sábado, 24 de agosto de 2013

Sua Smart TV pode estar assistindo você!


Cada vez mais TVs inteligentes (Smart TVs) entram nos lares brasileiros. Esses aparelhos, podem acessar a Internet e abrir um mundo de possibilidades aos seus usuários.  Vale lembrar que os primeiros televisores inteligentes chegaram ao Brasil em 2011, mas o mercado não recebeu a novidade com a empolgação esperada pelos fabricantes. Havia poucas opções de aparelhos e era baixa a oferta de conteúdo. O cenário mudou em 2013, quando os principais fabricantes --Samsung, LG, Sony, Panasonic e Philips-- começaram a oferecer TVs inteligentes a partir de R$ 1.100. Eventos esportivos, como a Copa das Confederações, que aconteceu em junho/2013, a Copa do Mundo, em 2014, e a Olimpíada, em 2016, são incentivos poderosos para quem pensa em comprar uma nova televisão. Sim, mas há que se prestar atenção a um pequeno detalhe: as Smart TVs são computadores com características do tipo PC, com acesso à Internet, com microfones e câmeras, usando aplicativos, e podem estar sujeitos a falhas de segurança como qualquer computador pessoal.

Uma falha de segurança descoberta recentemente em alguns Smart TVs da marca Sansumg, mostra o perigo que isso representa. Para confirmar essa notícia, basta consultar o site da CNN e visualizar matéria publicada em 01 de agosto de 2013. Será possível encontrar um vídeo no qual o analista de segurança Josh Yavor descreve para a jornalista da CNN que é possível para um hacker – sem muita dificuldade - acessar as funções controladas pelo navegador da Smart TV (browser) e, portanto, acessar, por exemplo, a câmera embutida no aparelho.

 

No vídeo, a jornalista comenta o seguinte: - “Então eu posso estar deitada na minha cama assistindo televisão e, do outro lado, em qualquer parte do mundo, uma outra pessoa poderá me assistir também”, o que é imediatamente confirmado pelo analista de segurança.

Na sequência do vídeo, o analista Aaron Grattafiori comenta que não há nenhuma indicação de que a câmera da Smart TV foi ligada, mostrando, portanto, que o hacker poderá estar assistindo a pessoa do outro lado, no seu laptop, sem que a pessoa dona da Smart TV saiba que isso está acontecendo.

Mas, segundo Josh Yavor, o perigo real está na posição vulnerável que um usuário – dono de Smart TV – se coloca ao usar sistemas de pagamento via Internet ou outros serviços bancários.

 A matéria da CNN ainda ressalta que a Sansumg informa que “a câmera pode ser desligada ou coberta e a TV pode ser desligada da rede” para não mais acessar a Internet. Como precaução adicional, a Sansumg recomenda que seus usuários utilizem dispositivos de acesso sem fio (chamados de “Wireless Access Points”) com criptografia.

A matéria termina com a seguinte pergunta: “o que nós, usuários comuns, podemos fazer para nos proteger desse tipo de coisa?” A resposta do analista Josh Yavor é simples e direta: “Nõs podemos cobrir a lente da câmera”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: