quarta-feira, 12 de junho de 2013

Gerenciamento da Qualidade do Projeto

Quando se fala em gestão da qualidade do projeto, o PMBOK (Project Management Body of Knowledge) em sua quinta edição não difere muito da quarta edição, principalmente do ponto de vista dos conceitos básicos.  Os nomes dos processos são os mesmos, tanto na edição atual como na edição anterior, e são definidos da seguinte forma: 

Planejar a qualidade – Inclui os processos que identificam os requisitos e/ou padrões da qualidade para o projeto e suas entregas e documenta como o projeto demonstrará que está de acordo com os requisitos da qualidade.

Realizar a garantia da qualidade – Inclui os processos de auditoria dos requisitos da qualidade e dos resultados obtidos através das medições de controle da qualidade para se certificar que os padrões da qualidade apropriados e as definições operacionais estão sendo usadas.

Realizar o controle da qualidade – Inclui os processos de monitoramento e registro dos resultados de execução das atividades da qualidade para avaliar o desempenho e recomendar as mudanças que se façam necessárias.

Olhando mais de perto, verificando em cada um desses processos suas entradas, ferramentas & técnicas, e saídas, é possível notar que há algumas diferenças. Nesse post vamos mencionar os processos do gerenciamento da qualidade do projeto conforme são descritos na quinta edição do PMBOK.

Na busca pelo alcance da compatibilidade com a ISO (International Organization for Standardization), a moderna gestão da qualidade procura minimizar as variações e entregar resultados que atendam requisitos previamente definidos. Esta abordagem reconhece a importância de:
Satisfação do cliente: Entender, avaliar, definir e gerenciar os requisitos para que as expectativas dos clientes sejam alcançadas. Isto requer uma combinação de conformidade dos requisitos (para se certificar que o projeto produz aquilo que foi criado para produzir) e adequação ao uso (significando que o produto ou serviço necessita satisfazer às necessidades reais).

Prevenção ao invés de inspeção: Determina que a qualidade deve ser planejada, projetada e incorporada – em vez de inspecionada. O custo de prevenir os erros geralmente é muito menor do que o custo de corrigi-los quando são encontrados pela inspeção.
Melhoria contínua: O ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act), que em português significa planejar-fazer-verificar-agir, é a base para a melhoria da qualidade. Além disso, as iniciativas de melhoria da qualidade empreendidas pela organização executora, tais como TQM (Total Quality Management, ou Gestão da Qualidade Total) e Seis Sigma devem aprimorar a qualidade do gerenciamento do projeto e também a qualidade do produto do projeto.

Responsabilidade da gerência: O sucesso exige a participação de todos os membros da equipe do projeto, mas continua sendo a responsabilidade da gerência fornecer os recursos necessários ao êxito.
Custo da qualidade (Cost of Quality – COQ): Refere-se ao custo total de todos os esforços relativos à qualidade durante todo o ciclo de vida do projeto. As decisões do projeto podem impactar os custos operacionais da qualidade como resultado de devoluções de produtos, reclamações de garantia e campanhas de recall. Portanto, devido à natureza temporária do projeto, a organização patrocinadora pode optar por investir na melhoria da qualidade dos produtos, principalmente na avaliação e prevenção de defeitos para reduzir o custo externo da qualidade.

A figura 1, acima, ilustra a visão geral dos processos de gerenciamento da qualidade do projeto.

Planejar a Qualidade inclui:
1.       Entradas

1.1   Plano de gerenciamento do projeto

1.2   Registro dos stakeholders

1.3   Registro de riscos

1.4   Documentação de requisitos

1.5   Fatores ambientais da empresa

1.6   Ativos de processos organizacionais

2.       Ferramentas e Técnicas

2.1   Análise de custo-benefício

2.2   Custo da qualidade

2.3   As sete ferramentas básicas da qualidade

2.4   Benchmarking

2.5   Projetos de experimentos

2.6   Amostragem estatística

2.7   Ferramentas adicionais de planejamento da qualidade

2.8   Reuniões

3.       Saídas

3.1   Plano de gerenciamento da qualidade

3.2   Plano de melhoria de processos

3.3   Métricas da qualidade

3.4   Listas de verificação da qualidade

3.5   Atualização dos documentos do projeto

Realizar a Garantia da Qualidade inclui:
1.       Entradas

1.1   Plano de gerenciamento da qualidade

1.2   Plano de melhoria de processos

1.3   Métricas da qualidade

1.4   Medições do controle da qualidade

1.5   Documentos do projeto

2.       Ferramentas e Técnicas

2.1   Ferramentas e técnicas de planejar a qualidade e realizar o controle da qualidade

2.2   Auditorias da qualidade

2.3   Análise de processos

3.       Saídas

3.1   Solicitação de mudanças

3.2   Atualizações no plano de gerenciamento do projeto

3.3   Atualizações dos documentos do projeto

3.4   Atualizações dos ativos de processos organizacionais
 

Realizar o Controle da Qualidade inclui:
1.       Entradas

1.1   Plano de gerenciamento do projeto

1.2   Métricas da qualidade

1.3   Listas de verificação da qualidade

1.4   Medições de desempenho do trabalho

1.5   Solicitações de mudanças aprovadas

1.6   Entregas

1.7   Documentos do projeto

1.8   Ativos de processos organizacionais

2.       Ferramentas e Técnicas

2.1   As sete ferramentas básicas da qualidade

2.2   Amostragem estatística

2.3   Inspeção

2.4   Revisão das solicitações de mudanças aprovadas

3.       Saídas

3.1   Medições do controle de qualidade

3.2   Mudanças validadas

3.3   Entregas validadas

3.4   Informações do desempenho do trabalho

3.5   Solicitação de mudanças

3.6   Atualizações do plano de gerenciamento do projeto

3.7   Atualizações dos documentos do projeto

3.8   Atualizações dos ativos de processos organizacionais

A figura 2, acima, mostra os relacionamentos fundamentais da Qualidade Assegurada e do Controle da Qualidade com os modelos IPECC, PDCA, Custo da Qualidade e os grupos de processos do gerenciamento de projetos.
(IPECC: Initiating-Planning-Execution-Control-Closing, que em português significa Iniciação-Planejamento-Execução-Controle-Encerramento).

Fonte: PMBOK 5ª. edição e PMBOK 4ª. edição
 

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