quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

MS Project – Passo à Passo – Parte 1

O MS Project é uma ferramenta de software para gerenciamento de projetos desenvolvida pela empresa Microsoft. Esse post apresenta um conjunto de instruções que orientam o uso do software e está baseado no MS Project 2007. Estamos considerando que o leitor possui o programa sendo, portanto, possível para o mesmo seguir este passo a passo diretamente no seu computador pessoal, observando cada uma das telas e instruções mencionadas.

É possível encontrar informações adicionais sobre o MS Project 2007 em material preparado por alunos do curso de engenharia civil da Universidade Federal do Paraná, no seguinte link: http://www.cesec.ufpr.br/pet/biblioteca/temporada/MS%20Project.pdf

1-) Nome do projeto. > Arquivo >> Salvar como ...
> Arquivo >> Propriedades. Inserir nome do projeto, nome do gerente, comentários, .....
2-) > Projeto >> Informações sobre o projeto. Definir data de início e calendário.
3-) > Ferramentas >> Opções >>> calendário -> define calendário
> Ferramentas >> Opções >>> cronograma -> define “duração inserida em”; “duração fixa (ou trabalho fixo ou unidade fixa); “tarefa controlada pelo empenho”.
4-) Carregar WBS. > Exibir >> Grafico de Gantt; Tabela: Entrada. Lembrar que a WBS é composta de Entregas do projeto, e que cada Entrega pode conter uma ou mais tarefas.
5-) Criando o dicionário da WBS. > Exibir >> Grafico de Gantt; Tabela: Entrada. Duplo clique sobre a atividade para abrir > Informações sobre a tarefa. Selecionar a aba “Recursos”. Clicar na aba “Anotações” e preencher o campo de texto com os detalhes da tarefa.
6-) Exibir Planilha de recursos. Cada tarefa deverá ter um ou mais recursos para ser alocado. Na planilha de recursos cada recurso (humano ou material) deve ter seu custo especificado (taxa/hora, tx. hora extra ou custo fixo).
7-) Alocar em cada tarefa os recursos correspondentes. > Exibir >> Grafico de Gantt; Tabela: Entrada. Duplo clique sobre a atividade para abrir > Informações sobre a tarefa. Selecionar a aba “Recursos”. No campo “Nome do recurso” alocar o recurso correspondente, definindo no campo “Unidades” o percentual de tempo que este recurso irá trabalhar nessa tarefa. No campo “Duração” entrar com a quantidade de períodos (em horas, dias, semanas, etc).
8-) Entrar com as predecessoras. > Exibir >> Grafico de Gantt; Tabela: Entrada. Duplo clique sobre a atividade para abrir > Informações sobre a tarefa. Selecionar a aba “Predecessoras”. No campo “Nome da tarefa” selecionar a tarefa que vem antes dessa tarefa selecionada. Ao final será obtido o cronograma do projeto.
9-) Verificar o caminho crítico. > Exibir >> Gantt de Controle; Tabela: Entrada.

(continua no próximo post)

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