sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Um refrigerante: uma boa ideia


Publicado em 05 de setembro de 2013 no jornal USA Today uma ideia da fabricante norte-americana de refrigerantes Dr. Pepper (não é comercializado no Brasil) que poderia, muito bem, ser aproveitada em terras tupiniquins. Basicamente, a Dr. Pepper criou uma espécie de competição para estudantes de nível superior que concederá US$ 1 milhão em mensalidades escolares. No Brasil existe o ensino superior público e gratuito, além das universidades e faculdades particulares. Por outro lado, como é de conhecimento geral, as universidades nos Estados Unidos são pagas e caras. Como um complicador adicional, os critérios de seleção para a obtenção de uma bolsa de estudos são bastante rigorosos e, a menos que o jovem seja um esportista talentoso, terá que passar por um árduo caminho para conseguir uma bolsa de estudos. Segundo dados obtidos na Internet, só para citar um exemplo, um aluno gasta na Universidade de Columbia, uma das mais importantes instituições de ensino dos Estados Unidos, em torno de US$64 mil por ano, mais as despesas de viagem. Assim, é comum que famílias americanas façam economia por muitos anos para juntar o dinheiro necessário para pagar os estudos universitários dos filhos. Eu visitei o website da fabricante de refrigerantes Dr. Pepper para confirmar como esta promoção funciona.

 
Como funciona

Estudantes entre 18 e 24 anos devem postar no site da Dr. Pepper suas histórias, contando, basicamente, por que merecem ganhar o prêmio. Este é o momento de ser criativo. Essas histórias receberão uma espécie de votação. Se o estudante/candidato conseguir obter 50 votos, ele está autorizado pela Dr. Pepper a postar um vídeo que será usado pelo pessoal da fabricante de refrigerantes para selecionar os finalistas. Esses finalistas então irão competir em um campeonato de futebol (futebol americano, é claro) estudantil com direito a um prêmio de US$100 mil em mensalidades. Há outras regras, mas honestamente eu achei um pouco complicadas e de difícil entendimento. Ficou claro que o montante das premiações chega a 1 milhão de dólares em mensalidades.

Não vi informações sobre como será a seleção dos vídeos e os critérios de escolha dos melhores. Também não vi como funcionará o campeonato de futebol e se moças e rapazes jogarão separados ou se vão estar misturados nos times. Aliás, desde que li a notícia fiquei intrigado sobre a escolha do futebol americano como forma de seleção dos ganhadores das bolsas de estudo devido a pancadaria dessa prática esportiva. As meninas, pelo menos na teoria, teriam menos chances. Vai ver que é coisa de gringo .... Pelo menos para mim, e nesse momento onde a ideia foi lançada, tenho muitas perguntas para as quais não encontrei respostas. Acredito que as regras finais serão publicadas e melhor esclarecidas pela Dr. Pepper e que talvez essa, digamos, falta de informação, seja proposital, para aumentar a curiosidade sobre o evento. Mas, o mais importante com toda essa promoção será a mobilização dos jovens por uma causa justa e a chance de realizar seus sonhos. Para a empresa, a oportunidade de fazer algo que realmente vale a pena. Nenhum estudante receberá dinheiro de fato. Nenhum dólar entrará em suas contas bancárias. O dinheiro será usado diretamente para pagar os estudos universitários desses estudantes. Seria bom se essa moda pegasse por aqui, com as devidas adaptações para o nosso jeito de ser e de disputar! Essa é, realmente, uma boa ideia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: