quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Características de um Vendedor

A venda pessoal é voltada para a construção do relacionamento entre os clientes e a empresa e exerce um papel fundamental no alcance dos resultados de vendas. Um vendedor que conheça o mercado poderá trazer informações valiosas sobre seus clientes.
Características de um vendedor – é desejável que o profissional de vendas possua um conjunto de características-chave que são, basicamente, as competências, habilidades e atitudes descritas nos próximos parágrafos.
Competências - conhecer os clientes e suas necessidades, conhecer detalhes dos produtos ou serviços que vende, conhecer a indústria e o ramo de negócios onde trabalha, conhecer o produto da concorrência, conhecer técnicas de apresentação, conhecer argumentos de vendas, conhecer tipos de contratos, conhecer conceitos básicos de contabilidade e finanças, e conceitos de marketing;
Habilidades – o vendedor deverá possuir habilidades em vendas, comunicação, negociação e com pessoas, além de saber planejar, saber gerenciar bem o seu tempo, ser organizado e ser capaz de desenvolver relacionamentos de modo a construir uma parceria;
Atitudes - determinar-se a conhecer o cliente, planejar suas estratégias de venda, determinar-se a aprender a ouvir o cliente, exercitar a empatia, ter auto-estima, ser persistente, ser orientado a resultados, cuidar da imagem (roupas, sapatos e aparência), cuidar da saúde e buscar o autoconhecimento.
Tradicionalmente, a venda pessoal se desenvolveu dentro do modelo 80/20, que significa 80% de transpiração e 20% de inspiração, e considera que o vendedor deve estar presente no cliente, atendendo suas demandas e negociando com os compradores para o fechamento da venda. A empresa deve considerar o papel exclusivo que a venda pessoal pode exercer no composto de marketing, para atender às necessidade dos clientes de maneira competitivamente eficaz.

Composto de marketing: é o conjunto de ferramentas que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos de marketing no mercado-alvo. Essas ferramentas são classificadas em quatro grupos amplos, os 4P’s do marketing: produto(product), preço(price), distribuição ou praça (place) e promoção ou comunicação(promotion).

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