sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Inovação no Brasil (4)

Em 2008, foi lançada uma nova política industrial no Brasil, a Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), com objetivo de dar sustentabilidade para o crescimento econômico, aumentar os investimentos produtivos e as taxas de crescimento econômico. Estabeleceu-se 25 setores prioritários e três grandes programas de apoio a estes setores: a) Programas para fortalecer a competitividade: Bens de Capital Seriados, Bens de Capital sob Encomenda, Complexo Automotivo, Complexo de Serviços, Construção Civil, Couro, Calçados e Artefatos, Indústria Aeronáutica, Indústria Naval, Madeira e Móveis, Plásticos, Sistema Agroindustrial, Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos; b) Programas mobilizadores em áreas estratégicas: Nanotecnologia, Biotecnologia, Complexo da Defesa, Complexo Industrial da Saúde, Energia, Tecnologias de Informação e Comunicação; e c) Programas para consolidar e expandir a liderança: Celulose, Mineração, Siderurgia, Indústria Têxtil, Confecções e Carnes.

Os principais desafios da PDP são ampliar a capacidade de oferta no País, preservar a robustez do balanço de pagamentos, elevar a capacidade de inovação e fortalecer as micro e pequenas empresas (MPEs). Quatro macrometas foram estabelecidas para serem alcançadas até 2010, aumento da taxa de investimento, ampliação da participação das exportações brasileiras no comércio mundial, elevação do dispêndio em P&D e ampliação do número de MPEs exportadoras, além das metas por programas específicos. As ações da PDP são subdivididas em três níveis de atuação: a) Ações sistêmicas: focadas em fatores geradores de externalidades positivas para o conjunto da estrutura produtiva; b) Destaques estratégicos: temas de política pública escolhidos deliberadamente em razão de sua importância para o desenvolvimento produtivo do País no longo prazo, quais sejam, regionalização, MPEs, exportações, integração com América Latina e África e produção sustentável; e c) Programas estruturantes para sistemas produtivos: orientados por objetivos estratégicos tendo por referencia a diversidade da estrutura produtiva doméstica.

Os desafios para a governança do sistema nacional de inovação brasileiro permanecem. Faz-se necessário uma melhor coordenação das políticas, e não somente a criação de novas políticas. Os desafios da inovação no Brasil não se dão na baixa capacidade de recursos dos empreendedores, mas sim em transformar e unir os diferentes esforços dos governos, universidades e empresas em produzir bens tangíveis, serviços e processos. Contudo, a fragmentação de seu sistema de inovação torna difícil para o governo coordenar ações por meio de vários grupos, diferentes agências e organizações na tarefa de implementar as políticas de inovação do país.

Glossário:
ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial
Balanço de pagamentos – é um instrumento que descreve as relações comerciais de um país com o resto do mundo. No balanço de pagamentos é registrado o dinheiro que entra (vendas via exportações) e sai (compras via importações) de um país, incluindo produtos, serviços e capital financeiro.
Governança – é a maneira pela qual o poder é exercido na administração dos recursos humanos e materiais de uma empresa visando o desenvolvimento da mesma, implicando ainda na capacidade de planejar, formular e implementar políticas e cumprir funções.
Governança corporativa – é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada.
MPE – Micro e pequena empresa
P&D – Pesquisa e Desenvolvimento
PDP – Política de Desenvolvimento Produtivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: