domingo, 27 de janeiro de 2013

WiGig: Chegando com Força Total

A tecnologia sem fio multigigabit WiGig surgiu em 2009 com a promessa de aumentar, e muito, a velocidade das comunicações sem fio. Na prática, o WiGig complementa o Wi-Fi, com uma capacidade de transmissão bem maior, mas com uma cobertura, ou alcance do sinal, bem menor. Agora, nesse início de ano, o WiGig está chegando com toda a força para ampliar o espaço das apllcações atualmente ocupadas pelo Wi-Fi. As evidências sobre isso são as seguintes: (a) unificação com o “Wi-Fi Alliance”; (b) a iminente publicação da norma IEEE 802.11ad e (c) uma infinidade de empresas que falaram sobre WiGig no CES 2013 (Consumer Electronic Show, de 7 à 11 de janeiro de 2013, em Las Vegas, Estados Unidos), o maior evento de eletronica de consumo do planeta. A expectativa é de que muitos produtos novos sejam projetados e construídos com WiGig embutido (como o Wi-Fi é hoje em dia) e que 2013 seja o ano do amadurecimento desta tecnologia.
As especificações desenvolvidas pela “Gigabit Wireless Alliance”, a organização que está por trás dessa tecnologia, permitem velocidades de até 7 Gbps utilizando a faixa de freqüência não licenciada de 60GHz e, além disso, garantem que o WiGig será um facilitador para uma série de novas aplicações e redes sem fio mais rápidas. Segundo a VESA, Video Electronics Standards Associacion ( Associação de Padrões de Eletrônica de Video), 1,8 bilhões de dispositivos WiGig serão produzidos até 2016. Algumas características WiGig para aplicações entre múltiplos dispositivos: Instant Wireless Sync – permite a troca de dados entre múltiplos dispositivos (telefones móveis, câmeras, laptops, dentre outros); Wireless I / O – possibilidade de substituir os cabos USB por conexões sem fio WiGig; Wireless display – permite conexão de qualquer dispositivo sem fio para um display (TV ou monitor de vídeo) em velocidades multi-gigabit, ou seja, possibilita o streaming de vídeo em alta definição; Internet Access – acesso à Internet em alta velocidade (7 Gbps), mantendo a compatibilidade com o padrão Wi-Fi.
A “WiGig Alliance”, que congrega os principais fabricantes mundiais de semicondutores, computadores pessoaos, dispositivos portáteis e equipamentos eletrónicos de consumo, foi criada para estabelecer um ecossistema global de alta velocidade para dispositivos sem fio que trabalhem perfeitamente integrados na era digital. Fonte: www.wigig.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: