerenciamento de projetos no setor esportivo
    Se tiver alguma indicação bibliografia sobre os temas acima, agradeço.
    Meu nome é Tarcísio Domingos de M. Júnior e meu e-mail é tarcisiomacedojr@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tarcisio,
      A parte financeira é tão importante no mundo dos negócios que me surpreende a sua dúvida. Há muitas opções de temas relacionados ao gerenciamento de projetos como, por exemplo: - avaliação da viabilidade econômica de projetos (livro: Elaboração e Análise de Viabilidade Econômica de Projetos, de José Maria Gomes)
      - gerenciamento de custos (livro: Análise de Valor Agregado - Revolucionando o Gerenciamento de Prazos e Custos, de Ricardo Vargas)
      - gerenciamento de riscos em projetos financeiros (livro: Análise de Investimentos Em Projetos – Viabilidade Financeira e Risco, de Antônio Marcos Duarte Junior).
      Os livros acima mencionados são apenas para dar uma orientação inicial, sendo necessário buscar outras referências.
      Espero que isso possa te ajudar.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
  14. Bom dia Haroldo,
    Gostei muito do texto, porém estou na mesma situação do Luciano, estou realizando o pré-projeto, estou concluindo MBA em Gerenciamento de projetos e trabalho em instituição financeira, gostaria de falar sobre gerenciamento de riscos, porém não encontro problema que possa ser investigad.
    Desde já agradeço pela ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo,
      No meu entendimento, o problema aqui (conforme vc menciona) se relaciona a identificar os riscos de um projeto, nem sempre uma tarefa simples. É claro que se os riscos de um projeto não são corretamente identificados, o projeto vai estar em rota de colisão com o fracasso. Se os riscos não são corretamente identificados, não será possível elaborar planos para trata-los. Essa é a ideia geral.
      Recomendo que vc leia o livro "Análise de Investimentos Em Projetos – Viabilidade Financeira e Risco", de Antônio Marcos Duarte Junior).
      Acredito que esse livro lhe dará muitas boas ideias para o seu trabalho.
      Saudações,
      prof. Haroldo Simões

      Excluir
  15. Boa tarde! Prof. Haroldo parabéns pelo blog. Gostaria de sua orientação com a definição do meu tema para o TCC em Gestão de Projetos. Trabalho com projetos de reformas de equipamentos na indústria automotiva seguindo a metodologia WCM no setor de manutenção porem ainda tenho duvida de como aproveitar essa experiência no meu projeto. Poderia me orientar para quanto ao desenvolvimento do tema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago,
      Acho que vc tem "a faca e o queijo" nas mãos. Recomendo que vc use a sua experiência prática e trabalhe com o seguinte tema: "IMPLANTAÇÃO DA METODOLOGIA WORLD CLASS MANUFACTURING (WCM) EM UMA EMPRESA DO SETOR AUTOMOTIVO".
      A implantação da metodologia WCM é um ótimo projeto, certamente interessante e desafiador. Seu trabalho poderá descrever o ciclo de vida desse projeto (como foi iniciado, planejado, executado, controlado/monitorado e encerrado).
      Ou, opcionalmente, seu trabalho poderá tratar apenas do planejamento desse projeto. Ou, também, poderá tratar da implantação desse projeto. O importante é abordar pelo menos um dos aspectos da gestão de projetos ao tema que vc escolher.
      Espero ter lhe ajudado.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
  16. Estou concluindo o MBA em Gestão de Projetos e gostaria de uma orientação sua com relação ao tema o meu TCC. Trabalho com qualidade de software e gostaria de fazer um trabalho relacionado a este tema, mas tenho dúvidas quanto ao problema a ser proposto nesta área. Como posso desenvolver o tema da qualidade de software no meu TCC?

    Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  17. Olá Ana Paula,
    Bem, no meu entendimento, o que vc está propondo é o tema da qualidade do software que é produzido através de um projeto. Esse projeto poderá seguir a metodologia "watefall" (e os processos do PMBOK) ou a metodologia Ágil (com, por exemplo, os sprints do Scrum). Ou pode mesmo seguir um pouco de ambas, como no livro "Scrum e PMBOK unidos no Gerenciamento de Projetos", de Fabio Cruz. Todo esse debate sobre como fazer o projeto decorre do fato de que uma grande parte dos projetos de software ainda fracassa. Esse é um enorme problema. O projeto fracassa pq é interrompido antes do final (estouro de orçamento, estouro do cronograma ou um problema grave relacionado a outro aspecto importante) ou pq não consegue atingir a qualidade esperada. O projeto termina, mas a qualidade não é alcançada. A qualidade aqui deve ser entendida dentro da sua conceituação mais moderna, que inclui todos os aspectos funcionais e outros relacionados ao produto de software que o projeto está produzindo.
    Saudações,
    Prof. Haroldo Simões

    ResponderExcluir
  18. Olá Professor,
    Estou cursando Pós em MBA Gestão de Projetos, e como muitos citaram também estou com dificuldade em escolher o tema do projeto.
    Lendo algumas dicas citadas acima, achei interessante referente a Gerenciamento de Projetos em Pequenas e Médias Empresa, este TCC deve ser considerado um trabalho bibliográfico ou de pesquisa documental?

    Grato
    Leandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leandro,
      Esse é um excelente tema e vc encontrará muito material na Internet, bastando uma pesquisa simples no Google. Um livro para as suas referências bibliográficas é o "Gerenciamento de Projetos para Pequenas Empresas", de Maria L. G. de Souza Passos, lançado pela editora Brasport.
      O aluno deve sempre incluir em sua pesquisa a parte bibliográfica, pois isso ajuda a consolidar a parte teórica. Além disso, sempre que possível, o aluno deve incluir um estudo de caso. Eu digo sempre que possível, pois isso depende de cada um, depende se o aluno tem acesso a empresas e pode realmente extrair informações relevantes para a sua pesquisa. O mínimo para o TCC é a pesquisa bibliográfica.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
  19. Primeiramente gostaria de parabenizar pelo blog. Estou concluindo o MBA em Gestão de Projetos e gostaria de uma orientação sua com relação ao tema o meu TCC. Trabalho em uma empresa de auto peças e faço o gerenciamento do desenvolvimento de novos produtos. O problema é por se tratar de informações confidenciais estou em dúvida de como tratar isso no TCC, vc pode me dar algumas dicas? A sistemática utilizada para gerir as atividades é o APQP - não sei se conhece - estava pensando em fazer um comparativo desta metodologia e o PMBOK - o que me sugere? Agradeço desde já a atenção.

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    O APQP (Advanced Product Quality Planning) se destina ao gerenciamento da qualidade na produção. Portanto, isso faz parte do mundo das operações das empresas e não dos projetos. Assim sendo, não faz sentido comparar o APQP com o PMBOK, pois são coisas feitas para situações completamente diferentes. Em outras palavras, enquanto o APQP é feito para uma situação de linha de produção, contínua e repetitiva, o PMBOK foi feito para situações temporárias, com início, meio e fim. Se vc estivesse tratando do projeto de introdução da filosofia APQP ou da introdução do método APQP, ou na criação de algum processo baseado no APQP, eu entendo que este seria um tema válido. Mas, como vc disse, o APQP já é uma sistemática implantada e usada na sua empresa. Lembre que o seu MBA não é sobre a Qualidade, e sim sobre Gerenciamento de Projetos. O que importa são os aspectos da administração de um projeto. Com respeito as informações confidenciais, isso precisa ser claramente definido. Muitas empresas tratam do tema da gestão da qualidade como um assunto estratégico e tudo (ou quase tudo) que se relaciona ao tema é tratado, praticamente, como um segredo (não pode ser divulgado para fora da empresa). A primeira coisa a fazer é não identificar a empresa. Vc precisa verificar que partes são realmente confidenciais (por exemplo, informações sobre produtos e seus processos) e que partes podem ser divulgadas (resultados encontrados na média de peças ou melhorias obtidas, sem mencionar em que tipos de peças e outros detalhes possam ser aproveitados por um concorrente).
    Saudações,
    Prof. Haroldo Simões

    ResponderExcluir
  21. Olá, meu nome é Ires Simões. Estou concluindo o meu MBA e gostaria de parabenizá-lo pelo blog. No início, pensei em escrever sobre um tema inovador e escolhi a geração Z, mas depois percebi que teria que me basear em suposições, já que essa meninada nem está no mercado de trabalho ainda. Acho que uma boa opção seria escrever sobre Gerenciamento de projetos multidisciplinares. O que o senhor acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ires,
      Considerando que vc tinha escolhido o tema da geração Z, entendo que vc gosta de estudar sobre pessoas e suas relações nas organizações. Isso é muito importante para os projetos, uma vez que eles são feitos por pessoas. Eu gostaria de sugerir um tema novo que vc poderia considerar para o seu TCC. O tema poderia ser "trabalhando com equipes de projeto usando os conceitos do design thinking". Como todos sabemos um projeto precisa de recursos humanos trabalhando em equipe. O GP não é o superior imediato das pessoas da equipe. Então o GP precisa usar técnicas para fazer essas equipes trabalharem, mesmo não tendo o poder formal sobre elas. Vc pode iniciar a sua pesquisa pelo livro "Facilitação de Projetos - conceitos e técnicas para alavancar equipes", que traz uma excelente ideia dos chamados soft skills, que são as habilidades tão necessária no gerenciamento das pessoas. Pode, em seguida, pesquisar o livro "Design Thinking Brasil - empatia, colaboração e experimentação para pessoas, negócios e sociedade". O design thinking aborda novas técnicas de trabalhar com pessoas em inovação. Se vc juntar esses conceitos poderá preparar um texto muito atual e interessante.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
    2. Detalhes sobre os livros mencionados:
      Facilitação de Projetos, autor: Peter Pfeiffer, editora Brasport
      Design Thinking Brasil, autor: Tennyson Pinheiro e Luis Alt, editora Campus

      Excluir
  22. Olá Prof Haroldo. Muito interessante o teu blog, artigos muito interessantes e atuais. Parabéns pelo trabalho. Como muitos aqui estou precisando de uma ajuda na ecolha do tema do TCC estou com um tema em mente que seria: Gerenciamento de projetos como serviço(PMaaS) como solução para falta de expertise em projetos em pequenas empresas. Prof Harold se puder me ajudar com algumas idéias neste tópico agradeço muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      O tema do PMaaS é muito interessante e atual. Veja as base da prestação de serviço nos links abaixo:
      http://www.dayshaconsulting.com/services/it-project-delivery/pmaas-project-management-as-a-service/
      e
      http://www.statera.com/Services/OutsourcingServicesCloudServiceBrokerage/ProjectManagementasaService.aspx
      No Brasil ainda não encontrei empresas comercializando esse tipo de serviço. Por isso os links são todos em inglês.
      O seu TCC poderia estudar esse tipo de serviço (o que é, principais características, como é fornecido, como é vendido, tipos de contrato, SLA se existir, que desafios estão presentes na prestação do serviço, problemas e conflitos mais comuns, etc.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
  23. Prezado Prof. Haroldo Simões, a partir da seu blog, optei pelo tema "Gerenciamento de Riscos do Projeto Terceirizacao de Serviços para Implantação de uma loja no estado do Pará, a partir do PMBOK". Trabalho no ramo de construção para um unico segmento. O fato de se mencionar o local se deve às peculiaridades que o mesmo impõe. No entanto, não sei se tema ficou muito extenso. Se possível, gostaria que me ajudasse nesse sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wellison,
      O título está realmente longo, mas acho que o que vc explicou sobre as particularidades que o local apresenta, justifica a sua escolha. Assim sendo, vc tem, num capitulo inicial, que conceituar a gestão de riscos do projeto de terceirização de serviços, e depois, no capitulo chave (mais importante do seu trabalho) detalhar todas as diferenças e situações que o local onde vc vai implantar o seu projeto possui do ponto de vista do gerenciamento de riscos. Obviamente, essas diferenças precisam ser tais que justifiquem a sua escolha. Além disso, é claro, identificar, analisar e propor as ações de tratamento desses riscos.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
  24. Obrigada professor! Amei a ideia! Ires Simões

    ResponderExcluir
  25. Haroldo Simões. Bom dia!
    Sou formado em Sistemas de Informação e tenho especialização em Engenharia de Software. Atualmente curso MBA em Gestão de Projetos. Já fiz 2 TCCs. Um em 2005, com algo que era novo, com o título: "Web Services Como a Melhor Tecnologia para Integração de Sistemas Distribuídos" e outro em 2009 onde criei uma metodologia de testes de software para a empresa que eu trabalhava. Agora estou procurando um tema legal para o meu TCC do ano que vem. Como você pode perceber, gosto de coisas novas e atuais, e também gosto de desenvolvimento de software. Atualmente trabalho no ramo automobilístico na área de TI com gestão de projetos/programas. Alguma dica legal sobre tema ou alguma idéia? Agradeço pela ajuda.

    ResponderExcluir
  26. Olá,
    Me parece que vc já tem uma certa experiência e isso ajuda muito nesse momento. Acho que vc tem a sua frente um tema bastante importante e desafiador: A gestão de múltiplos projetos de um programa. Esse é um dos grandes desafios de uma empresa automobilística. Como fazer para que todos os projetos que se relacionam a um objetivo comum aconteçam conforme previsto e de fato contribuam para o programa. O fato de vc trabalhar na indústria automobilística irá ajuda-lo a conseguir muito material, informações, dados históricos, etc. O autor Kerzner é uma importante referência nessa área, mas há muitos livros bons no mercado. Basta vc procurar um pouquinho nas boas livrarias. Se vc juntar os conceitos sobre a gestão de programas com algum estudo de caso da sua empresa, terá uma bela pesquisa à sua frente.
    Saudações,
    Prof. Haroldo Simões

    ResponderExcluir
  27. Boa noite professor Haroldo Simões,

    Parabéns pelas informações do blog. Meu nome é Henrique, sou formado em engenharia elétrica e eletrônica e trabalho na área de manutenção e operação de sistemas e auxílios voltados para a navegação aérea. Estou pesquisando um tema que explore um assunto que fale sobre o gerenciamento ou a implantação de sistemas para aeródromo. Na medida do possível, o senhor poderia me ajudar com um tema ou uma referência que aborde um assunto, que possa utilizar as práticas do PMBOK, voltado para aeródromo.

    ResponderExcluir
  28. Olá Henrique,
    Eu não conheço os sistemas que controlam um aeródromo e nunca trabalhei com esse tipo de sistema. Vi na Internet que há muitas referências, da ANAC e de outras fontes, sobre essa área. Notei que há vários tipos de sistemas (controle de passageiros, sistemas construtivos, sistemas de luzes, etc) usados em aeródromos. Talvez vc devesse alinhar o foco do seu TCC ao sistema que vc está mais familiarizado. Se o seu TCC é sobre o gerenciamento de projetos, deverá tratar do ciclo de vida desse projeto ou de, pelo menos, um dos aspectos desse ciclo de vida (iniciação, planejamento, execução, controle/monitoração e encerramento). Digamos que vc então conheça o tipo de sistema que deseja estudar e que escolha o planejamento, então o tema do seu TCC seria o planejamento do projeto de implantação desse sistema. Tente aproveitar algo que esteja mais próximo a você, para que vc possa extrair informações mais facilmente.
    Saudações,
    Prof. Haroldo Simões

    ResponderExcluir
  29. Olá, bom dia. Parabéns .... gostei muito.
    Estou fazendo um MBA sobre GESTÃO PARA SOCIEDADES COOPERATIVISTAS. Pois sou gerente de uma Cooperativa. Que tema o senhor me sugere.

    ResponderExcluir
  30. Olá André,
    Existe uma legislação específica para as sociedades cooperativistas que torna o trabalho nessas organizações bastante particular. Para planejar e executar um projeto nessas organizações devemos seguir as melhores praticas do gerenciamento de projetos, pensando de forma geral, mas deve haver um conjunto de ações também específicas, para alinhar esse projeto as exigências legais e estatutárias da organização. Isso me parece um desafio interessante o suficiente para uma pesquisa capaz de tornar-se um tema de TCC.
    Saudações,
    Prof. Haroldo Simões

    ResponderExcluir
  31. Olá Professor, bom dia.

    Estou em uma situação parecida com os demais colegas pois faço MBA na FGV em Gerenciamento de Projetos e tenho até segunda feira para escolher um tema para o meu TCC, cujo título ainda não tenho. Sou Eng. Cartógrafo e trabalho em uma empresa da área e tenho receio de utilizar informações de custos de projetos realizados pois são informações consideradas sigilosas. Além disso, projetos na minha área são muito específicos e não causam interesse do leitor. O que o senhor sugere para melhorar a minha situação? Desde já agradeço!

    Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo,
      Trabalhando com informações confidenciais vc não tem outra alternativa a não ser respeitar isso, Você mencionou que trabalha com custos, e por isso vou sugerir o tema do EV (earned value) que é parte do gerenciamento de custos em projetos. Um livro muito bom que vc pode usar como base de sua pesquisa bibliográfica é o "Análise de Valor Agregado: revolucionando o gerenciamento de prazos e custos" de Ricardo Vargas. A edição mais recente desse livro já está atualizada com o PMBOK - 5a. edição.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
  32. Prefessor, Boa dia. faço Pós graduação de Gestão de Projetos e o tema selecionado pela Universidade para elaboração do TCC foi Gerenciamento da Qualidade. O Sr. pode me ajudar o que eu poderia abordar com esse tema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Não é novidade que o tema da qualidade é muito importante em projetos e o PMBOK agrupa esse tema em 3 processos: (a)Planejar o gerenciamento da qualidade; (b) Realizar a garantia da qualidade e, (c) Realizar o controle da qualidade. Eu sugiro que você escolha pesquisar sobre as ferramentas e técnicas para o processo de Planejar o gerenciamento da qualidade. Essa é uma parte bastante interessante e, ao mesmo, desafiadora. Além do PMBOK como referência bibliográfica, há muitos outros livros e artigos que vc poderá encontrar pesquisando a Internet.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões.

      Excluir
  33. Boa tarde Prof.Haroldo
    Me chamo Bruna e estou concluindo MBA em Gerenciamento de Projetos. Tenho uma dúvida enorme qual título darei a meu Tcc que quero relacionar a minha área que é a moveleira. Poderia me sugerir algo?
    Obrigada pela atenção.
    Atenciosamente
    Bruna Andrade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna,
      Eu entendo que você deve atuar na indústria moveleira e como tal, esta é uma área industrial. Assim, qualquer projeto de implantação de um novo processo, uma nova máquina, uma nova linha de produção, o desenvolvimento de um novo produto, uma adequação a alguma nova lei por exigência do governo, etc, pode ser usado como tema para o seu TCC. Como acontece em qualquer indústria. O que vc deve fazer é usar alguma coisa - como acima mencionado - e que você tenha também participado. Em outras palavras, levar vantagem da sua experiência. Lembrando que você deverá enfocar a parte de gestão / administração desse projeto, como mencionado no post acima.
      Você também pode buscar tratar dos projetos de inovação na indústria moveleira.
      Caso você não tenha nenhuma ideia, recomendo a leitura do artigo no seguinte link: http://editora.unoesc.edu.br/index.php/acsa/article/viewFile/1094/pdf_231

      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões.

      Excluir
  34. Muito grata pela atenção Prof.Haroldo
    Tenho um plano com meu marido também que é abrir um escritório de consultoria de Engenharia Civil voltada para atendimento em construção para órgãos públicos e serviços particulares. Creio que seria até mais o interessante pois estaria criando um projeto e já implantando as técnicas do PMBOK . Mas aí vem a dúvida qual tipo colocar. O que o acha da idéia?
    Obrigada.
    Bruna Andrade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna,
      Abrir um negócio é um desafio e tanto. O que vc quer dizer exatamente com "qual tipo colocar". Poderia explicar melhor, pq não entendi a sua duvida.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
  35. Boa noite Haroldo, estou cursando MBA em Gestão de Gerência de Projetos de Software. Preciso desenvolver um TCC más estou com dificuldade na escolha do tema, como tenho grande experiência em sistemas elétricos vou escolher algo que se relacione com mesmo. Estou pensando em gerenciar a construção de um software capaz de gerenciar algum tipo de dispositivo elétrico ou construção de uma nova sub estação elétrica. Qual dos temas é melhor adotado para gerenciar seguindo os requisitos descriminados?

    Capa com logo da Universidade

    Contra Capa com logo da Universidade

    Resumo

    Abstract

    Sumário

    Lista de Figuras

    Lista de Tabelas

    Capítulo 1. Introdução

    * introduzir o trabalho que irá desenvolver e explicar qual o contexto em que será desenvolvido*

    Toda pesquisa inicia com um problema, logo requer um objetivo claro: Resolver o problema? Estudar o problema? Caracterizar melhor o problema? Para isso é preciso que sua Pesquisa tenha um plano (Escolha de hipóteses; design de experimento; execução e coleta de dados; análise de dados, etc): Como atingir o objetivo?


    1.1 Objetivo Geral
    1.2 Objetivo Especifico
    1.3 Justificativa
    1.3 Metodologia Utilizada (como você irá abordar o problema)
    1.4 Estrutura da Monografia (um parágrafo resumindo o que será abordado em cada capítulo)

    Capítulo 2. Embasamento Teórico sobre o tema (Revisão Bibliográfica): Discorra sobre os conceitos necessários para o desenvolvimento do trabalho, colocando as referências bibliográficas dos livros, artigos, revistas acadêmicas consultadas. Todas as figuras e Tabelas devem estar referenciadas conforme ABNT e constar na Lista de Tabelas e Figuras.

    Capítulo 3. A Aplicação Prática da Monografia (Estudo de Caso Prático e Resultados) (aplicação do assunto escolhido em uma empresa, mesmo que fictícia).

    Capítulo 4. Conclusão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anderson,
      Não sei se entendi a sua dúvida, mas lendo a sua mensagem, me pareceu que vc já tem uma boa ideia sobre o tema do seu TCC. Lembre que o seu MBA é sobre Gestão de Projetos e, por causa disso, vc deverá dar mais importância aos aspectos de gerenciamento / administração do projeto. O que estou tentando explicar é que a parte técnica do projeto é menos importante nesse TCC. Se o MBA fosse sobre engenharia elétrica, seria o contrário.
      Você pode estruturar o seu trabalho com os seguintes capítulos:
      1 - Introdução
      2- Sobre o projeto (que vc vai escolher), o que faz, como é usado, aspectos técnicos, benefícios que proporciona, desafios que possui.
      3- Sobre o gerenciamento de projetos aplicados ao desenvolvimento de software. Aqui vc pode abordar a metodologia waterfall (tradicional, PMI) e o Scrum (a metodologia Agile mais adotada) ou outra que vc use (se esse for o caso) - este é o capitulo para a parte conceitual.
      4 - Gerenciamento do Projeto de Desenvolvimento do software XX (o seu exemplo) - aqui vc pode apresentar os aspectos de gerenciamento que vc usou no software de controle que foi desenvolvido. Como foi iniciado, planejado, executado, monitorado e encerrado.
      4- Considerações final - aqui vc pode resumir o seu trabalho e mencionar as lições aprendidas no desenvolvimento do software que escolheu para o seu TCC.
      È um trabalho bastante promissor e tem muitos desafios para você.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
  36. Professor Haroldo, bom dia.
    Meu nome é Marcus, sou profissional em Eng Civil e estou com dúvida na estruturação do meu tema. Estou tentando fugir um pouco da minha área e por em práticas as ferramentas do Ger. Projetos. Pensei em fazer um projeto de Abertura de um Bar, ou Restaurante ou algo do segmento, talvez será a base de um projeto pessoal futuro. Tenho dúvidas na definição do escopo/sumário e como abordá-lo na estrutura do TCC. Poderia me ajudar? Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcus,
      Bem, em primeiro lugar precisamos saber se o seu curso é sobre Gerenciamento de Projetos. Se for, você deveria seguir o caminho natural do projeto: identificar o escopo do projeto e criar a EAP. Detalhar a EAP e criar a lista de atividades para o cronograma. Definir as durações de cada atividade. Estudar as alternativas de execução e estabelecer as precedências. Fazer as estimativas de recursos e alocar os custos, Criar o cronograma, o orçamento e o plano de qualidade (como cada pacote de trabalho será aceito). Elaborar o plano de comunicação. Elaborar o plano de riscos, incluindo ameaças e oportunidades, e estabelecer as ações de tratamento de riscos.
      Consolidar tudo isso em um plano de gerenciamento de projeto. O seu TCC poderia ser exatamente sobre o planejamento do projeto de abrir um bar ou restaurante. Se você realmente abrir mesmo esse empreendimento, então poderá mostrar a parte de execução desse projeto, como foi controlado e monitorado. Aí será muito interessante trabalhar com o "earned value". Finalmente, você entrará no encerramento do projeto, podendo escrever o relatório de lições aprendidas. Essa é uma possibilidade de TCC para um curso de Gestão de Projetos. Mas, não perca o seu tempo com o plano de negócios e outros tópicos relativos ao negócio. Embora essa parte seja muito interessante e absolutamente necessária para o negócio que você pretende abrir, não tem nada a ver com o gerenciamento do projeto. A menos que o seu MBA seja sobre marketing ou gerenciamento de negócios.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
  37. Prof. Haroldo Simões, gostei muito do blog e principalmente das orientações.
    Sou a Margarida e estou em dúvida sobre o tema para o meu TCC.
    Estou terminando a minha graduação em Engenharia de Produção Elétrica e estou fazendo estágio em uma construtora.Quero fazer o TCC em gestão de projetos, porém a empresa onde faço estágio utiliza um software para que faz o orçamento e planejamento de obras. Esse software gera um cronograma no MS project.
    O fato da empresa utilizar esse software me deixa sem saber o que fazer no tcc sobre gerenciamento de projetos e gostaria muito da ajuda do Prof. Haroldo.
    Muito bom esse blog, os meus parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Margarida,
      Me parece que você várias possibilidades bem a sua frente e só não consegue vê-las. Vou sugerir o seguinte:
      a) Você disse que a empresa tem um software para planejamento de projetos. O seu TCC poderia ser sobre esse software. Você poderia apresentar o software, como ele funciona, que benefícios ele traz, dar alguns exemplos de projetos feitos com essa ferramenta.
      b) Vc trabalha em uma construtora. Poderia descrever no seu TCC o processo de planejamento da construtora, com foco na obtenção das informações e dados que são coletadas e carregados nesse software. Afinal o software é apenas uma ferramenta. Quem faz o projeto são as pessoas envolvidas.
      c) Você poderia descrever no seu TCC os procedimentos de execução de um projeto na construtora e enfatizar os mecanismos existentes de controle (recursos, tempo, orçamento, riscos).
      Bem, acho que você levar vantagem sobre o ambiente em que trabalha, por ser uma empresa que trabalha com projetos no seu dia a dia.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
    2. Prof. Haroldo,
      Muito obrigada pela ajuda.
      Agora será muito mais fácil fazer o meu TCC.

      Excluir
  38. Professor Haroldo, boa tarde.
    Meu nome é Charliton e estou me graduando em Engenharia de Produção no final deste ano. Estou com dúvidas na escolha do tema do meu TCC. Criei uma ferramenta em Excel VBA que armazena em um banco de dados do Excel todos as ocorrências de segurança do período. Esta ferramenta alem de armazenar dados gera relatórios gerenciais de segurança para a empresa. Antes isso era feito em várias planilhas e quando chegava a data para mandar os relatórios para os gerentes e diretores era uma correria e os relatórios não possuíam uma confiabilidade. Essa ferramenta gera esses relatórios de forma rápida e confiável diminuindo o stress da equipe. Como gosto muito da área de Gestão de Projetos e quero seguir minha carreira nela, queria unir o útil ao agradável para fazer meu TCC. Quero poder fazer meu TCC unindo a ferramenta que criei e gestão de projetos. Peço sua ajuda na elaboração do meu tema, na estruturação do meu trabalho e na indicação de livros e artigos.

    Att;
    Charliton E. Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Charliton,
      Bem, entendo que você poderia usar o software que você desenvolveu no seu TCC, e poderia fazer isso da seguinte forma:
      1-Introdução - um resumo do trabalho (escreva no final, quando já tiver elaborado o texto)
      2-Sobre ferramentas de software para gerenciamento de projetos - um texto geral, que diz o que são essas ferramentas e como são usadas. Aqui você irá mencionar os conceitos sobre um ferramenta genérica. Aqui você poderá incluir alguns exemplos de ferramentas (Open Proj, MS Project, Dot Project, ...)
      3- Sobre a sua ferramenta de software
      Aqui você deve falar sobre a ferramenta que você criou, o que ela faz, que benefícios traz, como é usada nos projetos,
      4- Aplicação da ferramenta que você criou
      Aqui você deverá dar exemplos de projetos em que a ferramenta foi usada, ganhos/benefícios obtidos e principais resultados..
      5- Considerações finais
      6- Referências bibliográficas
      Espero que essas sugestões possam ajuda-lo.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
    2. Muito obrigado mestre pelas orientações.

      Excluir
  39. Bom dia , adorei o blog, esclareceu muito. Estou iniciando tcc do MBA em gerenciamento de projetos e gostaria de falar sobre lean manufacturing, alguma sugestão? teria que estar atrelado a algum projeto x?

    ResponderExcluir
  40. Olá,
    O gerenciamento de projetos dentro da filosofia Lean é um tema interessante. Você poderia, por exemplo, tratar da gestão de equipes lean, reforçando a importância do comportamento/postura do líder do projeto. Quando vc aprofundar o tema verá que há vários caminhos e muito material/literatura disponível. Recomendo ler o artigo em
    http://blog.mundopm.com.br/2013/07/02/lean/
    Afinal de contas, um projeto também precisa ser eficiente e evitar desperdícios.
    Saudações,
    Prof. Haroldo Simões

    ResponderExcluir
  41. Oi Haroldo, li artigo, muito bom! Dá dicas sobre livros para consulta.
    Trabalho em uma empresa que fala muito sobre lean, tenho alguma experiencia na pratica. Mas tenho muita duvida sobre estrutura do trabalho, seria mais ou menos assim?

    Capítulo 1 – Introdução
    Capítulo 2 – Conceitos fundamentais sobre lean
    Capítulo 3 – gestão de equipes
    Capítulo 4 – Estudo de caso
    Capítulo 5 - Considerações finais (resumo do capítulo 4, recomendações)
    Capítulo 6 – Referências Bibliográficas

    obrigada

    Priscila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Se vc vai descrever no seu capitulo 4 um estudo de caso enfatizando a gestão de equipe usando a filosofia Lean, então o seu capitulo 3 está correto. Note que o capitulo 3 é dedicado a abordar a parte conceitual e teórica do assunto que você vai tratar. Por sua vez, o capitulo 4 te dá a oportunidade de contar a sua experiência pratica, através do estudo de caso. É importante alinhar os conteúdos desses capítulos de modo que o seu texto fique bem estruturado.
      Não faria sentido se o seu capitulo 3 tratasse da gestão de equipes e o seu estudo de caso enfatizasse outra coisa como, por exemplo, o controle de custos.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
    2. Haroldo,

      não terei mais um estudo de caso.
      Estou com dificuldade de estruturar o trabalho.
      Comecei da forma abaixo, mas estou achando muito superficial, poderia me ajudar com algumas idéias?

      INTRODUÇÃO

      CAPÍTULO I – CONCEITOS DO SISTEMA LEAN

      1. Origem do Sistema Toyota de Produção
      2. Termo Lean System
      3. Princípios Lean
      4. Aplicação do Lean System

      CAPÍTULO II – SISTEMA LEAN NA GESTÃO DE EQUIPES

      1. Dificuldades atuais na gestão de equipes
      2. Gerenciamento de equipes Lean
      3. Postura do gerente Lean

      CONCLUSÃO

      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

      Obrigada,

      Priscila (arquiteta)

      Excluir
  42. Boa tarde Professor Haroldo, parabéns pelo Blog.
    Gostaria de sua ajuda,sou geóloga estou concluindo o curso de MBA em gerenciamento de projetos, o título que escolhi para o TCC é gerenciamento de projetos no setor de Petróleo, e o tema que pensei seria construção de plataformas, mas gostaria de uma idéia de como abordar esse tema. Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Em primeiro lugar vc precisa ter os materiais de consulta (livros, artigos, normas Petrobrás) sobre o assunto. Eu creio que a Petrobrás já conta com vasto material sobre o assunto, mas tema que a maior parte dele receba o carimbo de "documento confidencial". Afinal, estamos tratando de tecnologia de ponta. Talvez vc devesse restringir ou mesmo particularizar a sua pesquisa, deixando-a menos ampla e assim teria mais chance de aprofundar um tema com, digamos, mais foco, ou mais específico.
      Se vc tem as referencias bibliográficas e pode usá-las, tem um longo caminho a sua frente e uma grande possibilidade de produzir algo interessante e inovador. De qq modo vc não poderá basear o seu estudo em documentos confidenciais.
      Se vc decidir por um assunto menos abrangente, mas ainda dentro da temática de construção de plataformas, terei prazer em sugerir uma estrutura de capítulos.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
  43. Olá Haroldo Simôes, parabéns pelo blog, é muito explicativo. Faço pós em Gestão de Projetos e sou Arquiteta e Urbanista, gostaria que me indicasse um tema para meu TCC.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Sendo arquiteta e urbanista você deve já deve estar acostumada a lidar com normas, procedimentos e regras de dimensionamento, além é claro da parte criativa do seu trabalho de arquitetura. Talvez vc pudesse pesquisar, para o seu TCC, a parte da gestão de pessoas, em particular a gestão de conflitos no projeto. Isso, creio eu, poderia lhe dar a oportunidade de estudar algo novo para você, e que certamente iria ajuda-la muito no seu trabalho do dia a dia.
      Um estrutura de capítulos para o tema "Lidando com Conflitos em Projetos" poderia ser a seguinte:
      1- Introdução
      2- O que é o conflito (definição, como surge, aspectos gerais, ...)
      3- O conflito no ambiente organizacional (situações que acontecem nas organizações publicas e privadas)
      4- O conflito no ambiente do projeto (pq ocorrem, o que afetam, ...)
      5 - Estratégias para lidar com conflitos no ambiente de projetos
      6- Considerações finais
      7- Referências bibliográficas
      Espero ter ajudado.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
  44. Professor, primeiramente parabéns pelo seu blog e pela atenção dada a todos nós. Estou cursando pós graduação em Gerenciamento de Projetos – PMI e preciso de um tema para o TCC. Gostaria de algo voltado para a Gestão Pública, tens alguma sugestão?

    ResponderExcluir
  45. Olá Jean,
    Gostaria de sugerir o seguinte tema: "Diferenças entre o Gerenciamento de Projetos nos Setores Publico e Privado".
    Vc poderia pesquisar como as melhores práticas do PMBOK são usadas e aplicadas na empresa pública e comparar com o que acontece na empresa privada. Talvez vc não consiga cobrir todas as áreas de conhecimento e todos os processos. Todavia, se conseguir fazer isso com uma parte, já terá dado uma boa contribuição.
    Saudações,
    Prof. Haroldo Simões

    ResponderExcluir
  46. Professor, boa tarde!

    Obrigado pelos esclarecimentos com esta publicação. Estava quase desistindo desse tema.
    Atualmente trabalho na gestão de contratos de uma empresa, cuja empresa é uma grande gerenciadora de projetos.
    Em minha monografia abordaria apenas a gestão de contratos, mas meu orientador disse que está muito delimitado, e não era interessante. O mesmo me orientou a falar sobre projetos. Pediu que eu lesse sobre Projetos - PMBOK; e Projetos - Modelo Tradicional.
    Após a leitura de algumas bibliografias, achei interessante desenvolver sobre o escopo do projeto.
    Minha dúvida é a seguinte: Se eu abordar em minha monografia apenas o gerenciamento do escopo não estaria ficando muito delimitado também? Qual seria a melhor estrutura de capítulos a seguir para este tema?
    Optei por uma pesquisa somente bibliográfica em minha monografia.

    Desde já agradeço sua atenção e sua publicação que para mim serviu como uma luz.

    Abraços,
    Rafael.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael,
      De acordo com versão mais atual do PMBOK, que é a 5a. edição, temos 10 áreas do conhecimento. A gestão do escopo é uma dessas áreas. O gerenciamento de contratos é algo que está dentro do gerenciamento de aquisições. Então, para ser mais abrangente, o seu tema teria que ser a gestão das aquisições e não somente a gestão dos contratos. Essa área inclui os seguintes processos: planejar aquisições, conduzir aquisições, administrar aquisições e encerrar aquisições. Do ponto de vista dos contratos, há um momento de definir/escolher o tipo de contrato que vamos trabalhar (dentro do planejar aquisições), o momento de gerenciar os contratos (dentro de administrar aquisições) e o momento de encerrar os contratos (dentro de encerrar aquisições). Acho que vc entendeu agora pq o seu professor considerou que a gestão de contratos era algo limitado.
      A gestão do escopo do projeto é muito interessante e você poderia seguir os processos do guia PMBOK como base do seu TCC. Os processos são coletar requisitos, definir o escopo, criar a estrutura analítica de projetos, validar o escopo e controlar o escopo. Enfocar as técnicas de elaboração de EAPs (estrutura analítica de projeto) seria uma parte importante no seu trabalho. Pensando assim, eu gostaria de sugerir o seguinte:
      1- Introdução
      2- O que é o escopo do projeto
      3- Os processos de gerenciamento de escopo do projeto
      4- Técnicas e recomendações para elaborar EAPs
      5- Considerações finais
      6- Referencias bibliográficas
      Há uma quantidade enorme de material (artigos e livros) sobre esse tema e será difícil trazer algo novo. Seu trabalho, em função disso, acabará repetindo o que outros já fizeram.
      Recomendo que vc faça um alinhamento com o seu orientador para confirmar exatamente o que ele espera que vc faça no seu artigo acadêmico.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
  47. Olá Prof. Haroldo. Trabalho com Importação de Centros de Usinagem e Tornos CNC e gostaria de fazer meu TCC baseado nessa área. Havia pensado em um projeto de importação de uma maquina para uma pequena empresa, mas acho que talvez isso seria mais um processo do que um projeto. Teria alguma ideia para me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Davi,
      Estava pensando que quando vc faz a importação de uma máquina, talvez vc faça isso executando tarefas (todos os passos operacionais) e não gerenciando o processo (coordenando o trabalho de outros). Vc precisa se colocar na posição de gestor de projetos que tem algo para fazer (produto, serviço ou resultado) e precisa planejar, executar e encerrar. Precisa de uma equipe, tempo e dinheiro. É alguém que manda os outros fazerem tarefas e não alguém que faz as tarefas.
      A importação de uma máquina é um projeto pq ele cria uma resultado (a máquina é importada do fabricante no exterior e entregue ao cliente no Brasil), é temporário (tem começo, meio e fim), usa recursos (pessoas, sistemas, etc), precisa comprar (serviços, ...), precisa ser planejado (tem um cronograma, um orçamento, um plano de riscos, uma plano de comunicação, um plano de recursos humanos, ...), é executado (por pessoas que seguem um plano elaborado na etapa de planejamento), é monitorado e controlado (nas etapas intermediárias desde o pedido até a entrega), e é encerrado (relatório de aceitação do cliente, relatório de lições aprendidas). Tudo isso mostra que importar uma máquina como as que vc trabalha é um projeto. O desafio é que o seu TCC precisa tratar isso não mostrando os documentos de importação e todos os detalhes operacionais da importação. O seu TCC precisa mostrar como esse projeto é iniciado, planejado, executado, monitorado/controlado e encerrado, exatamente como no ciclo de vida de um projeto. É a parte de gerenciamento/administração que interessa aqui e não a papelada de importação. Se vc consegue mostrar essa parte da gestão desse tipo de projeto tem um ótimo tema a sua disposição. Eu não escolheria uma máquina pequena e barata para um empresa pequena. Eu escolheria um caso de uma máquina muito cara e sofisticada para dar mais impacto ao seu TCC.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
  48. Haroldo,
    Muito bom seu texto. Começou a me clarear algumas dúvidas que estava tendo. Estava pensando em fazer um sistema de Gerenciamento de Atas de Registro, ou seja, iria falar das etapas de criação de um software.
    Mas tentando buscar algo que me fugiria do obvio. Pensei em algo como acessibilidade em casas de shows para deficientes, só que não sei como enquadrar isso a um projeto. Sei que gerenciamento de projeto é um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço ou resultado único. Então meu resultado seria qual local atenderia a esse publico.
    O que sugeri permaneço na minha zona de conforto ou esse segundo tema seria bom?
    Ah lembrando sou deficiente por isso desse tema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Philip,
      Eu acho que vc poderia aprofundar o tema da acessibilidade para pessoas com necessidades especiais voltado ao lazer e as casas de shows. Afinal, todos tem direito a se divertir e a desfrutar as coisas boas da vida. Isso é muito justo! Para dar foco ao seu TCC, eu recomendaria que você trabalhasse no PLANEJAMENTO DE ADEQUAÇÃO DE CASAS DE SHOWS PARA PROVER ACESSIBILIDADE. Esse seria um bom tema. O seu TCC poderia iniciar falando dos projetos e depois das necessidades de acessibilidade. Então, vc poderia elaborar uma EAP para um projeto de acessibilidade, contendo todo o trabalho que seria necessário para transformar um local inadequado Isso deveria ser abrangente, incluindo desde o estacionamento até os locais para assistir aos espetáculos. Como dito anteriormente, o foco do seu TCC poderia ser o planejamento desse tipo de projeto, incluindo a EAP (já mencionada), o orçamento (primeira versão), o cronograma (primeira versão), uma vez que essa parte teria que ser ajustada para cada local específico. O plano do projeto deveria incluir outros componentes muito importantes como, por exemplo, o plano de recursos, o plano de aquisições, o plano de comunicações e o plano de riscos. Vc tem um ótimo material para estudar e desenvolver.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
  49. Ola Prof., em primeiro lugar parabéns pelo blog. Assim como muitos que aqui postaram suas duvidas tbem estou concluindo o MBA em GP e preciso definir meu tema de TCC, atualmente trabalha como Analista de Sistemas focando na área de negócios, recentemente foi implantado o PMO aqui na empresa. Não faço parte do PMO, porém todas as nossas demandas passam pelo aval do PMO para podermos dar seguimento. Pensei em abortar o tema "Implantação de PMO", pois ainda estamos encantinhando, poderia me auxiliar na estrutura de capítulos? Devo tomar a minha empresa como modelo citando o nome, ou apenas se basear na case para desenvolver meu trabalho e não cita-la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edu,
      Eu concordo com você. Não deixe de aproveitar a experiência na implantação do PMO na sua empresa e use isso no seu TCC. Sobre a importância de PMO e sua implantação há vários livros e artigos que vc poderá usar como base de referência teórica. Talvez fosse interessante vc criar uma espécie de questionário de perguntas sobre a implantação do PMO, com vários aspectos, e que vc aplicasse esse questionário a um número significativo de pessoas na sua empresa. Isso seria um algo mais no seu trabalho, sendo relativamente fácil para você por trabalhar na empresa.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
  50. Oi Prof.Haroldo!!

    Estou cursando MBA Gestão de Projetos na Anhanguera, e estou pesquisando temas para meu TCC, para poder iniciar o meu pré-projeto.
    Trabalho em uma agência de publicidade, e gostaria muito de aliar meu tema ao meu dia-a-dia.
    Tenho lido um pouco sobre a gestão de projetos e o design thinking. Acredito que possa ser um bom caminho.
    Mas será que teria algum outro tema dentro da área publicitária?


    Aproveito para parabenizá-lo pelo blog. Tenho lido ele e está me ajudando muito durante o curso. Os textos são ótimos e esclarece muitos pontos-chave!

    Desde já, agradeço sua atenção!

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  51. Olá Juliana,
    Eu entendo que o gerenciamento de projetos com a filosofia AGILE costuma estar mais alinhada ao jeito de trabalhar das empresas de publicidade. Geralmente, os projetos de publicidade precisam acontecer com velocidade, tendo que conviver com muitas mudanças, inclusive no escopo. Nesses projetos há uma busca pela excelência, por encantar o cliente. Ao mesmo tempo, é preciso fazer isso da forma mais econômica e no menor tempo possível. Então, além do design thinking, vc poderia também considerar como um possível tema para o seu TCC o estudo dos métodos ágeis (do inglês, Agile) de gestão de projetos.
    Saudações,
    Prof. Haroldo Simões .

    ResponderExcluir
  52. Primeiramente gostaria de parabenizar pelo blog. Estou concluindo o MBA em Gestão de Projetos e gostaria de uma orientação sua com relação ao tema o meu TCC. Trabalho em uma empresa de Montagem de Stands promocionais para feiras e eventos, desenvolvemos desde o pré-projeto através das informações da necessidade do cliente até a montagem final. O problema é por se tratar de projetos de curto a médio prazo estou em dúvida de como tratar isso no TCC, você pode me dar algumas dicas?
    Agradeço desde já a atenção.

    ResponderExcluir
  53. Olá,
    Acho que o tema do gerenciamento do projeto de um stand em feiras comerciais é muito interessante. Você poderá cobrir todo o ciclo desse tipo de projeto e abordar os aspectos de planejamento (como se define a EAP. o cronograma, o orçamento, a alocação de recursos, as aquisições, ...), execução (o que acontece no local da feira, preparação, trabalho da equipe de montagem), controle (acompanhamento para garantir a qualidade e o atendimento aos requisitos do cliente) e encerramento (relatório final e lições aprendidas). Isso pq só estou mencionando o básico. Há outros aspectos importantes que vc deverá mencionar, especialmente situações de um projeto real..
    Vc pode até incluir mais de um estudo de caso (vários projetos de stand) e aproveitar a grande quantidade de dados e informações.
    Espero que você possa usar a experiência da sua empresa e aumentar assim a capacidade de contribuir para o gerenciamento desse tipo de projeto.
    Saudações,
    Prof. Haroldo Simões

    ResponderExcluir
  54. Olá Haroldo! Muito bom o seu blog, gostei muito!
    Da mesma forma que o pessoal, também estou a procura de um tema para a minha monografia.
    Sou formada em Ciência da Computação e estou concluindo minha pós em Gestão Estratégica de Projetos na FAAP.
    Atualmente trabalho na área de Qualidade de uma empresa privada que presta serviços para o governo na área de educação.
    Pensei em algo ligado nas mudanças de escopo durante a execução do projeto.
    O que você acha?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  55. Olá Taciane,
    O gerenciamento das mudanças de escopo durante a execução de um projeto é um tema bastante desafiador. As práticas do PMBOK nos levam a pensar em proteger o escopo e gerenciar as mudanças com muito cuidado. A chave é o controle integrado de mudanças. Por sua vez, o Scrum (e estou mencionando pq vc é da área de TI) tem uma abordagem mais, digamos, tolerante e aberta com relação as mudanças de escopo. Entender como as mudanças acontecem, seus impactos e como trata-las é muito importante no gerenciamento de projetos. Vá em frente com esse tema.
    Saudações,
    Prof. Haroldo Simões

    ResponderExcluir
  56. Bom dia Haroldo. Primeiro queria parabenizar ao blog e a sua atenção com todos aqui! Blog muito esclarecedor, claro e assertivo! Estava com muitas dúvidas ao escolher meu tema para o TCC do MBA de gerenciamento de projetos e lendo aqui tive algumas idéias. Como trabalho com telecom e estou vendo atualmente uma demanda de projetos de suporte a grandes eventos, tipo a copa do mundo, achei interessante escolher algo relacionado a isso. Pensei em fazer o que vc sugeriu: Planejamento do projetos de eventos especiais em telecom, a partir do PMBOK. Minha intenção era criar um projeto fictício, baseado nas minhas experiências e relacionando com o PMBOK, porem conversei com o orientador do curso e ele disse que só poderia fazer isso se eu puder divulgar dados de um projeto já existente. Na minha área é difícil conseguir projetos desse tipo publicados devido a alta concorrência e segurança da informação (diferente por exemplo de um projeto de construção de um estádio que poderíamos conseguir com a empresa construtora). A ajuda que te peço, se possível por favor é se sugere algum outro tema nessa área de telecom relacionado a GP que ache válido ou uma sugestão de onde posso conseguir dados publicados para seguir com esse tema que tinha pensado. Muitíssimo obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline,
      Há uma enorme preocupação com os aspectos de segurança de informação e confidencialidade em função do ambiente de telecom ser altamente competitivo. Não é só a dificuldade de conseguir informações, mas o fato das empresas não permitirem que essas informações sejam divulgadas facilmente.
      Por isso eu gostaria de recomendar que vc mude o tema do seu TCC para assuntos que vc poderá trabalhar apenas com pesquisa bibliográfica como, por exemplo, os seguintes:
      - Formação de equipes em projetos
      - Negociação no ambiente de projetos
      - Liderança de equipes em projetos
      Sei que não é novidade, mas continuam sendo tópicos muito importantes e válidos.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
  57. Ola professor

    Sou graduanda em administração e optei por escrever um artigo como tcc com o tema de gerenciamento de riscos. porém a empresa publica em que trabalho é muito burocrática quanto o acesso as informações e pensei em realizar algo acerca do gerenciamento de riscos na administração publica com base bibliográfica , mas ainda não consegui definir um tema interessante... poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Como já mencionei para outros colegas, é sempre difícil tentar incluir informações reais de empresas publicas ou privadas, em função da confidencialidade ou da sensibilidade politica. O "gerenciamento de riscos" é um tema sensível e obter informações de empresas é muito difícil. Não basta apenas conseguir as informações, sendo necessário obter uma autorização formal que permita que essas informações sejam divulgadas no seu TCC. Bem, vc poderá ainda tratar de uma parte da gestão de riscos, buscando aprofundar o máximo possível a parte escolhida. O planejamento de riscos é um tema que pode ser visto pelo prisma de diferentes tipos de projetos e empresas (projetos de construção civil, projetos de TI, projetos de desenvolvimento de novos produtos Bem, essa abordagem é apenas uma sugestão que vc pode tratar usando pesquisa bibliográfica.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
  58. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline,
      Complementando a resposta anterior, gostaria apenas de lembrar que os temas que sugeri na outra mensagem (pertencentes aos chamados "soft skills") são muito importantes em qq tipo de projeto, inclusive os projetos de telecom. Eu trabalhei na Ericsson por quase 14 anos e posso afirmar isso com toda a certeza.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões.

      Excluir
  59. Bom dia Prof. Aroldo.


    Adorei a sua iniciativa de nos ajudar com o seu conhecimento.
    Sou mais um aluno perdido no tema de TCC de Gestão do Projetos em Engenharia.
    Trabalho em uma empresa da areá de Defesa , e atuo na areá de desenvolvimento de produto .
    Estou querendo trabalhar com o tema de Gestão da qualidade.Mais especifico como " Utilização do Plano de controle para o Gerenciamento da Qualidade em um Projeto de Defesa".
    Queria saber se este é um bom caminho, ou tem algo para sugerir ?


    Antes de tudo agradeço pela sua atenção.


    Att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jeferson,
      O importante aqui é entender que o tema deve se relacionar diretamente com o gerenciamento de projetos. O tema que vc mencionou me parece ser muito bom. Vc poderá explorar todos os aspectos do planejamento da qualidade de um projeto aplicado a um projeto de defesa. A escolha de uma parte apenas (a parte de planejamento do projeto) facilita o seu estudo e permite aprofundar bastante nessa parte. E isso irá agregar a área de gestão de projetos.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
  60. Muitíssimo obrigada Prof Haroldo! Desculpe por ter publicado 2 x o mesmo comentário, achei que não tivesse ido! Suas sugestões foram muito válidas e vou seguir com isso! Parabéns novamente pelo blog! abs!

    ResponderExcluir
  61. Boa tarde, Prof. Haroldo.
    Assim como os demais colega, também estou com dificuldade na escolha do tema. Estou terminando meu MBA em gerenciamento de projetos e graduado em Eng. Elétrica, comecei como jovem pesquisador na universidade, tratando como tema a rejeição de determinados implantes no corpo humano, trabalhando com o titânio afim de mitigar o processo de rejeição. Esse trabalho rendeu-me além de um relatório, alguns artigos publicados aqui e fora, além de participações em congresso. Saí para ser estagiário na área de engenharia e manutenção de uma empresa alimentícia. Hoje eu trabalho de forma autônoma, ou seja, não tenho uma empresa a qual possa usar os dados. Minhas áreas de atuação foram pesquisa e manutenção industrial. Por gentileza, o senhor poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael,
      Pensando no seu caso, eu acho que para o tema do seu TCC você deveria explorar os aspectos de interpessoais da gestão, que são muito importantes. A formação de engenharia é carente nos aspectos humanos, de comunicação e relacionamento. Ao mesmo tempo, esses aspectos são vitais para o sucesso de um projeto, uma vez que o gerente de projetos necessita liderar, se comunicar, enfim se relacionar com outras pessoas. Atualmente, isso vai além das funções de comando e controle de uma gerente tradicional. Por isso as empresas buscam os líderes para trabalhar. Dessa forma, eu recomendaria para você alguns temas nessa linha como:
      - Liderança de equipes de projetos
      - Gerenciamento da comunicação efetiva em projetos
      - A importância do trabalho em equipe em projetos
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
  62. Boa noite Professor!

    Estou com dificuldades em definir o tema para o meu TCC EM GER. DE PROJETOS. Penso em fazer algo ligado com minha instituição ou setor que atuo. SEBRAE/INOVAÇÃO E TECNOLOGIA. Meu setor desenvolve projetos de ACELERAÇÃO de START UP, GESTÃO DO CONHECIMENTO EM INOVAÇÃO, SUSTENTABILIDADE. consegue me dar algum direcionamento de tema?

    Obrigado!

    Arnaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marques,
      Bem, eu gostaria de sugerir o tema do Planejamento de Projetos de Aceleração de Start-Up, que irá aproveitar a sua experiência. Só que você precisa entender que não irá falar de negócios aqui. Você deverá tratar do planejamento do ponto de vista do gerenciamento desse tipo de projeto. Tente responder, por exemplo, como: se elabora a EAP desse tipo de projeto, o orçamento, o cronograma, o plano de RH, o plano de comunicações, o plano de riscos e o plano de aquisições. Entendo que você tem os elementos para desenvolver todos esses aspectos, pq você trabalha diretamente com isso. O foco é a parte do projeto do ponto de vista de seu gerenciamento, que incluem as melhores práticas do PMBOK.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
    2. Boa noite Prof.! Obrigado!

      Agora do ponto de vista da Instituição SEBRAE e a sua atuação na promoção da competitividade e desenvolvimento sustentavel das MICRO E PEQUENAS EMPRESAS consegue sugerir outro tema?
      Obrigado!

      Excluir
  63. Olá ,

    Gostaria de escrever meu tcc a respeito do gerenciamento de projetos no terceiro setor ,mas especificamente um estudo de caso aplicado a uma associação , e gostaria de uma sugestão quanto a um tema e saber se deveria focar em uma área especifica do gerenciamento.

    ResponderExcluir
  64. Olá,
    Há um livro muito bom sobre o gerenciamento de projetos no terceiro setor que é o seguinte: XAVIER, M da S. e CHUERI, L de O. “Metodologia de gerenciamento de projetos no terceiro setor: uma estratégia para a condução de projetos”. Rio de Janeiro: Brasport, 2008.
    Se você seguir a estrutura desse livro, aplicando para a associação que deseja enfocar, tem todas as condições de produzir um excelente material para o seu TCC.
    Saudações,
    Prof. Haroldo Simões

    ResponderExcluir
  65. Olá,
    Incrível a sua explicação sobre tema e TCC. Estou com muita dificuldade na escolha do tema, além de pegar a turma em andamento. Pensei em "tratamento de reclamação dos clientes de uma ouvidoria na internet" O que acha?

    ResponderExcluir
  66. Ola Priska,
    Bem, agora me surgiu uma dúvida: será que o "tratamento de reclamação de clientes" é um projeto? Ou isso não seria uma área de trabalho que faz parte das operações de uma empresa?
    Se for um projeto, o que você acha que poderia abordar no projeto? O planejamento desse projeto, incluindo a elaboração dos vários planos e a obtenção da EAP, do cronograma, do orçamento, do plano de aquisições, do plano de riscos, do plano de recursos, do plano de comunicações, etc??? Mas, se for uma área das operações e a intenção é discorrer sobre o funcionamento dessa área, creio que isso não seria um tema apropriado para o curso MBA em Gerenciamento de Projetos.
    Saudações,
    Prof. Haroldo Simões

    ResponderExcluir
  67. Olá Sr. Simões,
    Parabéns pelo blog! Excelente!
    Sou graduada em Administração e pós-graduanda em GP.
    Gosto de temas ligados a liderança e equipes; trabalho como Adm. em um loja de peças industriais. Tenho facilidade em escrever, tenho 2 artigos publicados e um Plano de Negócios de uma Escola de Artes, devido ao meu envolvido com trabalhos voluntários.
    Como desenvolvo atividades muito diferentes, estou em dúvida no tema do meu TCC... Gostaria de algo que eu pudesse aplicar na prática...
    Alguma sugestão?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  68. Olá,
    Creio que o tema da liderança em projetos seria bastante adequado para o seu perfil. Você poderia tratar na sua pesquisa dos estilos de liderança e de como aplica-los no ambiente de projetos. Há muitos livros sobre isso e também material na Internet. Para aplicar na prática você tem que trabalhar em um projeto. Não existe nada mais prático em um projeto do que o desafio de liderar pessoas.
    Saudações,
    Prof. Haroldo Simões

    ResponderExcluir
  69. Olá boa noite Prof. Haroldo Simões,
    Em primeiro lugar gostaria de parabeniza - lo pelo seu Blog, achei muito bom e interessante.
    Eu curso bacharel em Engenharia de Produção e me interesso muito por essa área de projetos e gerenciamento de projetos. Eu gostaria de fazer o meu TCC sobre esse tema, então escolhi fazer sobre Gerenciamento do Escopo em Projetos segundo o PMBOK 5º edição, mas o caso é que não teria coleta de dados, pois não estou atuando na área ou participando de nenhum projeto para utilizar os dados em meu TCC.
    Pensei em fazer a estrutura assim:
    Capítulo 1 – Introdução
    Capítulo 2 – Conceitos fundamentais sobre gerenciamento de projetos
    Capítulo 3 – Conceitos sobre gerenciamento do escopo em projetos, segundo o PMBOK (o que é, quais são as ferramentas, etc.)
    Capítulo 4 – Como planejar, executar, controlar e monitorar um projeto usando o gerenciamento do escopo.
    Capítulo 5 - Conclusão
    Capítulo 6 – Referências Bibliográficas que seria utilizado os livros PMBOK 5º edição e um da FGV Gerenciamento do escopo em projetos agora de 2014.

    O que você acha da ideia?
    o tema é válido?
    Ele pode ser feito e desenvolvido assim como eu descrevi?
    O que você sugere? Sua opinião é de grande valor e importância, pois você domina o assunto.
    Desde já agradeço a sua atenção.
    Ps: pretendo fazer MBA internacional em gerenciamento de projetos na FGV depois que me formar se DEUS quiser.
    Atenciosamente: João

    ResponderExcluir
  70. Olá João,
    Acho o tema muito alinhado ao gerenciamento de projetos. Só gostaria de chamar a sua atenção para um detalhe: no seu capítulo vc escreveu que irá tratar de como "planejar, executar, controlar e monitorar um projeto usando o gerenciamento do escopo".
    Isso não está correto. Vc planeja, executa, controla e monitora o escopo do projeto usando as melhores práticas referentes ao escopo.
    Para planejar, executar, controlar e monitorar o PROJETO vc precisa mais do que o escopo. Vc vai precisar considerar o tempo, a qualidade, os riscos, os recursos humanos, as aquisições, a comunicação, etc.
    Corrigindo esse detalhe a sua estrutura de capítulos está em ordem.
    Bom trabalho para você!
    Saudações,
    Prof. Haroldo Simões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Profº Haroldo Simões,
      Estou aqui mais uma vez para lhe agradecer pela resposta rápida e com boas ideias e corrigindo meus erros, eu agradeço a sua ajuda e a sua atenção.
      Pelo que eu entendi sobre o capitulo 4, então ele está errado e farei a mudança desse modo:
      Capitulo 4 - Como planejar, executar, controlar e monitorar o escopo do projeto.
      Você acha que desse jeito dará certo e ficará coerente ao tema ou eu devo retirar esse capitulo?
      Mesmo desse jeito, você acha que terá coerência com o assunto e se dará certo? Sua opinião é muito bem vinda Profº.
      Atenciosamente: João Victo.

      Excluir
    2. Olá João,
      Me parece que o tema do seu TCC é a gestão do escopo do projeto. Não há nada mais coerente do que isso. Esse tema, embora não inédito, é sempre muito importante do ponto de vista do gerenciamento de projetos. Recomendo que vc mantenha o capitulo 4 como eu sugeri.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
  71. Boa noite, professor.

    Estou confuso e um pouco aterrorizado. Estou fazendo MBA em gerenciamento de projetos e já estou na fase de TCC. Escolhi escrever sobre gestão da qualidade na manutenção, pois nossos indicativos de produção estavam negativos, muito por conta da manutenção ( sou desse setor ). Fizemos um estudos, usando ferramentas de qualidade para estudar a produção, manutenção, perdas, etc. Enfim, fizemos o antes e depois, e o nosso estudo serviu para melhorar o processo como um todo. Porém, usei esse estudo no meu tcc, e depois de já ter feito boa parte dele, toda fundamentação teórica e já ter entrado em metodologia, o orientador não aceitou, pois segundo ele, não se encaixa em gerenciamento de projetos. No arquivo obre disposições gerais sobre desenvolvimento de tcc disponibilizado pela instituição,diz que o tcc pode ser: 1 - Plano de projeto completo, contendo os 10 documentos , 2 - Criação de uma metodologia de desenvolvimento em gerenciamento de projetos, 3 - Estudo acadêmico sobre gerenciamento de projetos ( é o que estou fazendo ). Por favor professor, o senhor poderia me ajudar, pois não sei o que fazer.

    Abraços,

    Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael,
      O tema da gestão da qualidade na manutenção é voltado as operações da empresa (linha de produção). Sim, me parece que vc usou várias ferramentas da qualidade. Sim, mas, na verdade, o que vc estudou, mediu, comparou e tabelou foi para uma operação rotineira. Uma operação rotineira do processo de produção, que NÃO é um projeto. Por isso o seu professor não aceitou o seu tema. Esse erro que vc cometeu é realmente clássico. Os alunos pensam que só pq a gestão da qualidade está no PMBOK que a simples aplicação dos conceitos de qualidade já é suficiente para justificar o tema para o TCC. Afinal, se a qualidade está no PMBOK, pq eu não posso usar no meu TCC. Pode, mas essa gestão da qualidade precisa estar relacionada a um PROJETO ("esforço temporário, progressivamente elaborado, para criar um produto, serviço ou resultado, único"). Me parece que o seu estudo foi em cima de alguma coisa que não pode ser classificado como projeto.
      Acho que vc precisa mudar de tema. Pq vc não trata do "Ferramentas de Gestão da Qualidade em Pprojetos"? Isso poderia fazer vc ganhar tempo, pois já deve ter pesquisado bastante sobre o tema da qualidade. Note que se vc ler o PMBOK - com cuidado - verá que as ferramentas da qualidade são as mesmas, mas o que é feito e os objetivos são bastante específicos ao gerenciamento de projetos.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
  72. Olá Professor,

    Trabalho em uma empresa que tem um software próprio e que realiza manutenção desse software. Aqui na empresa existem demandas que surgem uma em cima da outra e as vezes nos perdemos em como gerenciar os prazos disso.

    Pensei em escrever algo voltado para o gerenciamento de tempo/prazos. Como posso fazer isso?

    ResponderExcluir
  73. Olá,
    Me parece que essas "demandas que surgem uma em cima da outra" são parte do trabalho regular da empresa. Não me parece que para cada demanda ou grupo de demandas é aberto um projeto formal. As demandas caem na "linha de produção", no pessoal que trabalha com o software e vão sendo feitas, uma a uma. Se isso for verdade, essa não é uma situação de projeto. Entenda que o controle do tempo e dos prazos também existe na administração da produção. O gráfico de Gantt foi criado pelo próprio em 1917 por Henry Gantt, um engenheiro mecânico, para controle da produção. Depois o conceito do cronograma desenhado em um gráfico de Gantt foi incorporado pela área de projetos. Se o seu MBA é sobre gerenciamento de projetos, vc precisa aplicar qq conceito e processo contido no PMBOK a uma situação de projeto. É claro que, caso não tenha um estudo de caso, vc pode fazer um estudo teórico - usando apenas pesquisa bibliográfica - e esmiuçar o gerenciamento do tempo em um projeto.
    Saudações,
    Prof. Haroldo Simões

    ResponderExcluir
  74. Boa tarde, professor!
    Fiquei aliviada ao encontrar seu blog. Esta sendo de grande valia,
    Parabéns!
    Mas a questão é a seguinte, estou na duvida sobre o tema para meu tcc, Queria analisar a implantação da gestão de competências em uma instituição financeira, mas não sei se caberia nesse tema toda as etapas a serem cumpridas na Gestão de projetos, como exemplo, custos da implantação. Algum outro tema que talvez possa indicar para instituição financeira? Grata
    Leilane

    ResponderExcluir
  75. Olá,
    Se a implantação da gestão de competências foi um projeto, tratado dessa forma pela instituição (com gerente de projeto designado, reunião de kick-off, cronograma, e outras formalidades de um projeto real em uma organização), esse projeto pode ser um tema para o seu TCC. Outra sugestão seria na área de avaliação de riscos em projetos de investimento.
    Espero ter ajudado.
    Saudações,
    Prof. Haroldo Simões

    ResponderExcluir
  76. Haroldo, boa noite!

    Trabalho em um multinacional do seguimento cimento. Grande oportunidade de fazer um otimo tcc. Preciso de orientação.

    ResponderExcluir
  77. Olá,
    O seu TCC é para um curso em que área? Seria na graduação ou na pós graduação? Na empresa você atua em algum tipo de projeto? Poderia dar um pouco mais de informação?
    Saudações,
    Prof. Haroldo Simões

    ResponderExcluir
  78. Boa noite Professor Haroldo,

    Estou pesquisando temas para o TCC para o curso de MBA em Gestão de Projetos que estou concluindo.

    Sou servidor público e estou desenvolvendo um “projeto” de reorganização da gestão patrimonial no órgão que trabalho, atualmente essa atividade faz parte do setor de materiais que engloba também o almoxarifado mas existe a proposta de que seja criado um setor exclusivo de gestão patrimonial (bens móveis) separando as atividades de gestão do almoxarifado (materiais de consumo).

    Atualmente existe um sistema de administração de bens e materiais no órgão mas por problemas diversos a situação da gestão patrimonial se encontra caótica, temos problemas que vão de dados inconsistente no sistema, falta documentação de termos de responsabilidade, inventário cadastrado no sistema patrimonial divergente do patrimônio real a muitos outros que não vem o caso citar.

    Estou considerando o trabalho a ser desenvolvido como um projeto de implantação da gestão patrimonial a partir do zero, para a qual elaborei várias fases - levantamento físico, regularização documental do setor (elaboração dos termos de responsabilidade), análise de dados existentes no atual sistema de gestão com base no inventário físico, identificação de inconsistências, incorporação de bens não patrimoniados, regularização dos dados no sistema de gestão, desfazimento de bens inservíveis e, por fim, proposição de padrões de trabalho para o futuro setor de gestão patrimonial.

    Gostaria saber se utilizar esse "projeto" formatando-o dentro das formas propostas pelo Senhor poderá ser tratado com um TCC aceitável.

    Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antônio Oliveira,
      Pelo que entendi vc tem participado desse projeto e conhece vários elementos do mesmo. Isso pode ser muito útil no seu TCC. A minha sugestão para o seu TCC é a seguinte:
      Tema: O planejamento de um projeto de reorganização da gestão patrimonial no serviço público
      Escolhendo a parte de planejamento vc coloca foco no seu trabalho, o que possibilita que vc explore e aprofunde uma parte vital do projeto, sem a qual o projeto tem suas chances de sucesso muito reduzidas.
      Um possível estrutura de capítulos seria a seguinte:
      1- Introdução
      2- A Gestão Patrimonial no Serviço Publico (o que é, que benefícios traz, como é feita, quem participa e trabalha, principais problemas)
      3- O Planejamento de um Projeto (conforme o PMBOK)
      4- O Planejamento de um Projeto de Reestruturação da Gestão Patrimonial (requisitos do projeto, EAP. cronograma, plano de recursos humanos, orçamento, etc, .... )
      5- Considerações finais
      6 - Referências bibliográficas

      Espero ter ajudado.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
  79. Boa tarde Profº Haroldo, estou fazendo o MBA de Gerenciamento de Projetos pela FGV e sou graduado em Engenharia Ambiental e atuo na área de fiscalização ambiental em uma obra de linha de transmissão de energia elétrica. Gostaria de desenvolver meu TCC sobre a atuação de um gerente de projetos nessa área de linha de transmissão ou então de propor algum produto para essa área que é tão carente no setor de gerenciamento de projetos, vejo que as obras costumam atrasar onerando os gastos públicos. Mas, não sei como traduzir essa minha vontade em um projeto plausível. Gostaria de indicação de título e de material bibliográfico para leitura sobre a área.

    Aguardo retorno.

    Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo,
      Se vc fizer uma pesquisa no Google com o título “gerenciamento de projetos de linhas de transmissão”, encontrará algum material sobre o tema. Há empresas e profissionais capacitados nessa área em nosso pais.
      Acontece que um projeto de linha de transmissão é grande, consumindo muito tempo e recursos (humanos, materiais e financeiros). Então, sim, é possível que problemas aconteçam. Um projeto desse tipo precisa ser muito bem planejado, executado e controlado. Dentro disso, há muitos temas que você poderá escolher para o seu TCC. Minhas sugestões são as seguintes:
      - O planejamento de riscos de projetos de linhas de transmissão (vc precisa levantar na empresa como esse plano de riscos é planejado e executado, durante o andamento de um projeto)
      - Controlando um projeto de linha de transmissão através de indicadores de desempenho (vc precisa levantar os indicadores de desempenho usadas na empresa, o que são, como são medidos, periodicidade, acompanhamento, etc, ..., sendo importante também conhecer o índice de sucesso dos projetos)
      Na Internet vc poderá consultar o seguinte link para encontrar um material relacionado a sua pesquisa: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/93294/262887.pdf?sequence=1.
      No mais há livros sobre a parte técnica do projeto e construção de linhas de transmissão, sub-estações, etc, e também há livros sobre o gerenciamento de projetos. Como os projetos desse tipo costumam ser grandes, como dissemos antes, as melhores práticas do PMBOK são mais adequadas.
      Espero ter ajudado.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
  80. Boa tarde Prof. Haroldo Silmões,

    Primeiramente gostaria de o parabenizar pelo seu blog, e por auxiliar tantas pessoas ao compartilhar seu conhecimento! Achei ótima a sua iniciativa!

    Professor, estou realizando uma pós-graduação em gerência de projetos com ênfase em TI, e estou com dificuldades em definir um tema. Eu já trabalhei em uma empresa que utilizava métodos ágeis e hoje trabalho em uma empresa que segue mais os princípios do PMI. No entanto, acredito ter me adaptado muito melhor a ideolgia dos métodos ágeis. Gostaria de realizar meu TCC mais focado a gestão de pessoas e motivação que é uma área que tenho muito interesse.

    Você tem alguma sugestão de assunto que eu poderia ser abordado utilizando estes temas?

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jeferson,
      Dentro da temática da gestão de pessoas nos projetos, um dos maiores desafios de hoje é lidar com pessoas com diferentes perfis, experiências e competências. Um projeto é uma atividade multidisciplinar que exige trabalho humano bem administrado. Não sei se é a sua realidade, mas tenho visto em muitos lugares que existe uma certa dificuldade em conseguir bons colaboradores e recursos humanos para o projeto. Nem sempre temos esse recurso disponível na empresa e custa caro trazer alguém já pronto do mercado. Por isso, é necessário trazer para o projeto pessoas menos experientes e treiná-las no ambiente de trabalho. Acho que se vc trabalhar com o tema do treinamento no trabalho para o projeto terá uma área muito interessante para trabalhar. Já vi em muitos projetos equipes formadas por uma mescla de pessoas menos experientes que eram lideradas pelos mais experientes. Isso é um grande desafio e aumenta a dificuldade, mas tem sido a única opção em muitos casos. Vc pode completar esse estudo incluindo a parte de acompanhamento e avaliação de desempenho dos colaboradores no projeto. Isso fecha o processo de treinar e avaliar.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
  81. Boa tarde Profº Haroldo, já sou graduada em farmácia, e estou concluindo a faculdade de admnistração e o MBA em gerenciamento de projetos. Gostaria de fazer um TCC que abordasse o tema de abertura de uma farmácia comercial, porém, estou um pouco confusa em como delimitá-lo. Poderia me dar dicas de como estrtuturá-lo para que seja válido no tema gerenciamento de projetos e na faculdade de admnistração? Caso ache que seja um tema ruim, teria alguma idéia de um tema legal? Muito obrigada! Saudações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana,
      A abertura de uma farmácia é o mesmo que a abertura de um negócio, que é um tema voltado para o marketing. É claro que vc também abordar o planejamento do projeto de abrir a farmácia. Para tratar do planejamento da abertura da farmácia vc deveria desenvolver no seu TCC os elementos do plano desse projeto que seriam os seguintes: EAP, cronograma, orçamento, plano de aquisições, plano de recursos humanos, plano de riscos, plano de comunicações e plano de qualidade. Acredito que dessa forma vc teria um tema inteiramente voltado para o gerenciamento de um projeto.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
  82. Olá professor,vejo que tem muitos seguidores espero ser mais uma,gostei de suas orientação em relação a TCC, sou estudante de administração pública, moro no interior e estou com muita dificuldade para fazer meu tcc,você poderia me ajudar na escolha de um tema?pois não tenho ideia no que fazer,não trabalho na area,mais gostaria muito de me forma e arranjar um emprego.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Há um tema básico e muito importante que eu costumo recomendar para os alunos e iniciantes na área de gestão de projetos, que é o gerenciamento do escopo. O tema da gestão do escopo no projeto, seguindo as boas práticas do PMBOK é válido para você. Há muito material sobre esse tema e a pesquisa bibliográfica para o TCC será muito importante para consolidar o conhecimento adquirido no seu curso.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
  83. Olá Haroldo.
    Estou cursando GP e sou formada em Engenharia Elétrica. Trabalho com projetos na área de Elétrica de Cenários, eventos e shows. É indicado fazer um TCC na minha área de atuação?
    Gostaria de explorar a área de Liderança, pois não é muito sinto que irá me ajudar profissionalmente tanto no meu trabalho quanto no TCC. Tem alguma outra indicação?
    Posso usar temas relacionados a engenharia elétrica (riscos, cronograma, escopo).
    Obrigada.
    MAFD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      O tema da liderança em projetos é muito pertinente. Existem alguns caminhos que você poderá explorar, como menciono abaixo:
      - A partir do entendimento do que é um projeto, verificamos que, na maior parte das vezes, será necessário trabalhar com pessoas com diferentes perfis de competência e diferentes níveis de experiência e maturidade;
      - Isso, por si só, já é um desafio;
      - Quais são então as melhores abordagens de liderança;
      - Que atitudes devemos buscar nos recursos humanos do projeto que sejam positivas para o projeto;
      - O que o gerente de projetos deve fazer, como deve se comportar, para incentivar as boas atitudes;
      - Como negociar com os recursos do projeto;
      - Como avaliar e lidar com o desempenho dos recursos;
      - Como tratar as "pessoas problemáticas" e as "conversas de corredor" (fofocas);
      - Como lidar com a competição no trabalho;
      - Como tratar os problemas de relacionamento na equipe do projeto.
      Bem, você verá que todos esses aspectos formam um conjunto de assuntos que estão na agenda do líder de projetos.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões
      -

      Excluir
    2. Obrigada pelo retorno Haroldo.
      Suas indicações de temas são fantásticas.
      Vou explorar mais o tema de lideranças.
      Gostei também da sua indicação sobre conflitos. Ainda não tive esta matéria, mas gostei dos tópicos, Vou aguardar mais um pouco para definir.
      Obrigada
      MAFD

      Excluir
  84. Olá prof° Haroldo, boa tarde!
    Me chamo Natalia, estou cursando pós-graduação em Gerenciamento de Projetos e escolhi como tema para o TCC o Gerenciamento da Qualidade em projetos. Estou com muita dúvida sobre como estruturar o trabalho. Poderia me dar algumas dicas? Gostaria também de algumas indicações bibliográficas.
    Desde já, agradeço a atenção.

    Abraço,
    Natalia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Natália,
      Esse assunto costuma causar uma certa confusão em muita gente. A primeira coisa a fazer é não confundir o tema, achando que pode falar de qualidade nas operações de uma organização. Para ser válido para um MBA em Gestão de Projetos, o tema deve tratar da qualidade no ambiente de projetos. O gerenciamento da qualidade em projetos, de forma resumida, inclui o seguinte:
      - Planejar a qualidade do projeto
      - Realizar a garantia da qualidade no projeto
      - Realizar o controle da qualidade no projeto
      Vc pode tratar desse tema do ponto de vista conceitual apenas, explorando os processos do PMBOK, por exemplo, ou incluir um estudo de caso também.
      Geralmente, o aluno usa a experiência que tem na empresa em que trabalha e isso facilita a obtenção de dados e informações.
      Além do próprio PMBOK, você verá que há muito material sobre o tema na Internet. Estou sugerindo também os seguintes livros:
      Gerenciamento da qualidade em projetos; Mauro de M. Spinola, Fernando T. Berssaneti, Felipe B. Lopes, editora Elsevier
      - Gerenciamento da qualidade em projetos, Alexandre Varanda Rocha, Frederico Steiner Costa, José Francisco Nogueira, Tania Regina Belmiro, editora FGV
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões


      .

      Excluir
    2. Prof°.Haroldo, muito obrigada pelas dicas.
      Uma das orientações que você deu no blog, foi falar sobre as ferramentas e técnicas utilizadas no planejamento da qualidade em projetos. Eu achei interessante mas tenho muita dúvida sobre a estruturação. Eu não vou fazer estudo de caso, então, como eu poderia estruturar o TCC para abordar esse tema?
      Obrigada!

      Att,

      Excluir
  85. Boa tarde Haroldo,

    Estou finalizando o curso de MBA em Gestão de Projetos e nessa fase tenho que decidir o tema para meu Trabalho de Conclusão de Curso. Trabalho na área de óleo e gás, porém após ler seus comentários, fiquei inclinado a falar sobre os Estilos de Liderança.
    Você poderia me ajudar com a estruturação dos capítulos relacionados a esse tema? Caso tenha alguma outra sugestão, ficarei grato.

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Bem, acredito que você pode explorar os seguintes assuntos no seu TCC:
      - A partir do entendimento do que é um projeto, verificamos que, na maior parte das vezes, será necessário trabalhar com pessoas com diferentes perfis de competência e diferentes níveis de experiência e maturidade;
      - As melhores abordagens de liderança;
      - Que atitudes devemos buscar nos recursos humanos do projeto que sejam positivas para o projeto;
      - O que o gerente de projetos deve fazer, como deve se comportar, para incentivar as boas atitudes;
      - Como negociar com os recursos do projeto;
      - Como avaliar e lidar com o desempenho dos recursos;
      - Como tratar as "pessoas problemáticas" e as "conversas de corredor" (fofocas);
      - Como lidar com a competição no trabalho;
      - Como tratar os problemas de relacionamento na equipe do projeto.
      Essa é parte que forma o núcleo do seu TCC. Os capítulos poderiam ser os seguintes:
      1- Introdução
      2- As abordagens de liderança nas organizações (aqui vc apresenta uma resenha sobre o assunto)
      3- Aspectos importantes da liderança no ambiente de projetos (aqui vc trata dos assuntos mencionados acima, que eu chamei de núcleo do seu TCC)
      4- Considerações finais
      5- Referências bibliográficas
      Espero que isso possa te ajudar.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
    2. Boa Noite Haroldo. Curso Engenharia quimca na USP. Faço estágio atuando no gerenciamento de projetos em uma grande empresa química. Tenho atuado desde a fase de conceito do projeto de reforma de uma laboratório quimico. Me formo em 2015 e gostaria de fazer um tcc nessa área de gestao de projetos. Tem algum sugestao de tema para essa linha de tema?

      Grato, Matheus Darbi

      Excluir
    3. Olá Matheus,
      Gostaria de recomendar para o seu TCC o estudo da metodologia CANVAS de gerenciamento de projetos. Acho que vc poderá até mesmo usar no projeto em que está trabalhando. Consulte, para mais informações, o seguinte link:
      http://www.projectmodelcanvas.com/

      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
  86. Olá Haroldo, no caso da utilização do canvas no gerenciamento de projetos, qual a sua sugestão da estruturação do TCC?
    Aproveito para lhe parabenizar pela iniciativa do blog que tanto ajuda as pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alan,
      O método Canvas trabalha com uma série de fases que vc poderia detalhar no seu trabalho. Não é algo que "joga fora" as melhores práticas do PMBOK, mas, digamos, trabalha com elas de uma outra forma. Assim sendo, uma sugestão de estrutura de capítulos seria a seguinte:
      1- Introdução
      2- Os processos do PMBOK
      3- O método Canvas de Gerenciamento de Projetos
      4- Considerações finais
      5- Referências bibliográficas
      Se vc tiver a oportunidade de aplicar o método Canvas em algum projeto que estiver trabalhando, poderia incluir essa experiência também. Este capitulo deveria vir após o capitulo 3 acima. Vc poderia então explicar como seguiu as sequencias do método Canvas no seu projeto.
      Espero ter ajudado.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
  87. Prof. Haroldo,
    Gostei muito do seu blog, principalmente desse post sobre temas de TCC, e gostaria muito de sua ajuda!
    Sou formada em Engenharia Química a 1 ano, mas atualmente estou desempregada, o que tem me dificultado bastante para pensar em algum tema para meu tcc, que tenho que enviar à instituição até o meio desse mês.
    Quando me matriculei no MBA, planejava que até o final de 2014 eu encontrasse alguma ocupação, mas, como o cenário da minha área não está muito favorável, especialmente na região em que vivo, ainda não consegui.
    Então, venho lhe pedir essa ajuda!
    O senhor tem algumas sugestões para dar para o meu caso, que não estou trabalhando?

    Grata, Ananda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ananda,
      Eu gostaria de sugerir o tema dos "conflitos no ambiente de projetos". Vc poderá desenvolver sua pesquisa apenas com pesquisa bibliográfica. Um possível estrutura de capítulos para este tema poderia ser a seguinte:
      1- Introdução
      2- O que é o conflito (definição, como surge, aspectos gerais, ...)
      3- O conflito no ambiente organizacional (situações que acontecem nas organizações publicas e privadas)
      4- O conflito no ambiente do projeto (pq ocorrem, o que afetam, ...)
      5 - Estratégias para lidar com conflitos no ambiente de projetos
      6- Considerações finais
      7- Referências bibliográficas

      Sendo da área técnica (sou engenheiro de formação) e tendo trabalhado por tantos anos, sei que a parte técnica não é a mais difícil no nosso trabalho. O mais difícil é lidar com as pessoas. Esse é e será sempre um grande desafio.
      Espero ter ajudado.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
    2. Prof. Haroldo,

      Ajudou bastante, gostei muito da sua ideia!!
      A disciplina de administração de conflitos chamou muito a minha atenção na época e eu realmente não tinha pensado nela como essa possibilidade.
      Muitíssimo obrigada pela sua disposição em me ajudar e a ajudar a todos ai em cima, e, principalmente, pela ideia dada!
      Parabéns pela iniciativa!

      Grata,

      Ananda

      Excluir
  88. Olá Haroldo! Tudo bem?! Feliz 2015!
    Estou preste a iniciar o meu TCC, escolhi gestão de projeto. Trabalho com atendimento ao cliente (Customer Care) e pensei em fazer algo voltado a isso, sugere algo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Me parece que a área de "customer care" faz parte das operações normais de uma organização. Portanto, falar dessa área não seria o mesmo que falar de um projeto. Um projeto é um esforço temporário, com início, meio e fim. A área de "customer care" opera de forma permanente, seguindo um determinado processo. Se vc tiver experiência na implantação de uma área de "customer care" poderá tratar desse tema no seu TCC. Essa implantação é um projeto. Se essa ideia for boa para você, sugiro que enfoque o planejamento desse tipo de projeto, destacando a EAP, o cronograma, o orçamento, o plano de recursos humanos, o plano de riscos, o plano de comunicações, o plano de qualidade e o plano de aquisições. Seria um ótimo TCC.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
  89. Boa tarde, professor Haroldo.
    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela honrosa atitude de abençoar, com seus conhecimentos e experiencias, nossas vidas.
    Preciso muito de sua ajuda na elaboração do meu TCC em Gestão de Projetos.
    Sou Coordenadora Pedagógica e trabalho em um projeto que atende alunos do Ensino Médio, concomitante com o Ensino Técnico.
    Como equipe Pedagógica, também levamos nossos alunos a desenvolverem habilidades na elaboração e execução de subprojetos sociais. Como poderia utilizar minha experiencia profissional em meu TCC? Qual sua sugestão de tema? Há possibilidade de me orientar também quanto aos capítulos?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Me parece que vc trabalha em um lugar que tem como missão a elaboração e execução de projetos sociais, com a participação de alunos. Mesmo que vc chame esse lugar de projeto, ele não é um projeto. Um projeto tem começo, meio e fim, e não é uma estrutura permanente.
      Você poderia aproveitar a experiência de trabalhar em um lugar assim no seu TCC se pudesse descrever, por exemplo, o planejamento de um projeto. Mas que projeto??
      O projeto social que fosse elaborado e executado por seus alunos, desde que esse projeto fosse grande o suficiente para ter alguma complexidade que gerasse a necessidade de gestão. Esse projeto deveria ter uma EAP, um orçamento, um cronograma, uma equipe, um plano de riscos, um plano de aquisições, etc. O seu TCC poderia ser sobre esse planejamento.
      Uma outra alternativa seria o planejamento e execução de uma área idêntica a que vc atua (para ajudar alunos a elaborar e executar projetos sociais). Aqui nesse caso, o projeto deveria considerar o desafio de construir uma área assim partindo do zero. Um local deveria ser encontrado (alugado, comprado ou cedido), obras de reforma deveriam ser feitas, equipamentos e materiais deveriam ser comprados, pessoas para trabalhar deveriam ser contratadas e treinadas, etc e tal. Tudo que fosse necessário para criar esse lugar, semelhante ao que vc trabalha. Isso é um projeto. Quando esse projeto fosse terminado, uma nova área de apoio a jovens alunos seria então criada. Esse projeto seria uma outra alternativa para o seu TCC.
      Um TCC de um curso MBA em Gestão de Projetos deve, necessariamente, usar os conceitos estudados no curso e o projeto deve ser pensado dentro do seu ciclo de vida (iniciação, planejamento, execução, monitoramento/controle e encerramento).
      Espero ter te ajudado.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões




      Excluir
    2. Obrigada! Seguirei suas orientações.
      Abraço!

      Excluir
  90. Boa noite, professor!
    Estou mais aliviada, depois que encontrei seu blog e vi tantos pedidos de ajuda sendo respondidos. Está sendo de grande valia,
    Parabéns!
    Espero também poder contar com a sua ajuda... Estou concluindo MBA em Gerenciamento de Projetos e também não tenho o tema ainda...
    Trabalho na área de Educação, sou professora de cursos Profissionalizantes. A Instituição que trabalho oferta cursos em parceria com o Governo Federal. Acredito que em qualquer projeto a boa comunicação e algo fundamental, que com certeza impactará no resultado final do mesmo. Diante disso, pensei no tema "Gerenciamento da Comunicação de Projeto no Desenvolvimento de Cursos de Educação Profissional, a partir do PMBOK" ou deveria mencionar, o nome do curso que ensino? Gostaria de saber se este é um bom caminho, ou você poderia sugerir outro tema? Qual a estrutura que deverei usar?
    Desde já, agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Professora,
      O gerenciamento da comunicação em projetos é muito relevante e pode ser um bom tema para o seu TCC, especialmente se puder aproveitar a sua experiência nos projetos de cursos de educação profissional. Eu gostaria de sugerir a seguinte estrutura de capítulos para o seu artigo:
      1- Introdução
      2- O gerenciamento da comunicação em projetos (aqui vc deve fazer uma resenha das melhores práticas do PMBOK para o gerenc. de comunicação)
      3 - Os projetos de educação profissional (aqui vc deve fazer um resumo, com as partes mais importantes, dizendo o que é, como é feito, os principais desafios, os objetivos a serem alcançados)
      4- Aplicando o gerenciamento de comunicação aos projetos de educação profissional (aqui vc deve abordar que técnicas inclusas nas melhores práticas do PMBOK devem ser usadas e aplicadas, discutindo os benefícios dessa aplicação)
      5- Considerações finais
      6 - Referências bibliográficas
      Espero que você possa aproveitar essa sugestão.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
  91. Olá Simões, obrigada pelo seu blog que realmente dá uma luz para quem esta totalmente perdida.
    Sou a Danielli e estou finalizando o meu MBA em Gestão de Projetos, preciso iniciar o meu Artigo, mas até o momento nao tenho ideia do que fazer.
    Trabalho em uma filial de TI, e atuo na área administrativo do escritório e tbm "gerencio " projeto no cliente, coloquei entre aspas, pois não participo do planejamento, e nem do cronograma do projeto, apenas acompanho a execução no cliente da área pública.
    Gostaria muito da sua ajuda para uma tema.
    Obrigada

    Danielli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danielli,
      É sempre bom poder usar a própria experiência no TCC. Lendo a sua mensagem eu tenho a seguinte sugestão de tema: Práticas de Controle e Monitoramento de Projetos de TI na Área Publica
      A estrutura de capítulos do seu artigo poderia ser a seguinte:
      1- Introdução
      2- Os Processo de Controle e Monitoramento de um Projeto (aqui vc vai fazer uma resenha dos processos do PMBOK que se referem ao controle e monitoramento de um projeto)
      3- As características de um projeto de TI na Area Publica (aqui vc vai descrever um projeto genérico, características gerais, o que é importante acompanhar e monitorar, obrigações existentes em função de ser a área publica)
      4- Aplicando os processos de controle e monitoramento a um projeto de TI na área publica (aqui vc vai descrever o que deve ser aplicado das melhores praticas do PMBOK ao controle e a monitoração de projetos do tipo descrito no item 3)
      5- Considerações finais
      6- Referencias bibliográficas
      Espero que essa sugestão possa te ajudar.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
  92. Olá Haroldo, parabéns pelo blog.
    Estou finalizando o meu MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, mas como a grande maioria não sei que tema posso seguir. Poderia me dar alguma ideia do que fazer?
    Sou formado em Engenharia Mecatrônica e atualmente trabalho no setor automobilístico no desenvolvimento de interiores automotivos. Assim como outras empresas desse setor não posso utilizar dados de projetos anteriores ou recentes por questões de confidencialidade. Poderia me dar um rumo de algum tema voltado para esta área mas sem ter que citar exemplos de projetos?

    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vinicius,
      No seu caso o caminho é fazer uma pesquisa com base em pesquisa bibliográfica. Alguns temas interessantes podem ser:
      - As melhores práticas do PMBOK no gerenciamento de riscos em projetos
      - Ferramentas e técnicas de comunicação no projeto
      - A importância da liderança do gerente de projetos no resultado do projeto
      - Uma comparação entre as melhores práticas do PMBOK e o método ágil SCRUM
      - A abordagem do "Project Model Canvas"
      Para todos esses assuntos há muitos livros, artigos e material disponível na Internet. É uma pena que vc não possa aproveitar os dados e informações que você possui no seu ambiente de trabalho para incrementar o seu TCC. Há muito como você e a melhor saída é fazer um estudo teórico como os exemplos acima mencionados.
      Espero que você aproveite essas sugestões.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
  93. Olá Haroldo Simões,
    Me chamo Paulo Roberto, e estou fazendo MBA em Gerenciamento de Projetos, já estou na fase de escolher o tema para elaboração do TCC.
    Infelizmente estou fora do mercado de trabalho há uma ano e para piorar não sei sobre o que escrever.
    Sou graduado em Engenharia de Produção.
    Como estou parado no momento, pensei em escrever algo sobre um Projeto para Implantação de um FoodTruck ou uma Franquia, porém é um assunto que não tem muito material para pesquisa.
    Será que você pode me ajudar com algumas dicas para elaboração do TCC?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo Roberto,
      No seu caso, como vc não está trabalhando no momento, eu gostaria de sugerir quatro temas que vc pode desenvolver apenas com pesquisa bibliográfica, que são os seguintes:
      - A comunicação eficiente em projetos (a informação correta e completa, no momento certo, para as pessoas certas, em reuniões periódicas de feedback, seguindo a dinâmica e a necessidade do projeto);
      - O tratamento de conflitos em projetos (os conflitos são inerentes aos projetos e podem estar relacionados a custos, cronograma, aspectos técnicos ou ainda pessoas. Os conflitos devem ser usados como fonte de criatividade e não de destruição do projeto);
      - O tratamento de riscos em projetos (é necessário estar preparado para enfrentar os riscos do projeto. Os riscos podem ser positivos (oportunidades) ou negativos (ameaças). Gerenciar riscos é vital no tempo de execução do projeto, sendo que todos devem ter ciência dos mesmos);
      - A alocação de recursos em projetos (o projeto precisa do recursos correta para executar cada tarefa de forma correta, na qualidade necessário e no tempo previsto. Os recursos corretos evitam atrasos e custos indesejados que comprometem o orçamento do projeto. É necessário ter suporte da alta direção da empresa, caso contrário será muito difícil garantir que os recursos necessários ao projeto, aconteçam conforme planejado, e isso pode tornar o uso dos recursos não efetivo e ameaçar o retorno sobre o investimento feito no projeto).
      Espero que essa sugestão possa te ajudar.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
    2. Prezado Prof. Haroldo Simões,
      Agradeço pelas sugestões, irei realizar uma pesquisa sobre os assuntos sugeridos para decidir quais dos temas vou trabalhar.
      Obrigado!
      Paulo Roberto.

      Excluir
  94. Professor, seu blog foi de fato um achado, meus parabéns pela iniciativa e por toda ajuda a nós que estamos em busca de uma luz !
    Meu nome é Cintia, sou formada em comunicação com vivência em gestão de centrais de atendimento e mais recentemente atuação em gestão de equipes de suporte em TI e Gestão de Projetos .
    Estou em fase de finalização de minha pós em Governança de TI e escolhi a vertente de Gestão de Projetos para o meu TCC.
    Hoje estou em fase de recolocação e por isso estou meio perdida em relação ao tema.
    Vi muitas dicas interessantes passadas aos colegas e estava caminhando para um tema que levasse em consideração o compontente humano, seja administração de conflitos, alocação de recursos, perfis de liderança do GP, e um muito interessante é como trabalhar com equipes multidiciplinares.
    Enfim, queria uma dica nessa direção e, se possível, uma orientação sobre a estrutura para compor o tema escolhido.
    Agradeço a ajuda professor !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cintia,
      Eu gostaria de sugerir o seguinte tema para você: Melhores Práticas de Controle do Andamento do Projeto.
      Nesse tema vo deverá tratar, basicamente, da execução do projeto, trabalhando as seguintes etapas:
      Etapa 1 - o planejamento da execução
      Etapa 2 - a execução em ciclos com o registro das ocorrências
      Etapa 3 - o cálculo dos desvios e a análise dos impactos na etapas seguintes (futuras) do projeto
      Etapa 4 - reprogramação para correção dos desvios encontrados (do que já foi executado) e replanejamento ajustando os passos seguintes
      Os impactos podem ser pequenos e os ajustes suficientes para manter o planejamento original ou, por outro lado, podem ser grandes que necessitam mudanças (ajustes) no plano original.
      Basicamente, os projetos precisam ser gerenciados de perto e os resultados obtidos (em cada etapa do projeto) precisam ser medidos e comparados com o plano original. Essas etapas podem ser também transformadas em uma estrutura de capítulos, com o detalhamento de cada uma delas..
      Vc vai notar na pesquisa desse tema que muitas ferramentas e técnicas mencionadas na sua mensagem precisam ser utilizadas.
      Espero que essa sugestão lhe seja útil.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
    2. Professor, muito obrigada por seu retorno ! Tive que apresentar um tema com urgência e não deu tempo de ver essa sua sugestão, que de fato gostei bastante !
      Acabei definindo como tema - A importância da liderança dentro da Gestão de Projetos
      Como próximos passos tenho que definir :
      Objetivos
      Objetivo Geral
      Objetivos específicos
      Problema da pesquisa
      Delimitação do tema de pesquisa
      Levantamento teórico inicial
      Metodologia
      Referências

      Espero que de tudo certo e se tiver alguma sugestão certamente serão muito bem-vindas.
      Mais uma vez parabéns por sua iniciativa e apoio a quem busca um direcionamento em um momento tão determinante da vida acadêmica .
      Grande abraço
      Cintia

      Excluir
  95. Olá Haroldo,

    Meu nome é Lorena, como todos, também estou fazendo MBA em Gerenciamento de Projetos e precisando de auxílio para a escolha do tema. Sou formada em Eng. de produção. Trabalhei 2,5 anos em uma empresa de prestação de serviço na área de manutenção mecânica e tive a oportunidade de participar da elaboração de vários projetos que possuíam as seguintes etapas: carta convite, TA, planejamento (MS Project) e execução, mas não tinham todas as etapas do PMBok deixando de lado gerenciamento de riscos, mudanças, qualidade, comunicação e inclusive o encerramento com as lições aprendidas, na realidade as etapas realizadas eram totalmente básicas sem o devido controle. Terminando agora o curso pude ver o quanto esses gerenciamentos poderiam ter melhorado o desempenho do trabalho na empresa. Porém no momento não estou trabalhando e não terei como fazer um estudo de caso, como era a minha intenção.

    Tenho pesquisado em diversos site ideias para o tema do meu TCC e ao me deparar com o seu blog achei muito útil e interessante. Gostaria de um ajuda sua também. Li algumas coisas sobre forma de liderança e trabalho em equipe com os conceitos do design thinking e a influencia desses temas no resultado de um projeto e me identifiquei com eles devido a experiencias que tive. Gostaria de saber se você teria alguma outra sugestão ou alguma colocação para os temas citados.

    Dede já agradeço.

    Lorena Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lorena,
      Se vc reparar nas respostas já postadas encontrará várias sugestões. Entretanto, você já encontrou um tema que é do seu interesse e isso é muito importante pq mantém vc motivada para a pesquisa. Siga em frente e boa sorte.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
  96. Boa noite, Haroldo, tudo certo? Espero que sim.
    Primeiramente parabéns pela iniciativa, o blog é realmente muito útil. E depois, gostaria de uma ajuda. Bem, sou engenheira química recém formada e agora estou cursando um MBA em Gestão de projetos. Fiquei meio pedida na ideia do TCC, mas lendo seu blog me surgiu uma ideia. O TCC da minha faculdade foi avaliar um certo tipo de material (zeólita, pois é mais barato e com características boas) para remover íons sulfato da água do mar (as indústrias petrolíferas tem problemas com esse íon). Nós testamos dois tipos e várias configurações e conseguimos chegar a um tipo e configuração com melhor eficiência. Enfim, só tivemos tempo de fazer a parte experimental e estatística do trabalho e ficou faltando a parte econômica. Então, como disse, lendo seu blog, tive a ideia de fazer a analise da viabilidade econômica desse projeto.
    Gostaria de saber se você poderia me sugerir uma estrutura para esse tema. Se puder ajudar serei grata.
    Obrigada desde já.
    Att,
    Anna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anna Carolyne,
      Existem algumas ferramentas clássicas para fazer a análise de viabilidade econômica. Portanto, para fazer essa análise é preciso ter os elementos necessários, que servirão como dados de entrada. Vc deverá usar alguns parâmetros que estabelecem a viabilidade econômica de um projeto. Geralmente, são usados o payback, o VPL (valor presente líquido) e a TIR (taxa interna de retorno). Para fazer esse calculo será necessário ter o fluxo de caixa do projeto na época de seu planejamento, quando o mesmo estava em estágio de análise inicial ou de antes do início do projeto. Se vc tiver essas informações terá um excelente trabalho pelo frente. A sua estrutura de capítulos poderá incluir:
      1- Introdução
      2- Principais Métodos de Avaliação de Projetos
      3- O Projeto Zeolita (um resumo sobre esse projeto e seus objetivos)
      4- Parâmetros de Avalição para o Projeto Zeolita
      (aqui inclua também uma análise de sensibilidade)
      5- Considerações finais
      6- Referências bibliográficas
      Espero que essa sugestão lhe seja útil.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
  97. Boa noite, Haroldo, tudo certo? Espero que sim.
    Primeiramente parabéns pela iniciativa, o blog é realmente muito útil. E depois, gostaria de uma ajuda. Bem, sou engenheira química recém formada e agora estou cursando um MBA em Gestão de projetos. Fiquei meio pedida na ideia do TCC, mas lendo seu blog me surgiu uma ideia. O TCC da minha faculdade foi avaliar um certo tipo de material (zeólita, pois é mais barato e com características boas) para remover íons sulfato da água do mar (as indústrias petrolíferas tem problemas com esse íon). Nós testamos dois tipos e várias configurações e conseguimos chegar a um tipo e configuração com melhor eficiência. Enfim, só tivemos tempo de fazer a parte experimental e estatística do trabalho e ficou faltando a parte econômica. Então, como disse, lendo seu blog, tive a ideia de fazer a analise da viabilidade econômica desse projeto.
    Gostaria de saber se você poderia me sugerir uma estrutura para esse tema. Se puder ajudar serei grata.
    Obrigada desde já.
    Att,
    Anna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Carolyne,
      Este é apenas para esclarecer que quando digo no seu capitulo 4- Parâmetros de Avalição para o Projeto Zeolita
      (aqui inclua também uma análise de sensibilidade), isso significa que vc deverá CALCULAR o valor do payback, do VPL e da TIR considerando os números do fluxo de caixa do projeto Zeolita. Além disso, deverá fazer uma análise de sensibilidade. Tudo isso faz parte da matemática financeira usada nessa área.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
  98. Prof. Haroldo primeiramente venho agradecer pelas dicas dadas no blog, são de muito valia para nos alunos de mba de gestao de projetos. Não é novidade, mas ainda estou em duvida de quer falar. Sou formada em Administração e trabalho na área de TI, especificamente no setor de planejamento orçamentário de uma distribuidora de energia elétrica. Como vi nos outros post falar sobre a empresa nem sempre é permitido, por isso pensei em falar sobre algo genérico e que venha agregar para meu trabalho. Pensei em falar sobre os seguintes temas: liderança em equipes de projetos; A importância de trabalho em equipe; Gestão de conflitos em projetos; Gerenciamento de Recuros em projetos. E ai o que me sugere? Gosto muito sobre o tema de RH, pois como ja informei sou formada em ADM com enfase em Recursos Humanos, porem minha experiencia profissional é em finanças.

    Desde ja, obrigada.

    Marcella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Os tema que vc menciona são todos interessantes. O que vc poderia fazer é incluir uma pesquisa qualitativa no seu TCC. Acompanhe o blog pois nos próximos posts irei postar dicas sobre esse assunto.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
  99. Boa Noite Professor!
    Preciso de sua ajuda, para o meu TCC cujo o Tema é::Orçamento e Controle de Custos do Projeto de Implantação de Franquia de Alimentação Rápida na Cidade de Manaus.
    De que forma posso esta estruturando? ja que preciso esta utilizando o PMBOK
    Agradeço se puder responder
    Eliana Morais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliana,
      Como estrutura de capítulos para o seu TCC eu gostaria de sugerir o seguinte:

      1- Introdução
      2- Os Processos de Orçamento e Controle de Custos de um Projeto (aqui vc vai fazer uma resenha dos processos do PMBOK)
      3- As características de um projeto de Imlantação de Franquisa de Alimentação Rápida (aqui vc vai descrever um projeto do "fast food", incluindo as características principais, o que é importante fazer, dados e informações usadas para elaborar o orçamento)
      4- Aplicando os processos de Orçamento e Controle de Custos ao Projeto de Implantação de Franquia de Alimentação Rápida (as melhoras práticas do PMBOK usadas no projeto de Implantação do fast food)
      5- Considerações finais
      6 Referências bibliográficas
      Espero que essa sugestão possa te ajudar.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
  100. Olá Haroldo,
    Tudo bem?
    Estou concluindo meu MBA em Gestão de Projetos e trabalho como Tutora em um projeto de esporte e lazer (baseado em políticas públicas).
    Queria aproveitar o tema para já ingressar no mestrado em estudos do Lazer da UFMG e, portanto, criar um tema que explorasse os assuntos: A gestão de projetos e as políticas públicas de lazer. Você teria algo para sugerir? Ficarei muito grata se puder me ajudar:
    Cristina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chris,
      Esse tema é muito interessante e desafiador. Recomendo a leitura do livro "Como fazer projetos de lazer", de PINTO, L. S. DE M., ZINGONI, P. e MARCELLINO, N. C., publicado pela editora Papirus. No livro os autores analisam as fases que constituem o ciclo de um projeto, fornecendo subsídios conceituais e metodológicos para a identificação, a elaboração, o gerenciamento e a avaliação de projetos de lazer, facilitados pelos instrumentos de planejamento e gestão. No seu caso eu sugiro que vc inclua esse livro na sua pesquisa. Provavelmente o livro não terá tudo que vc precisa, mas, sem dúvida, é um bom começo.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
  101. Boa tarde professor.
    Me chamo Rafael e estou finalizando o MBA em Gestão de Projetos, e o TCC que devo fazer é elaborar um artigo científico, porém, como todos aqui, estou em dúvida em escolher o tema. Gostaria, se possível, que me sugerisse algum tema para elaborar o trabalho.

    Sou formado em ADM, e estou concluindo o curso de arquitetura e urbanismo. Trabalho à cinco anos prestando serviços para área pública (Assessoria, consultoria e locação de softwares).

    Desde já agradeço

    Parabéns pelo blog.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Rafael,
      No seu caso, minha sugestão é vc faça uma boa pesquisa bibliográfica. Levando em conta o seu trabalho e formação, além na natureza do MBA em Gestão de Projetos, eu gostaria de sugerir o tema da inovação em gerenciamento de projetos na administração publica. Há um livro que se encaixa perfeitamente a esse tema e que irá lhe ajudar muito, que é o seguinte: “Inovação em gestão de projetos na administração publica”, de Rizzo L. Battistella e Lilian Treff, publicado pela editora Brasport. Boa sorte no seu trabalho.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
  102. Boa tarde professor.
    Me chamo Rafael e estou finalizando o MBA em Gestão de Projetos, e o TCC que devo fazer é elaborar um artigo científico, porém, como todos aqui, estou em dúvida em escolher o tema. Gostaria, se possível, que me sugerisse algum tema para elaborar o trabalho.

    Sou formado em ADM, e estou concluindo o curso de arquitetura e urbanismo. Trabalho à cinco anos prestando serviços para área pública (Assessoria, consultoria e locação de softwares).

    Desde já agradeço

    Parabéns pelo blog.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael,
      Veja resposta anterior.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
  103. Boa noite professor !
    Preciso de ajuda para encontrar um tema para o meu TCC da pós graduação em Gestão de Projetos. Sou graduada em Relações Internacionais e não tenho experiência profissional na área de gestão, porém venho pensando em escrever sobre temas que concluem gestão de Projetos e às Relações Internacionais.......nesse sentido a única idéia que me passou foi escrever sobre gestão de projetos internacionais dando ênfase a cooperação sul-sul.Porém não encontro bibliografia para tal.
    Poderia me ajudar com outras ideias,bibliografia e estruturação do TCC?
    Desde já agradeço a atenção!

    Almeriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Almeriana,
      No seu caso, como vc não tem experiência em administração, eu recomendo que vc aproveite a oportunidade do seu TCC para consolidar os conhecimentos de administração e gerenciamento de projetos adquiridos no curso MBA em Gestão de Projetos. Assim sendo, gostaria de sugerir dois temas que vc pode desenvolver apenas com pesquisa bibliográfica, que são os seguintes:
      - A comunicação eficiente em projetos (a informação correta e completa, no momento certo, para as pessoas certas, em reuniões periódicas de feedback, seguindo a dinâmica e a necessidade do projeto);
      - O tratamento de conflitos em projetos (os conflitos são inerentes aos projetos e podem estar relacionados a custos, cronograma, aspectos técnicos ou ainda pessoas. Os conflitos devem ser usados como fonte de criatividade e não de destruição do projeto).
      Entendo que a sua formação lhe dá uma certa bagagem para pensar nesses temas, que são muito importantes para o gerenciamento de projetos.
      Lendo a sua mensagem, a sua escolha de tema (“... gestão de projetos internacionais dando ênfase a cooperação sul-sul”) me deu a sensação de que vc não está entendendo o que precisa pesquisar. Esse curso é de gerenciamento/administração de projetos e não de projetos. Isso significa que a “cooperação sul-sul” é apenas parte da paisagem, do cenário em que um projeto irá acontecer. Mas, isso não deve ser o foco do trabalho.
      Bem, eu estou sugerindo a você duas alternativas. Quando vc escolher o tema me informe que lhe envio uma sugestão de estrutura de capítulos.

      Espero que essa sugestão possa te ajudar.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
  104. Boa tarde,
    Gostei do blog e preciso de ajuda com tema e ante-projeto.
    Sou formada em C. Computação não atuo na área, trabalho numa empresa Comercial de Ar Condicionado, no financeiro/controladoria e pensei em algo nessa área. Essa empresa tem crescido muito e vejo a necessidade de reestruturação principalmente de processos, talvez seria um tema interessante ou ainda Comunicação que é um problema em todo setor ou projetos. Poderia ma ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lih,
      Lendo a sua mensagem recomendo que vc faça uma boa pesquisa bibliográfica para desenvolver o seu TCC. O tema da comunicação eficiente para os projetos é muito bom e importante. Dessa forma vc poderia elaborar o seu artigo dentro da seguinte linha de pensamento:.
      - A comunicação eficiente em projetos (a informação correta e completa, no momento certo, para as pessoas certas, em reuniões periódicas de feedback, seguindo a dinâmica e a necessidade do projeto);
      Espero que essa sugestão lhe seja útil.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
  105. Boa tarde, parabéns pelo blog.
    Preciso de ajuda com tema, sou formada em C. da Computação e não trabalho nessa área. Trabalho numa empresa comercial de ar condicionado no financeiro/controladoria e talvez pudesse me indicar algo nessa área. Percebo que essa empresa cresceu muito e de forma desestruturada e sem processos, talvez teria algo interessante também ou ainda em comunicação, já que a falta dela gera problemas em todo setor e projetos. Faço Pos Graduação em Gestão de Projetos e preciso entregar tema e ante projeto e gostaria que me ajudasse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lih,
      Por favor, veja minha resposta anterior.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
  106. Boa tarde!

    Meu nome é Leila, sou formada em Processos Gerenciais e curso MBA em Gerenciamento de Projetos. Estou tendo grande dificuldade em escolher um tema para o artigo de conclusão do curso. Dentro dessa dificuldade, levantei algumas dúvidas e gostaria de saber se posso obter ajudar:

    - Gostaria de escrever sobre algo relativo ao meu trabalho. Nesse momento estamos começando um projeto muito interessante, mas ele está começando a parte da execução, por isso não tenho como concluir nada sobre o tema. É possível escrever sobre uma fase específica, como o planejamento ou controle de riscos?

    - Trabalho em uma escola de ensino de idiomas e, por isso, todo o trabalho é muito voltado para o lado pedagógico. O quanto terei que me aprofundar nesse tópico? (Lembro que minha área é operacional com graduação em Processos Gerenciais)

    - Esse projeto que está sendo desenvolvido no meu trabalho tem como objetivo principal discutir as avaliações formais e mostrar o quanto o aluno é responsável pelo seu desenvolvimento acadêmico. Operacionalmente, isso abrange novas técnicas de treinamento, gestão, controle e principalmente engajamento da equipe. Admito que controle é minha preferência, mas não temos dados suficientes para escrever um artigo sobre esse tópico especifico, correto? Existe alguma outra forma que não me é clara?

    - Voltando a ideia que me parece ser mais razoável, o desenvolvimento e planejamento do projeto, na minha empresa, não ocorreu de acordo com as regras do PMBOK. No momento não sei se isso é uma vantagem ou desvantagem. Deveria comparar o realizado com o indicado no PMBOK? Seria útil?

    Enfim, como podem ver estou bastante perdida, agradeço se me ajudar a achar um caminho lógico de desenvolvimento para o tema.

    Obrigada,
    Leila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leila,
      Em que empresa você trabalha? Sabe, de tudo que vc escreveu fiquei com a sensação que a sua empresa não trabalha com os projetos da forma correta. Talvez haja espaço, tempo e dinheiro para que as coisas funcionem dessa forma e que os donos não liguem para isso ou não dêem a importância devida. Basicamente, um projeto tem um escopo (que é o trabalho que será feito para produzir o resultado pretendido com o projeto), um cronograma (que define a sequencia de etapas em que o trabalho é executado, e a duração de cada atividade), um orçamento (com os custos de cada atividade) e os recursos que serão alocados para executar o trabalho (escopo, seguindo o cronograma e respeitando os custos). Se na sua empresa o trabalho vai sendo feito e pronto, quando é possível, sem que haja um controle do andamento do trabalho e da qualidade do que está sendo feito, dos custos, dos prazos, etc, então me parece que não é dada a importância devida ao gerenciamento do projeto. Por isso vc não tem dados e o projeto está "começando pela parte da execução". Ou o dinheiro está sobrando na sua empresa, ou em algum momento o pessoal vai perceber que está desperdiçando recursos (humanos, materiais, financeiros) e está indo contra ao que na grande maioria das organizações no planeta se chama de melhores práticas do gerenciamento de projetos. Por isso, acho que vc não deve usar exemplos da empresa em que trabalha. Em outras palavras, a sua empresa não tem dado bons exemplos de gerenciamento de projetos. É um lugar que deveria sofrer uma auditoria para levantar todo esse desperdício e contabilizar quando dinheiro está sendo jogado fora,
      Talvez seja melhor elaborar o seu TCC em cima de temas clássicos como:
      - A importância da comunicação em projetos
      - Gerenciando custos em projetos
      - Estratégias de tratamento de riscos em projetos
      - O gerenciamento das aquisições em projetos
      - Técnicas para elaboração de cronogramas em projetos
      - O gerenciamento do escopo em projetos

      Agora, se, por outro lado, a sua empresa é campeã em projetos, tendo bons resultados na maioria dos projetos que executa, uma pesquisa deveria ser feita para ver o que está sendo feito para alcançar tanto sucesso.

      Espero que essa sugestão lhe seja útil.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões


      Excluir
  107. Olá Professor!

    Eu me chamo Aline e estudo Gestão estratégica de Projetos.
    Estou na fase da Elaboração da Monografia e como não trabalho com projeto vou seguir o seu conselho das respostas anteriores "fazer uma pesquisa com base em pesquisa bibliográfica" e gostei bastante do tema "Uma comparação entre as melhores práticas do PMBOK e o método ágil SCRUM".
    Por gentileza poderia me ajudar a elaborar a estrutura da monografia?
    Muito Obrigada pela ajuda!!

    Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline,
      Esse é um ótimo tema para o TCC do seu MBA em Gestão de Projetos. Para ajuda-la na estrutura do seu artigo, gostaria de enviar o texto "ebook-Fabio Cruz_scrum-pmbok", que entendo poderá lhe ajudar muito. Por favor, me envie um e-mail para h12sblog@gmail.com
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
  108. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  109. Boa noite Haroldo. Sou Jenivaldo, faço a pós em gerenciamento de projetos e não faço ideia sobre o que falar em meu TCC. Sou engenheiro de planejamento em uma empresa de montagem industrial, hoje trabalho no planejamento em um projeto de uma mineradora. Além desse trabalho desde o ano passado entrei em duas sociedades, um centro automotivo e uma escola de educação infantil e fundamental. Fiz o plano de negocio dos dois empreendimentos, viabilidade técnica e financeira, pesquisas, implantação de sistemas. Porém mesmo tendo um pouco de conhecimento surge a dúvida o que falar, sei discorrer até bem, mais chegar no tema é o que esta deixando muito preocupado.

    ResponderExcluir
  110. Olá Jenivaldo,
    Pela sua experiência, gostaria de sugerir o tema do gerenciamento de custos em projetos que poderia incluir uma pesquisa sobre os seguintes assuntos:

    - Os Processos de Orçamento e Controle de Custos de um Projeto (aqui vc vai fazer uma resenha dos processos do PMBOK)
    - A aplicação dos processos de Orçamento e Controle de Custos ao um Projeto de sua escolha (vc tem alguns projetos que poderia usar como estudo de caso)
    Espero que essa sugestão possa te ajudar.
    Saudações,
    Prof. Haroldo Simões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haroldo, vi aqui uma sugestão de divisão de tópicos e deve ficar mais ou menos assim:

      Capítulo 1 – Introdução
      Capítulo 2 – Conceitos fundamentais sobre o planejamento e o controle de custos em um projeto
      Capítulo 3 – Descrição do Projeto “x”
      Capítulo 4 – O orçamento e o controle de custos do projeto “x” (o que foi considerado na preparação do orçamento, principais premissas, como foi feito o controle de custos, resultados alcançados)
      Capítulo 5 – Considerações finais (resumo do capítulo 4, recomendações, o que aprendemos com esse projeto)
      Capítulo 6 – Referências Bibliográficas

      Excluir
    2. Olá,
      Me pareceu muito bom! Siga em frente!
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
  111. Boa Noite Professor Haroldo Simões e Parabéns pelo Blog.
    Meu nome é Renato e estou terminando o curso de Engenharia de Produção e preciso fazer o TCC em forma de Monografia, pensei no tema "Gerenciamento de Projetos para pequenas e médias empresas com foco no desenvolvimento de um novo produto", pois vou fazer a Pós em Gestão de Projetos e também porque gosto de estudar sobre o assunto.
    O senhor poderia me ajudar com dicas sobre estrutura e bibliografia?

    Obrigado pela atenção:

    Renato Sousa

    ResponderExcluir
  112. Olá Renato,
    Bem, há um bom livro que fala da gestão de projetos em pequenas empresas. Esse livro é o
    Passos, Maria Luiza Gomes de Souza. “Gerenciamento de Projetos para Pequenas Empresas”. São Paulo: Brasport, 2008.
    Agora, fiquei pensando em uma pequena empresa - e portanto sem muito dinheiro, pessoal especializado, etc - tentando desenvolver um novo produto. Isso é muito difícil mesmo. A exceção são as empresas que estão iniciando, trabalhando em campos específicos (TI, eletroeletrônica, bioengenharia, ... ) e que precisam de ajuda para poder se virar. Essas empresas começam em incubadoras (organizações com a finalidade de ajudar as empresas de tecnologia nascerem, crescerem e se consolidarem como empresas de verdade).
    Agora, tendo isso em mente, eu gostaria de saber o
    que vc quer pesquisar no seu TCC?? Se desejar me envie um e-mail em h12sblog@gmail.com
    Saudações,
    Prof. Haroldo Simões

    ResponderExcluir
  113. Boa tarde Professor,
    Meu nome é Marcelo, estou concluindo a minha pós graduação em Gestão de Projetos, e pesquisando temas para iniciar a monografia, encontrei o seu blog e percebi que é tamanha a dificuldade que também é minha. Não sei qual assunto abordar, trabalho como gerente de ti numa distribuidora de aço, a empresa não utiliza as praticas do Pmbok para realizar seus projetos, apenas o fazem, e são inúmeros. Poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo,
      Bem, a sua empresa deve ter um processo próprio para desenvolver os projetos e isso é algo que vale a pena pesquisar. Que práticas a sua empresa usa para desenvolver os projetos?? Essa é uma boa pergunta que vc poderia usar no seu TCC. Eu imagino que os projetos da sua empresa sejam bem sucedidos e produzam os resultados esperados. Caso contrário, a sua empresa já teria fechado, certo? Se a sua empresa não adota as melhores práticas do PMBOK não estaria adotando outra coisa? Talvez a sua empresa use o SCRUM??? De qq modo vc poderia trabalhar com os processos que a sua empresa usa para desenvolver o projeto. Basta vc pesquisar internamente como a sua empresa faz as seguintes coisas:
      - Como um projeto é aprovado para execução
      - Como um projeto que foi aprovado é planejado (orçamento, cronograma, entregas do projeto, qualidade das entregas, etc)
      - Como o gerente de projetos / coordenador ou o nome que se queira dar, é apontado para liderar o projeto (ser responsável, etc)
      - Como e quem executa o projeto? (alocação da equipe, execução das atividades do projeto, compras, reuniões de acompanhamento, etc,,,)
      - Como se aprova o resultado do projeto ou, em outras palavras, como se sabe que o projeto foi bem sucedido??
      - Como se registra as lições aprendidas no projeto
      - Como se encerra o projeto
      Se vc registrar o que é feito em cada uma dessas etapas terá levantado o processo adotado na sua empresa e utiliza-lo no seu TCC.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
  114. Boa Noite Haroldo, excelente seu blog.
    Sou graduando de Engenharia química e realizo estágio na coordenação de projetos. Não consigo direcionar o foco para uma abordagem de TCC nessa área de projetos. Tem alguma sugestão ou direcionamento?

    Grato, Matheus Daarbi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Matheus,
      Entenda que a área que estamos tratando é de GERENCIAMENTO de projetos. Isso envolve as ações para administrar um projeto no seu ciclo de vida. Muitas dessas ações estão relacionadas com aspectos gerenciais que envolvem liderança, trabalho em equipe, resolução de conflitos, formação de equipes, comunicação, etc. Pq vc não trata da liderança no gerenciamento de projetos?? Esse tema é muito interessante e lhe ajudará a expandir uma área (diferente da área técnica) que não é muito visitada por estudantes de engenharia. Esqueça, por um instante, a engenharia química e se coloque na posição de gestor que precisa liderar a sua equipe de projetos. Vc vai aprender muitas coisas interessantes se escolher esse tema para o seu TCC.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir
  115. Boa noite Prof. Haroldo,
    Estou em dúvida em como elaborar o tema do meu projeto, trabalho em uma empresa pública na área de informática, o setor especifico do qual eu trabalho é no estoque, gostaria de saber se existe a possibilidade de realizar ou projeto que seja na área pública que envolva a logística.
    Desde já agradeço sua ajuda!

    ResponderExcluir
  116. Olá Isabel,
    Há muito material (livros e artigos) sobre a logística aplicada ao setor publico. Mas, se o seu curso é sobre gerenciamento de projetos, esse tema não será diretamente relacionado ao curso. A operação logística, tanto no setor publico quanto no privado, pertence as operações normais do dia a dia das empresas. Eles acontecem constantemente, todos os dias, e seguem um processo logístico. Exatamente, como existem processos para produzir uma peça em uma linha de produção. Tudo isso é muito legal, mas são coisas relacionadas as operações da empresa e não aos projetos.
    Que curso vc está fazendo?? É sobre gerenciamento de projetos? Por favor, explique melhor o seu caso para que eu possa te ajudar.
    Saudações,
    Prof. Haroldo Simões

    ResponderExcluir
  117. Boa Noite Porf Haroldo Simões,


    Sou estudante de Engenharia de Produção no ultimo ano de faculdade. Estou com dúvidas em relação ao tema de tcc.
    Atualmente, estou estagiando na área de projetos de uma indústria metalúrgica. Na empresa trabalhamos com projetos diferentes a depender das necessidades dos clientes. Fazemos tanques reservatórios, potões, escadas, estruturas metálicas em geral. Por ser uma indústria de pequeno porte, não ha um controle sobre os projetos e sua documentação.
    Sendo assim, pensei em duas opções de tcc e gostaria que me indicasse a melhor opção de acordo com seu ponto de vista.

    1- elaborar um modelo padrão de escopo para a empresa, de forma que incluísse a EAP e o escopo de produto para maior detalhamento dos requisitos. o objetivo seria melhorar o entendimento sobre o que será executado e o ue deve ser sentregue.

    2- comparar dois métodos (ou softwares) de gerenciameto e posterior arquivamento de informações dos projetos. Visto que a empresa nao apresenta nenhum controle sobre isso. (Caso ache esse o melhor tema, quais softwares me indicaria?)

    Desde já agradeço a ajuda.
    Att,
    Maurício Luís Santo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mauricio,
      Analisando a sua mensagem me pareceu que você terá mais elementos para trabalhar no primeiro tema sugerido. O seu TCC abordaria o plano de escopo de um projeto típico da empresa que você está estagiando. De um lado vc tem a base teórica que mostra como trabalhar com os requisitos do projeto até a elaboração de uma EAP. Por outro, vc tem vários exemplos práticos de como isso funciona e pode registrar todos os passos no seu trabalho.
      Espero que essa sugestão lhe seja útil.
      Saudações,
      Prof. Haroldo Simões

      Excluir

Inclua seu comentário: