terça-feira, 9 de agosto de 2011

Aprender Brincando com Donizete Romon

Como professor de cursos MBA tenho a oportundade de ampliar minha rede de contatos e conhecer pessoas. Para mim que gosto de gente, isso é sempre muito bom. Foi assim que conheci o Donizete Romon, jornalista, escritor, radialista e ator, não necessariamente nessa ordem, que tem desenvolvido um trabalho muito interessante e que eu gostaria de comentar nesse post. O Donizete tem uma empresa de eventos e que leva a diversos tipos de público a oportunidade de se divertir e aprender brincando. Sim, parte do que o ele faz se relaciona a festas, onde o Palhaço Peteca é seu personagem principal.

Entretanto, o trabalho do Donizete voltado para as empresas – com atividades lúdicas e situações surpreendentes - foi o que mais chamou a minha atenção. Imagine um sujeito bêbado que sobe ao palco, meio cambaleante, arrancando gargalhadas da platéia, e que pouco a pouco vai se transformando no sóbrio e sério palestrante que aborda os problemas causados pelo alcoolismo. Ou um indivíduo que se apresenta em uma cadeira rodas e descreve como a imprudência ao dirigir bêbado o levou a aquela situação, quase arrancando lágrimas dos presentes. De repente, o “cadeirante” se ergue e revela que é um ator, para em seguida apresentar de forma didática os riscos da bebida alcoólica. Outra atividade a ser destacada é o SIPAT SIMPÁTICO, que oferece uma semana de aprendizado com muita diversão. Temas como a prevenção de acidentes do trabalho, acidentes domésticos e qualidade de vida, são abordados através de peças de teatro encenadas pelos próprios colaboradores da empresa.
O trabalho de Donizete Romom é de fato interessante, mas eu gostaria de pontuar como seu maior diferencial a habilidade de apresentar situações com sensibilidade, muita criatividade, facilitando a compreensão dos participantes e acelerando assim o processo de aprendizagem.
Vale sempre lembrar que atividades lúdicas são excelentes ferramentas de aprendizado para a educação de adultos, notadamente no universo das empresas, mas precisam ser usadas com competência.

Para mais informações sobre o trabalho de Donizete Romon acesse >
www.petecaeventos.com.br

CIPA: Comissão Interna de Prevensão de Acidentes
SIPAT: Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: