segunda-feira, 24 de junho de 2013

Uma Mensagem da ISO contra o Desperdício


“A cada ano, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados. Isto é equivalente à produção total da África sub-saariana. "Pense. Coma. Salve.", tema do Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano (05/junho/2013), tem como objetivo combater a perda e o desperdício de alimentos no mundo. As normas ISO podem nos ajudar a atingir esse objetivo.

A produção global de alimentos ocupa 25% de toda a terra habitável e é responsável por 70% do consumo de água doce, 80% do desmatamento, e 30% das emissões de gases de efeito estufa, por isso é importante que seja feita da forma mais eficiente possível. A utilização das normas ISO aumenta a eficiência e ajuda a reduzir o desperdício através da harmonização de requisitos e otimização dos processos de produção.

Quais padrões podem ajudar?

Exemplos de padrões que podem ajudar incluem normas de gestão para otimizar os processos, tais como ISO 9001 (qualidade), ISO 14001 (meio ambiente) e ISO 50001 (energia). Além disso, a ISO 14051 para a contabilidade do fluxo de materiais ajuda a empresa a reduzir o desperdício e as emissões, e melhorar o desempenho ambiental.

As normas ISO para a gestão da água também ajudam a economizar recursos preciosos. A futura ISO 14046 irá ajudar as organizações a manter o controle do uso da água. A ISO também está desenvolvendo a norma 16075-1, para incentivar a reutilização de águas residuais na irrigação. Considerando que 70% do consumo de água doce é usada para a produção global de alimentos, isso poderia ter um impacto ambiental significativo.

As normas ISO 14020, ISO 14021, ISO 14024 e ISO 14025, relativas à rotulagem ambiental podem ser utilizados pelas organizações para a comunicação sobre o  impacto ambiental produzido pelas próprias organizações, para que os consumidores possam fazer escolhas mais corretas, sendo melhor informados.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, organizado pela ONU (Organização das Nações Unidas), é uma oportunidade para aumentar a conscientização sobre o impacto ambiental de nossas escolhas alimentares e capacitar-nos a tomar melhores decisões sendo melhor informadas”.

Só não devemos esquecer que O Dia Mundial do Meio Ambiente – em 05/junho/2013 – foi uma data que chamou a nossa atenção para algo que devemos nos preocupar e ativamente contribuir em todos os dias do ano. Desde ano e dos próximos que virão. As normas orientam e auxiliam, mas são as pessoas em suas casas e nas organização que realmente fazem.

Sobre a origem da sigla ISO

A organização de chama International Organization for Standardization, mas sua sigla não é IOS. Qual o motivo? Como "International Organization for Standardization" teria diferentes siglas em diferentes línguas (IOS em Inglês, OIN em francês para Organisation Internationale de Normalisation), os fundadores da organização decidiram dar-lhe a forma abreviada ISO. ISO é derivado do grego isos, que significa igual. Seja qual for o país, qualquer que seja a linguagem, a forma abreviada é sempre ISO.
Fonte:
http://www.iso.org/iso/home/news_index/news_archive/news.htm?refid=Ref1746

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: