terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Oportunidades para Gerentes de Projeto em 2014

Em 2014, a demanda por profissionais de gerenciamento de projetos continuará alta. Obviamente, as oportunidades oferecidas e as habilidades requeridas irão variar muito conforme o setor da indústria e a localização geográfica.

As economias em rápido crescimento da Índia e da China têm uma forte necessidade por profissionais de projeto com um conjunto padrão de habilidades. "Os fundamentos do gerenciamento de projetos não estão claramente integrados na China, e há muitas oportunidades de crescimento nesta área ", diz Jerry D. Lainhart, PMP e coordenador baseado em Haiyang, na China, trabalhando para a empresa fornecedora de energia nuclear Westinghouse Electric Company.
"As organizações chinesas estão cada vez mais adotando os processos de gerenciamento de projetos e se esforçam para garantir que seus funcionários sejam treinados para aprender a trabalhar com esses processos. Um gerente de projeto experiente provavelmente terá muitos gerentes de projeto assistentes tentando entender os meandros da gestão de projetos para que a empresa se torne auto-suficiente nessas habilidades em seu próximo projeto", diz Lainhart.

Enquanto isso, nos países desenvolvidos, que ainda se recuperam da crise mundial, o aumento da pressão para se obter bons resultados financeiros nas organização significa uma maior procura por profissionais de projeto, buscando assim que a maioria dos projetos seja bem sucedida. Contar com profissionais de projeto tem como consequência a redução do risco de fracasso dos projetos. Isso nos leva a considerar que além das questões práticas do dia a dia do projeto, os profissionais de projeto terão também, cada vez mais, que pensar estrategicamente durante a execução de seus projetos.


Os setores de maior crescimento em 2014 são os seguintes: Energia, Saúde, TI, Construção Civil, Financeiro, Aeroespacial e Defesa.

As regiões com as maiores oportunidades em 2014 são as seguintes: Estados Unidos, Canadá, Brasil, Mar do Norte, Alemanha, India, China, Austrália e Japão.

No Brasil, o plano energético do país para os proximos 10 anos tem como objetivo atrair investimentos da ordem de US$133 bilhões e triplicar a capacidade de produção de energia renovável até 2020. No entanto, mais de 2/3 dos empregadores no Brasil relatam que eles não conseguem encontrar trabalhadores em número suficiente com as competências adequadas.

De acordo com o PMI (Project Management Institute), mais de 1,3 milhões de novas funções de gerenciamento do projeto serão necessárias até 2020.
Veja mais em http://www.pmi.org/Knowledge-Center/PM-Network/2014/global-jobs-report.aspx#sthash.zRDeDoyG.4OGIDVpo.dpuf
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: