segunda-feira, 22 de abril de 2013

PMBOK 5a. Edição - Mapeamento de Processos de Gerenciamento de Projetos e Áreas de Conhecimento

Os 47 processos de gerenciamento de projetos contidos na 5a. edição do PMBOK estão separados por áreas de conhecimento. Essa forma de apresentar os processos também pode ser observada nas edições anteriores do PMBOK. 
Os processos do grupo de iniciação são usados para definir um novo projeto ou uma nova fase de um projeto existente, obtendo a autorização para iniciar o projeto ou a nova fase. Nos processos de iniciação, o escopo inicial é definido e os recursos financeiros são comprometidos (existe a promessa da empresa que o dinheiro vai estar disponível para ser gasto no projeto). São identificadas as partes envolvidas e interessadas no projeto (ou stakeholders), tanto internamente quanto externamente. Essas informações são registradas no termo de abertura do projeto e no documento que identifica os stakeholders.

 (clique na figura para ampliar)
Os processos do grupo de planejamento são usados para detalhar o projeto, antes de sua execução, com o desenvolvimento do plano de gerenciamento e os documentos do projeto que serão usados para executá-lo. À medida que mais informações ou características do projeto são coletadas e entendidas, pode ser necessário um planejamento adicional. Mudanças significativas ocorridas ao longo do ciclo de vida do projeto acionam uma necessidade de revisitar um ou mais do processos de planejamento e possivelmente, alguns do processos de iniciação. Este detalhamento progressivo do plano de gerenciamento do projeto com frequência é denominado "planejamento por ondas sucessivas", indicando que o planejamento e a documentação são processos iterativos e contínuos.

Os processos do grupo de execução são usados para concluir o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto de modo a cumprir as especificações do projeto. Este grupo de processos envolve coordenar pessoas e outros tipos de recursos e também integrar e executar as atividades do projeto em conformidade com o plano de gerenciamento do mesmo.
Durante a execução do projeto, os resultados poderão requerer atualizações no planejamento e mudanças nas linhas de base. Isso pode incluir mudanças nas durações previstas para as atividades, na produtividade e na disponibiliade dos recursos e riscos imprevistos. Essas variações podem afetar o plano de gerenciamento ou os documentos do projeto, e podem exigir uma análise detalhada e o desenvolvimento de respostas apropriadas. Os resultados da análise podem acionar solicitações de mudança que, se forem aprovadas, poderão modificar o plano de gerenciamento ou os outros documentos do projeto e talvez exigir a definição de novas linhas de base.
Os processos do grupo de monitoramento e controle são usados para acompanhar, revisar e regular o progresso e o desempenho do projeto, identificar todas as áreas nas quais serão necessárias mudanças no plano e iniciar as mudanças correspondentes. O principal benefício desse grupo de processos é que o desempenho do projeto é observado e mensurado de forma periódica e uniforme para identificar variações em relação ao plano de gerenciamento do mesmo.
Finalmente, os processo do grupo de encerramento são usados para finalizar todas as atividades de todos os grupos de processos de gerenciamento de projetos, visando completar formalmente o projeto ou a fase, ou obrigações contratuais. 

Fontes: 
PMI. "Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (guia PMBOK - 4a. edição). Saraiva. São Paulo: 2012. 
PMI. "A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK guide - 5a. edition). PMI. Newtown Square: 2013.

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