quarta-feira, 24 de abril de 2013

Eficiência versus Eficácia - Parte 1

“Pit stops” fazem parte da história das corridas de automóvel. Um evento onde o tempo é crítico e a pressão é alta. Erros ..., são facilmente cometidos. Uma equipe conta com 26 homens esperando um carro de fórmula 1. O “lollipop man” (homem com a placa stop/go em forma de pirulito) , 3 nos “jacks” (pessoal com os macacos), 1 “starter motor man” (homem com o motor de partida), 1 “pneumatic man” (homem que cuida do sistema pneumático), 1 “fireman” (bombeiro), 1 “dead man” (para situações de emergência), 4 “gun man” (pessoal que opera os revolveres pneumáticos de troca de pneus), 4 “wheels off” (pessoal que retira os pneus gastos), 4 “wheels on” (pessoal que coloca os pneus novos), 2 “refuellers” (pessoal do abastecimento de combustível), 2 “spare refuellers” (pessoal substituto dos abastecedores de combustível).  O pessoal do “pit stop” está ciente de que podem perder ou ganhar uma corrida.
Piloto: - Quando eu vou para o pit stop ..., é tudo muito simples ..., mas são apenas alguns segundos para reagir e alguma coisa pode dar errado..., eu permaneço concentrado no carro até poder voltar para a pista.
O homem do pirulito faz um trabalho muito sério. Sinaliza a parada do carro para serviço e o libera no momento exato, como no caso da Ferrari de Schumacher. Os abastecedores precisam ser como jogadores de rugby. O sistema de combustível é pesado e o bocal deve ser precisamente encaixado. Em seguida, os abastecedores acionam a válvula para liberar um combustível de alta qualidade e inflamável. Com uma vazão de 12 litros por segundo, que é bastante alta, se algo dá errado, pode dar horrivelmente errado. Por isso, um bombeiro se mantém alerta. O pessoal dos macacos, às vezes, arrisca suas pernas para parar o carro. Eles usam um macaco manual para elevar o carro. Eventualmente, podem sofrer se o piloto parar no lugar errado. Um macaco lateral é usado para estabilizar o carro e permitir a troca da asa dianteira quando ela é danificada. Para trocar da sessão do nariz e da asa a equipe se move ao redor do carro e gasta apenas 12 segundos, usando dois parafusos. O “gun man” trabalha com o revolver pneumático de troca de parafusos e precisa que o piloto pare o carro nas marcas que deixam o pneu diretamente na sua frente. E aí o trabalho começa. Algumas vezes um pneu não é bem instalado. E algumas vezes um pneu não permanece instalado. Quatro homens retiram os pneus gastos. Outros quatro homens instalam os pneus novos. Causa grande desapontamento quando somente três pneus estão prontos. Um grande “pit stop” é uma imagem perfeita de harmonia humana e mecânica. Onde cada segundo é precioso, e a segurança do piloto a sua meta. Fangio (*) ficava fora do seu carro por mais de um minuto, enquanto dois mecânicos trabalhavam nele. Agora, 26 homens fazem o serviço em menos de 10 segundos.
(Juan Manuel Fangio: piloto argentino nascido em 1911, que foi cinco vezes campeão mundial e um dos maiores nomes do automobilismo mundial).

Essa é a tradução livre de um vídeo muito interessante produzido pela BBC sobre “pitstops”, que apresentaremos em nosso próximo post. Certamente, um ótimo exemplo para conceituar eficiência e eficácia.

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